Consultoria MicrosoftComo a Microsoft facilita o processo de migração de ERP?

abril 18, 20220

Para manter ou aumentar sua competitividade no mercado, é importante que os negócios consigam fazer a migração de ERP com mais agilidade, eficiência e segurança. Esse objetivo pode ser alcançado ao realizar esse processo com as soluções da Microsoft, como o Dynamics 365, que traz análises mais amplas e maior velocidade nas tomadas de decisões.

Ao realizar essa migração bem-sucedidamente, os gestores conseguirão potencializar o desenvolvimento do negócio e extrair ao máximo as vantagens proporcionadas pelo ERP da Microsoft. Por isso, trouxemos este conteúdo que aprofunda no assunto ao explicar o que significa fazer migração de ERP, a importância da Microsoft, os diferenciais de fazer esse processo por essa empresa, entre outros tópicos. Acompanhe!

O que significa fazer migração do ERP?

Em suma, é o processo de mudança de um sistema de gestão para outro dentro da empresa, fazendo com que ela passe a utilizar um novo ERP, que pode ser disponibilizado em cloud (nuvem) ou on-premise — o programa é instalado e executado nos computadores da organização.

Há vários motivos que podem fazer com que uma empresa tome essa decisão, como a necessidade de um sistema mais moderno com novas funcionalidades, com mais robustez para suportar as atividades mais complexas da empresa, entre outras razões.

Para fazer essa migração no campo prático, é necessário contar com o suporte de uma empresa de consultoria especializada e com ampla expertise em soluções de gestão empresarial. Os profissionais estudarão as necessidades do seu negócio e prestará todo o suporte necessário para que a migração seja um sucesso, bem como de adequar as tecnologias para atender as demandas da empresa e fazer com que ela alcance seus objetivos.

A migração pode variar dependendo de cada empresa, porém, além de contar com o apoio de uma consultoria, há outras etapas que devem ser seguidas para que o procedimento seja eficiente. São elas:

  • mapear o fluxo de produção: todas as atividades da empresa devem ser estudadas;
  • identificar os aplicativos utilizados: verifique os aplicativos que são usados rotineiramente pelo negócio;
  • objetivos: defina o que deve ser alcançado com a implementação do novo ERP;
  • planejar: prepare todos os atos para a substituição, como aplicativos e dados que serão trocados, prazos, orçamento, entre outros;
  • revisar: acompanhe e meça os resultados do negócio.

Qual é a relevância da Microsoft para o mercado?

A Microsoft ainda é considerada uma das empresas mais valiosas do mundo, sendo que seu lucro no segundo trimestre de 2022 foi US$ 51,7 bilhões e seu valor de mercado atingiu US$ 2,51 trilhões.

Além dos números financeiros, a Microsoft vem impactando cada vez mais a rotina de empresas de todos os portes e segmentos, sendo que ela conquistou isso ao investir em novos mercados e ao desenvolver, produzir e ofertar novas soluções que suprem as necessidades de seus clientes corporativos. Uma das soluções que vem impactando cada vez mais a rotina das empresas é o Dynamics 365, que traz diferentes benefícios ao processo de migração de ERP, como:

  • Aumenta a integração: a solução possibilita que os colaboradores acessem todas as informações necessárias para realizar suas atividades em qualquer lugar que estiverem;
  • Ajuda na colaboração: facilidade o trabalho em equipe do pessoal ao fazer com que troquem de dados em tempo real;
  • Traz mais agilidade dos negócios: pode se adaptar rapidamente às necessidades da empresa;
  • Melhora a segurança: são usados amplos recursos que maximizam a proteção dos dados.

Quais são os diferenciais da migração da ERP com a Microsoft?

Trocar o ERP por meio de um consultor parceiro oficial da Microsoft e especializado em suas soluções traz diferenciais que beneficiam diretamente os resultados do processo. Saiba quais são eles abaixo.

Segurança

A solução armazena dados em data centers gerenciados pela Microsoft que são altamente equipados com tecnologias de segurança de última geração. Assim, você aproveita as melhores ferramentas de proteção sem precisar arcar com todos seus custos.

Outro aspecto ligado à segurança diz respeito à disponibilidade (99,9% de uptime), acordo de nível de serviço e mecanismos de gestão de acesso, fazendo com que os colaboradores certos tenham acesso às informações adequadas.

Automação dos processos

Muitas tarefas são automatizadas com ERPs, mas ainda mais atividades passarão a ser delegadas ao sistema, como a automação de marketing, de projetos, de processos comerciais, de serviços, do processo de cobrança e mais.

No que diz respeito à migração, dados podem ser extraídos, transformados e carregados do sistema ERP atual para um ambiente de testes. Também é possível fazer com que informações sejam levadas automaticamente do sistema ativo para o local de desenvolvimento ou testes, o que minimiza o tempo de inatividade necessário até que o novo comece a operar.

Flexibilidade

O mundo corporativo está se transformando constantemente, sendo necessário que as organizações se adaptem constantemente para se manterem relevantes no mercado.

O Dynamics 365 oferece aplicativos prontos para atender as necessidades atuais do negócio, mas também é possível que a empresa de consultoria contratada possa desenvolver e implementar novos aplicativos que expandem as funcionalidades da solução. Isso maximiza a flexibilidade da tecnologia, faz com que ela consiga se adaptar ao mercado e acompanhar o crescimento da empresa.

Redução de erros

Mesmo com treinamentos rigorosos, colaboradores podem incorrer em falhas durante suas atividades ou atrasar no fornecimento de serviços. Esses erros podem ser evitados com scripts, diretrizes que são seguidas pela solução para tornar as operações mais precisas e efetivas. Durante a migração de ERP, pode-se usar esse recurso do Dynamics para minimizar as chances de falhas durante esse procedimento.

Quais são os cuidados que devem ser tomados no processo de migração de ERP?

Há certos cuidados que precisam ser tomados para evitar erros, aumentar a eficiência do procedimento e, consequentemente, maximizar suas chances de sucesso. Conheça os principais deles:

  • Analise os dados: veja quais são os dados usados pela empresa antes de fazer a migração, pois essa é uma oportunidade para eliminar dados desnecessários;
  • Faça testes: use constantemente o ambiente de testes para identificar problemas antecipadamente e corrigi-los;
  • Divida o projeto em partes menores: crie um plano e um cronograma para migração do ERP, fazendo com que uma etapa do projeto seja concluída por vez.

Fazer a migração do ERP com a Microsoft fará com que o seu negócio consiga maximizar a eficiência desse procedimento. No entanto, também é necessário que tenha o suporte de uma consultoria que estude as características da sua empresa, garantindo que o processo seja adequado especificamente para atender suas demandas.

Confira, curta e acompanhe a nossa página no Facebook para ficar de olho nas nossas próximas publicações sobre o assunto!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

https://xpta.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo.white_.footer.w245x40px.png
Rua Geraldo Flausino Gomes, 42, conjunto 62, São Paulo
11 2165 6970

Follow us:

ENTRE EM CONTATO

A XPTA é uma consultoria brasileira, parceira Microsoft, especializada na implementação de soluções de gestão empresarial.

Copyright © XPTA Consultoria 2021