dynamics CRMQuais as funções do CRM marketing e como escolher o sistema?

fevereiro 24, 20220

As empresas de sucesso estão cada vez mais focadas no relacionamento com o cliente e, além de oferecer produtos e serviços de qualidade, buscam entender cada vez mais sobre os seus consumidores. No entanto, reunir essa imensidão de informações só é possível com uma ferramenta de CRM marketing.

Quer saber o que é o CRM marketing e como ele funciona? Então, este artigo é para você. É sobre isso que falaremos a seguir. Vamos lá!

O que é o CRM marketing

O CRM (Costumer Relationship Management), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é uma ferramenta utilizada por empresas para otimizar o relacionamento com os clientes do negócio. O objetivo principal é, por meio de informações obtidas durante uma interação entre empresa e cliente, colher dados sobre o consumidor para entender mais sobre ele e oferecer uma experiência muito mais personalizada e eficiente.

Os softwares de CRM marketing conseguem armazenar informações específicas e aprofundadas sobre os clientes para potencializar as etapas de vendas, como criação de metas, cálculo do ticket médio, otimização do funil de vendas e muito mais. O ponto-chave dessa ferramenta é que ela é uma solução tecnológica focada no relacionamento com o cliente.

De maneira geral, o CRM marketing funciona centralizando todas as informações oriundas das interações com o seus clientes, de informações pessoais (nome, idade e telefone) até as interações mais aprofundadas, como as páginas visitadas no seu site, as reuniões online e presenciais, os e-mails e as ligações. Dessa maneira, o sistema vai preparar as equipes de vendas e marketing para entender de maneira aprofundada os clientes e os leads.

Principais soluções do CRM marketing

Os softwares de CRM marketing disponíveis, como já podemos perceber, oferecem soluções para diversas áreas de uma empresa. A ideia é, justamente, reunir o máximo de dados sobre a interação entre negócio e cliente para melhorar a experiência de consumo e preparar as equipes de marketing e vendas com informações valiosas e relevantes. Veja, a seguir, algumas das principais soluções do CRM.

Integração em nuvem

O softwares de CRM marketing podem ser integrados e armazenados em nuvem, são os cloud CRM e cloud-based CRM. Portanto, além de apresentar uma arquitetura menos complexa e poder ser instalados com menos tempo, eles podem ser acessado em qualquer dispositivo, de qualquer lugar.

Assim, as equipes e gestores podem ter acesso às informações de seus clientes em todos os horários do dia, sem a necessidade de estar presentes em um espaço físico definido.

Acesso em dispositivos móveis

Os CRM marketing disponíveis podem ser acessados por dispositivos móveis, permitindo aos colaboradores utilizar as informações de seus clientes sem precisar de um desktop.

Segmentação da base de contatos

É possível realizar a segmentação do público e proporcionar uma experiência muito mais personalizada e individual para a base de contatos da empresa. Dessa maneira, cria-se uma identificação das pessoas com seu negócio. O CRM marketing está muito associado ao marketing de relacionamento, e a segmentação é fator indispensável para alcançar bons resultados.

Agenda integrada

A agenda dos colaboradores e dos gestores pode ser integrada à ferramenta CRM, fazendo com que reuniões e demais oportunidades não sejam perdidas. Logo, o sistema oferece a possibilidade de agendar reuniões, fazer a confirmação automática por e-mail de eventos programados e a consulta da agenda de todos os envolvidos para proporcionar uma integração completa.

Integração com website

Como muitas vendas acontecem por meios online, e as consultas aos produtos e marcas se inicia nos canais digitais, o CRM possibilita que as informações cadastradas no site do negócio (landing pages e formulários) sejam automaticamente registradas na ferramenta. Dessa forma, é possível analisar todos os passos e acessos do consumidor durante a sua jornada de compras online. Essas são informações de extrema relevância para potencializar vendas e garantir uma interação autêntica com os clientes.

Otimizar o funil de vendas

Algumas das ferramentas disponíveis permitem que o funil de vendas seja integrado, e facilitam as equipes comerciais e de marketing a realizar ações estratégicas mais eficientes, baseadas nos comportamentos e estágio de maturidade de cada cliente.

Relatórios

Ao utilizar um software de CRM marketing, a empresa passa a colher dados e informações que devem ser utilizados para guiar as ações estratégicas do negócio. Essa ferramenta gera relatórios atualizados sobre os clientes, fazendo com que o processo de vendas e de marketing seja feito com dados reais e informações relevantes.

Atualização em tempo real

Os dados obtidos durante as interações geram uma atualização automática e em tempo real. Logo, os tomadores de decisão podem realizar as devidas correções e as otimizações, sem que grandes perdas tenham ocorrido.

Além disso, os times de vendas e de marketing podem atuar com dados reais e atualizados sobre os clientes, melhorando a comunicação e oferecendo as soluções e promoções que efetivamente interessam aos clientes, de acordo com as suas necessidades atuais.

Fluxo de automação

O CRM possibilita a automação de tarefas manuais e repetitivas, que demandariam muito tempo dos colaboradores. Dessa forma, as equipes de marketing e vendas têm sua produtividade otimizada. A automação ocorre em todas as áreas do negócio, como na equipe comercial, de marketing e de serviços, oferecendo uma integração de dados entre os principais setores do negócio, além de gerar uma economia financeira para a empresa.

Como escolher um CRM marketing

Para realizar uma boa escolha, é preciso identificar quais são os objetivos do negócio e qual a estratégia traçada a longo prazo. Dessa maneira, fica muito mais fácil descobrir qual a ferramenta mais indicada para cada empresa. Existem CRMs mais completos e outros, com funcionalidades mais simples.

O fundamental é entender a necessidade do negócio para saber como a ferramenta será aplicada, quais equipes devem utilizá-la, bem como as estratégias de marketing que serão adotadas. Algumas das ferramentas disponíveis no mercado já são conhecidas e garantidas, e optar por uma que proporcione a realização de testes é fundamental.

O CRM marketing é uma ferramenta indispensável para as empresas que desejam estreitar a relação com seus clientes e criar uma experiência de compra mais completa, baseada em dados e informações reais. Portanto, entenda as necessidades do seu negócio e saiba quais soluções são necessárias para centralizar as informações e munir as equipes de vendas e marketing.

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