dynamics AXQuais as diferenças entre Dynamics AX e do Microsoft Dynamics 365 F&O?

abril 18, 20220

Existem vários sistemas de gestão integrados (ERPs) disponíveis no mercado, mas nem todos são capazes de satisfazer as demandas da sua empresa e, muitas vezes, eles são desatualizados. Para fazer a escolha correta e migrar para o sistema mais vantajoso, robusto e completo para seu negócio, é importante conhecer as diferenças entre Dynamics AX e Microsoft Dynamics 365 F&O.

Apesar de esses dois ERPs serem desenvolvidos pela Microsoft, eles têm características próprias que refletirão no dia a dia da empresa, na forma de gerenciá-la, nos seus recursos e em como aprimorarão seu negócio. Por isso, preparamos este conteúdo que esclarece o conceito dos dois sistemas, suas diferenças e quando usar cada um!

O que é o Microsoft Dynamics AX?

Dynamics AX é um ERP da Microsoft destinado para médicos e grandes empresas, sendo parte do Microsoft Dynamics. Sua primeira versão foi lançada em 2002, e traz módulos financeiros, comercial, logística, industrial e contábil, ajudando na gestão de empresas de variados segmentos, como varejo, manufatura, empresas do governo, serviços, entre outros.

Esse produto sofreu grandes alterações e passou a integrar o pacote de produtos Dynamics 365. Isso significa que o Dynamics AX atua juntamente a outro software da Microsoft para tornar o ERP mais abrangente.

O que é o Microsoft Dynamics 365 F&O?

Também criado para atender a necessidades de médias e grandes organizações, o Microsoft Dynamics 365 F&O é um sistema completo, de ponta e integrado no Azure, Dynamics 365 e Office 365. Ele dispõe de vários aplicativos que conectam produtos, clientes, pessoas e dados.

Tudo isso é baseado em nuvem, o que possibilita gerenciar todos os aspectos da empresa em um único ambiente. Além disso, ele divide silos das áreas do negócio, como vendas, serviços, atendimento ao cliente, finanças, marketing, talentos e operações.

Quais são as principais diferenças entre Dynamics AX e Microsoft Dynamics 365 F&O?

As diferenças entre os dois ERPs são amplas e abrangem um amplo número de aspectos. Conheça-os, nos tópicos abaixo.

Infraestrutura

O Dynamics AX é um ERP tradicional on-premise, o que significa que ele precisa ser instalado individualmente em cada computador. Será necessário realizar configuração e manutenções constantemente, investir em servidores e computadores mais potentes com o tempo, entre outros custos.

Já o Dynamics 365 F&O funciona completamente em nuvem e seu armazenamento é feito no ambiente cloud da Microsoft, chamado Azure. Os equipamentos da Microsoft são de ponta, usam tecnologia de última geração, são guardados em um local devidamente refrigerado e seguro, o que significa que os custos da empresa são significativamente reduzidos.

Com isso, seu negócio aproveita tecnologias de ponta sem investir diretamente nelas, já que você estará usufruindo das tecnologias Microsoft. Uma infraestrutura em nuvem ainda traz outros benefícios para a empresa, como a facilidade de instalação, manutenção e atualização. Também será possível utilizar o ERP a qualquer hora e lugar, bastando ter um dispositivo (de mesa ou móvel) e acesso à internet.

Essa vantagem aumenta o controle sobre a empresa aos administradores, pois poderão acompanhar o desenvolvimento das atividades em qualquer lugar. Além disso, viabiliza o home office, pois os colaboradores poderão realizar suas operações mesmo fora do estabelecimento comercial.

Atualização

Todo sistema, aplicativo ou programa tem vulnerabilidades que podem ser exploradas por cibercriminosos. Por isso, as desenvolvedoras continuamente lançam atualizações que consertam tais fraquezas e aumentam a segurança do seu negócio.

O fato de o Dynamics AX não receber atualizações oficiais compromete os dados do negócio. Mas a sua característica on-premise é outro fator que dificulta eventuais atualizações.

Já o Dynamics 365 F&O é uma tecnologia mais recente e entrega atualizações automáticas e que vão além da eliminação de vulnerabilidades. Esse sistema continuamente adiciona novas funcionalidades e aplicativos que serão úteis para a rotina da sua empresa. Como esse ERP funciona em nuvem, essas atualizações são mais rápidas e fáceis, com poucos cliques.

Com o Dynamics 365 F&O, você pode postergar até três atualizações. Isso é útil para empresas que precisam de um tempo entre elas, o que acontece quando um time precisa se adaptar ao sistema, por exemplo.

Usabilidade e navegação

A experiência do usuário é uma das maiores diferenças entre os sistemas, já que os mais novos da Microsoft trazem uma interface completamente diversa. Como seu funcionamento é baseado em web, o Dynamics 365 F&O possibilita que os usuários encontrem tudo que precisam no navegador de internet, o que torna o sistema mais fácil e rápido de usar.

Sua interface também foi atualizada para ser compatível com tablets e smartphones, permitindo que os usuários aproveitem as funcionalidades do ERP de qualquer dispositivo.

Suporte

No que diz respeito ao suporte oficial da Microsoft, o Dynamics AX parou de recebê-lo em outubro de 2018, sendo enviadas apenas pequenas atualizações para consertar erros de segurança, até 12 de outubro de 2021. Com o Dynamics 365 F&C, você terá suporte do seu consultor oficial, bem como acesso suplementar diretamente da Microsoft.

Integração e compatibilidade

O fato de ser em nuvem faz com que o Dynamics 365 F&O tenha uma ampla integração com vários outros produtos da Microsoft, como PowerBI, Office 365, entre outros. Como essa é uma tecnologia nova, ela também será compatível com novidades futuras da Microsoft.

Por exemplo, se for lançado um novo aplicativo com outras funções úteis para o setor de vendas, essa novidade será compatível com o Dynamics 365 F&O.

Quando usar cada um?

De forma geral, pode-se dizer que Dynamics 365 F&O é a evolução do Dynamics AX, pois inclui suas funcionalidades e traz novos recursos, atualizações e benefícios. Trata-se da principal tecnologia ERP ideal para qualquer negócio que almeja se adaptar ao mercado e aprimorar suas operações.

No entanto, saiba que os recursos do Dynamics AX funcionam como um complemento ao Dynamics 365 F&O, permitindo que seu negócio se beneficie de uma infraestrutura simplificada e em nuvem, atualizações automáticas, interface intuitiva, acesso a suporte de qualidade, escalabilidade, entre outros.

Percebe-se que são inúmeras as diferenças entre Dynamics AX e Microsoft Dynamics 365 F&O. Elas influenciam o cotidiano da sua empresa, a sua administração e os seus resultados. Com esta leitura, você sabe como fazer a escolha de migração mais vantajosa para o desenvolvimento do seu negócio.

Deixe, agora mesmo, um comentário neste conteúdo com sua opinião ou uma dúvida sobre o assunto!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

https://xpta.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo.white_.footer.w245x40px.png
Rua Geraldo Flausino Gomes, 42, conjunto 62, São Paulo
11 2165 6970

Follow us:

ENTRE EM CONTATO

A XPTA é uma consultoria brasileira, parceira Microsoft, especializada na implementação de soluções de gestão empresarial.

Copyright © XPTA Consultoria 2021