manufaturaGestão de manufatura: como o Microsoft Dynamics 365 pode ajudar?

outubro 21, 20210

A gestão de manufatura é um dos pilares para o funcionamento da indústria, mas precisa lidar com desafios diários para atingir seus objetivos. Nesse cenário, a tecnologia deixou de ser um diferencial e, hoje, é um requisito para o sucesso.

O Microsoft Dynamics 365 é a solução ideal para o seu negócio. Ele foi desenvolvido pensando nas demandas da gestão 4.0, tornando-a mais moderna e eficiente. Quer entender melhor como a plataforma da Microsoft pode ser útil? Continue a leitura!

O que é gestão de manufatura?

A gestão de manufatura é um processo complexo e amplo, que engloba todas as fases da fabricação de um produto. Ou seja, é um conjunto de atividades que cuidam desde o design do produto até o envio ao consumidor.

Quem se responsabiliza por essas ações tem em mãos grandes desafios, pois precisa ter o controle da situação e conhecer de forma aprofundada os detalhes da produção, como:

  • turnos de trabalhos dos funcionários;
  • gestão do estoque;
  • controle de qualidade do produto;
  • gestão contábil e financeiro;
  • relacionamento com fornecedores.

Por que ela é tão importante?

Todo negócio se esforça para melhorar seus resultados e se manter produtivo e competitivo, certo? Sem a gestão de manufatura, isso é praticamente impossível!

Seja qual for o seu ramo de atuação, você precisa dedicar-se a esse processo se quiser elevar sua eficiência operacional. Isso porque ele desempenha um papel substancial para a produção e gera impactos importantes em seus resultados.

A indústria é um pilar da economia, gerando empregos e produtos para o consumidor. Mas o mercado é acirrado, o que exige uma gestão otimizada e pronta para superar os desafios diários.

Portanto, a gestão da manufatura é a engrenagem que faz a fábrica funcionar. Ela cuida de todas as atividades e garante que tudo opere em harmonia, com segurança e eficiência.

Quais são os principais desafios da gestão de manufatura?

Os gestores de manufatura lidam com diversos desafios em seu dia a dia. Afinal, manter tudo em ordem não é uma tarefa simples, e há sempre imprevistos e problemas para solucionar. Conheça os principais obstáculos!

Previsão da demanda

Equilibrar a produção industrial e garantir que ela esteja alinhada com a demanda do mercado é uma das principais funções da gestão de manufatura. Acontece que essa é uma tarefa complexa e que gera muitos erros.

A fonte do problema está na falta de recursos que ajudem o gestor a tomar decisões. Além disso, a falta de visibilidade faz com que a produção seja dimensionada de forma pouco estratégica, o que pode gerar prejuízos — com excesso ou falta de produtos.

Inovação

A necessidade de inovação é mais um desafio na vida dos gestores de manufatura. Isso porque, em um mercado tão competitivo, é preciso estar um passo à frente dos concorrentes para se destacar.

Inovar em processos, ideias, métodos e tecnologias é fundamental. Porém, nem sempre o ambiente é favorável, especialmente quando a empresa ignora a importância da automação e digitalização da cadeia de suprimentos.

Acesso a dados confiáveis

Sua empresa tem em mãos todas as informações necessárias para tomar decisões estratégicas e vantajosas? Muitos negócios precisam lidar com a falta de dados confiáveis e atualizados, o que prejudica sua gestão.

O uso de KPIs, relatórios, gráficos e estatística é essencial para o sucesso da manufatura. Conduzir processos sem eles é um erro e um grande risco — os prejuízos podem ser devastadores.

Equilíbrio do estoque

A gestão de manufatura só alcança bons resultados quando o gestor tem visibilidade sobre tudo o que tem armazenado em seu estoque. Entretanto, isso nem sempre é simples, principalmente em empresas que ainda se baseiam em processos manuais.

O controle das entradas e saídas de insumos e produtos deve ser preciso e em tempo real. Sem isso, as chances de a indústria enfrentar problemas, como excesso ou rupturas no estoque, são grandes.

Como o Microsoft Dynamics 365 pode ajudar?

Sua empresa está enfrentando algum dos desafios apresentados? Nesse caso, é importante destacar que eles podem ser superados com o auxílio do Microsoft Dynamics 365.

Essa ferramenta de Business Intelligence é indispensável e ajuda a integrar os diferentes setores em prol dos mesmos objetivos. Por ser um ERP na nuvem, você tem acesso a dados em tempo real e pode desfrutar de muitos benefícios. Confira!

Processos otimizados e organizados

Dynamics 365 é o sistema ideal para a manufatura, pois deixa os processos organizados. Por meio dele, o gestor tem mais visibilidade sobre a linha de produção e consegue identificar falhas e propor mudanças com mais agilidade e segurança.

Gráficos de desempenho

É muito difícil aperfeiçoar um processo sem entender o que precisa ser mudado. A solução da Microsoft é uma grande aliada, pois entrega gráficos de desempenho completos e intuitivos, simplificando sua tomada de decisão.

Dados unificados

Já pensou em contar com uma plataforma completa, capaz de unificar dados e eliminar erros e duplicação de informações? O Dynamics 365 é um ERP na nuvem, capaz de manter uma base de dados centralizada e acessível para todos os setores.

Planejamento de estoque

Com o apoio da tecnologia, o estoque deixará de ser um problema para a manufatura. Isso porque processos serão automatizados, reduzindo as chances de erros no planejamento de compras e no dimensionamento da produção.

Como implementar essa solução em seu negócio?

Gostou do Microsoft Dynamics 365? Sem dúvidas, ele é uma poderosa ferramenta para a manufatura. Contar com esse recurso é estar um passo à frente no mercado, criando o cenário ideal para crescer e se destacar.

Mas como implementá-lo? Nesse caso, você pode contar com a ajuda de uma consultoria especializada em produtos da Microsoft. Com profissionais qualificados e experientes, fica mais fácil identificar suas necessidades e migrar para a plataforma em nuvem.

A XPTA é uma parceira Microsoft, especializada na implementação de sistemas de gestão empresarial. Nossa missão é ajudar empresas a se modernizarem e alcançarem seus objetivos com o auxílio das melhores tecnologias do mercado.

Viu só como é possível otimizar os resultados da gestão de manufatura? A Microsoft é uma empresa reconhecida mundialmente pela qualidade, segurança e eficiência de seus sistemas. Seja qual for o porte ou a área de atuação de seu negócio, é possível desfrutar de todos os benefícios apresentados. Para isso, conte sempre com a XPTA!

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Conheça melhor o Dynamics 365!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

https://xpta.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo.white_.footer.w245x40px.png
Rua Geraldo Flausino Gomes, 42, conjunto 62, São Paulo
11 2165 6970

Follow us:

ENTRE EM CONTATO

A XPTA é uma consultoria brasileira, parceira Microsoft, especializada na implementação de soluções de gestão empresarial.

Copyright © XPTA Consultoria 2021