Transformação DigitalQuais os serviços de desenvolvimento na plataforma Microsoft Dynamics 365?

abril 18, 20220

Os serviços de desenvolvimento na plataforma Microsoft Dynamics 365 são excepcionalmente relevantes para o desenvolvimento do negócio, já que eles contribuem diretamente para a melhoria constante do sistema do negócio e sua evolução.

No entanto, são vários os serviços disponibilizados por essa plataforma, sendo importante que você e os demais líderes conheçam melhor quais são elas para conseguir usufruir deles melhor. Preparamos este conteúdo especial para que você saiba mais sobre o assunto, explicamos o que consiste a plataforma, quais são os seus serviços de desenvolvimento e como implementá-la na empresa. Acompanhe!

O que é a plataforma Microsoft Dynamics 365?

O Microsoft Dynamics 365 é uma linha de produtos de sistemas de gestão integrados (ERP) e de relacionamento com os clientes (CRM) que traz um conjunto de aplicativos, recursos e benefícios que têm a finalidade de ajudar na administração da sua empresa, maximizando os seus resultados.

Quando ele é integrado adequadamente, você conseguirá acompanhar o desenvolvimento das atividades corporativas em apenas um ambiente, além de permitir a administração do negócio em qualquer hora e local, já que ele funciona por meio da tecnologia nuvem da Microsoft, chamada de Azure.

Na prática, o Dynamics 365 se divide em variados subtipos que têm seus próprios módulos e diferenciais. Um deles é o Microsoft Dynamics 365 F&O, focado para médias e grandes empresas, traz um conjunto de aplicativos que conectam dados, clientes, pessoas e produtos, mas também une várias áreas da empresa, como marketing, vendas, serviços, finanças, operações e talentos.

Outra tecnologia que compõe ele é o Dynamics 365 Business Central, destinado para pequenos e médios negócios, que também funciona em nuvem, traz soluções para toda a empresa e conecta a contabilidade, financeiro, marketing, vendas, departamentos, serviços e outras.

Quais são os serviços de desenvolvimento na plataforma Microsoft Dynamics 365?

Serviços de desenvolvimento são aqueles que ajudam na criação ou evolução dos aplicativos, softwares e recursos que são utilizados pela empresa, fazendo com que sejam cada vez mais úteis para o negócio. Conheça a seguir quais são os disponibilizados pela Microsoft Dynamics 365.

Migração de dados

Normalmente transferir os dados do sistema antigo (legado) para um novo ERP é um processo complexo e demorado. No entanto, ele se tornará mais rápido, fácil e seguro com o Dynamics 365, o que acontece quando você cria um projeto de integração de forma personalizada e que atende às necessidades específicas da sua empresa.

No projeto, o carregamento de dados pode incluir a base de dados (que envolve preços, produtos, clientes, planos de contas etc.), bem como migrar o histórico de informações do negócio.

Treinamentos

O tempo necessário de treinamento será significativamente reduzido, pois uma interface intuitiva, ergonômica e fácil de usar acelera o tempo de adoção do usuário. Na prática, os colaboradores saberão intuitivamente onde precisam clicar para utilizar as funcionalidades que desejam.

Isso permite que os usuários entendam melhor como esse ERP ajudará nas suas atividades, quais são as suas vantagens e como ela ajudará no desenvolvimento da empresa. Consequentemente, eles ficarão mais entusiasmados em utilizar a tecnologia na rotina de trabalho e concluirão o período de treinamento ou testes mais rapidamente.

Saiba que isso também melhora a experiência dos usuários, o que significa que a realização do trabalho será mais prazerosa e menos estressante, fazendo com que eles sejam mais produtivos e reduzam a rotatividade — faz com que eles fiquem mais tempo na empresa.

Upgrades de personalização

Com o suporte de uma boa consultoria e que seja parceira oficial da Microsoft, você poderá solicitar personalizações para que o Dynamics 365 se torne ainda mais adequado para seu negócio, atendendo suas peculiaridades.

Por exemplo, os painéis podem ser customizados para mostrar as informações que são mais relevantes para seus gestores, eliminando a necessidade de que eles abram várias janelas para saber de tudo que está acontecendo na empresa.

Serviços gerenciados

É um conjunto de soluções que atendem demandas especializadas, tendo como objetivo a identificação de falhas e melhora dos processos ligados às tecnologias do negócio. Consiste em um serviço que atua de forma preventiva, eliminando erros que possam prejudicar o dia a dia do negócio.

De forma geral, ele envolve o gerenciamento, suporte técnico, monitoramento contínuo e proativo, evolução constante, entre outros aspectos que asseguram a disponibilidade da plataforma.

Integração com outras tecnologias Microsoft

O Dynamics 365 se integra nativamente com outros produtos da Microsoft — como Azure, Office 365, OneDrive, Power BI e outros sistemas —, além de poder se conectar facilmente com outros sistemas, softwares e aplicativos dos principais fornecedores ou desenvolvedores de tecnologia do mercado.

As integrações fazem com que as atividades da empresa sejam mais fluidas, já que as interfaces e a troca de dados funcionarão corretamente, o que evita erros e dores de cabeça.

Serviços cognitivos

Esses são processos computacionais baseados em algoritmos usados em Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (Aprendizado de Máquina). Eles conseguem entender, deduzir e até mesmo dar sentido para uma série de informações. No Dynamics 365, os desenvolvedores e cientistas de dados conseguem incluir a capacidade de ver, falar, ouvir, pesquisar, entender e tomar decisões nos seus aplicativos.

Como essa ferramenta pode ser implementada?

Há certas medidas específicas que precisam ser tomadas para que o Dynamics 365 seja implementado. Apesar desse processo de implantação poder variar para cada empresa, há etapas que devem ser aplicadas por qualquer empresa, veja quais são elas a seguir.

  • cultura organizacional: primeiro é importante garantir que a cultura seja voltada à inovação, fazendo com que todo o pessoal esteja disposto a usar a tecnologia;
  • planejamento: crie um plano para que todos os aspectos do projeto, como objetivo, cronograma, colaboradores responsáveis, período de testes, métricas que serão usadas, entre outros tópicos;
  • migração: estabeleça como será feita a migração dos dados do sistema antigo para o novo;
  • implementação: o ERP é adotado no campo prático, passando a ser utilizado pelos colaboradores;
  • acompanhamento: o desenvolvimento das atividades é monitorado para verificar os ganhos obtidos com o novo ERP.

Para garantir que esse processo seja bem-sucedido e cumpra seus objetivos, é fundamental contar com o suporte de uma consultoria brasileira, especializada na implementação de ERP e que seja parceira oficial da Microsoft, como a XPTA. Essa empresa vem executando projetos de adoção de soluções há mais de 17 anos e se destaca no setor ao apresentar as tecnologias mais modernas da atualidade, como o Dynamics 365 Business Central e o Finance & Operations.

São diversos os serviços de desenvolvimento na plataforma Microsoft Dynamics 365, mas você conseguirá aproveitar melhor todos esses recursos com o apoio da XPTA, que estudará as características da sua empresa e customizará o ERP para que ele se encaixe perfeitamente na sua empresa, maximizando seus benefícios.

Entre em contato conosco da XPTA para entender melhor sobre o Microsoft Dynamics 365, nosso serviço de consultoria e mais!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

https://xpta.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo.white_.footer.w245x40px.png
Rua Geraldo Flausino Gomes, 42, conjunto 62, São Paulo
11 2165 6970

Follow us:

ENTRE EM CONTATO

A XPTA é uma consultoria brasileira, parceira Microsoft, especializada na implementação de soluções de gestão empresarial.

Copyright © XPTA Consultoria 2021