ERPBusiness Intelligence: como usar nos negócios das empresas?

setembro 22, 20210

O Business Intelligence (BI) desempenha um papel fundamental na saúde de um empreendimento. Isso porque as ferramentas de BI são peças-chave no planejamento estratégico de um negócio e oferecem informações que podem guiar uma empresa ao sucesso.

As informações geradas pelo Business Intelligence oferecem dados sobre os clientes, os colaboradores, o desempenho de vendas, as previsões de tendências e muito mais. No entanto, é preciso saber o que é e como usá-lo.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura, é sobre isso que falaremos nas próximas linhas.

O que é Business Intelligence?

É o uso de ferramentas tecnológicas que captam, armazenam e interpretam dados sobre a empresa, para ajudar nas tomadas de decisão sobre o negócio. Essas informações geradas sobre o empreendimento auxiliam os tomadores de decisão a entenderem melhor, com dados reais, o andamento do negócio.

Os dados gerados pelo Business Intelligence proporcionam uma visão muito mais precisa e atual sobre diferentes aspectos do negócio, como mensurar o progresso da empresa em alcançar os seus objetivos e oferecer análises quantitativas e qualitativas para otimizar os processos do empreendimento.

Por que é tão importante para as empresas?

Muitas empresas armazenam, ao longo do tempo, diversas informações que são extremamente relevantes para o desempenho do negócio. Afinal, não é novidade que empresas dispõem de milhares de dados e de informações, mas não sabem como usá-las da maneira correta.

Sem uma ferramenta apropriada ou sem um comportamento analítico, essas informações não podem se tornar relevantes e a empresa deixa de otimizar os seus resultados. O BI é o uso de dados da empresa que servem como uma base sólida para entender o andamento do negócio e auxiliar os tomadores de decisão em momentos importantes do negócio.

Imagine que um negócio pode usar o Business Intelligence de maneira certa, entender muito mais sobre o comportamento dos seus clientes, sobre a jornada de compra de seus consumidores, bem como identificar as principais tendências do mercado, prever o sucesso em campanhas e muito mais.

Entender como funciona o BI é quase indispensável para qualquer negócio, não é mesmo? A seguir, confira algumas maneiras de fazer o uso correto dessa estratégia empresarial no seu negócio.

Acompanhe!

Como usar o Business Intelligence?

Após entender como funciona o Business Intelligence, é preciso conhecer alguns de seus principais usos no mundo dos negócios. Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas das principais técnicas aplicadas no mercado.

Não deixe de conferir!

Análise do comportamento dos clientes

Entender o comportamento e as necessidades dos clientes é peça-chave para o sucesso de qualquer empreendimento. Portanto, é fundamental compreender os padrões existentes no comportamento dos consumidores. As ferramentas de BI usam softwares que conseguem armazenar e interpretar esses dados sobre os clientes, para gerar informações que possibilitam criar ações que aumentem a satisfação dos consumidores e melhorem a percepção da sua marca.

Construção de uma imagem de valor

Os dados gerados podem ser integrados com as redes sociais e as demais ferramentas de comunicação com os clientes, para criar uma conexão direta e mais pessoal dos seus consumidores, clientes e parceiros de negócios. Ainda, essas ferramentas possibilitam um benchmarking mais eficiente, colocando a empresa à frente de seus concorrentes.

Previsão de sucesso

Muitos negócios precisam estar prontos para tomar decisões com prazos apertados. A comparação de dados que o BI oferece ajuda os gestores a tomarem essas decisões baseados em dados reais e atualizados. A comparação desses dados oferece informações extremamente relevantes para o bom andamento do negócio e, assim, as decisões tendem a ser mais certeiras.

Identificação de tendências de mercado

O BI permite que os empreendimentos consigam identificar as principais tendências do mercado de maneira analítica e muito mais precisa. Logo, qualquer negócio pode identificar as oportunidades de sucesso em sua área de atuação. Estar à frente dos concorrentes é fator indispensável para a saúde financeira e competitiva da empresa.

Acompanhamento do desempenho

Com o BI, é possível aliar indicadores-chave de performance (KPIs) com as estratégias do negócio e obter dados atualizados e reais sobre o andamento de cada estratégia implementada. As ferramentas de BI fazem com que as empresas entendam quais são os principais KPIs para cada estratégia e possam colher as informações necessárias para evitar o desperdício de tempo e de dinheiro.

Identificação de erros

Quando usado da maneira correta, o BI aponta os principais erros de um negócio. Assim, é possível fazer a correções devidas para otimizar os processos da empresa. Alguns desses erros podem não ser percebidos rapidamente, se não houver o uso de uma ferramenta de Business Intelligence, o que acarreta perda de dinheiro e, até mesmo, o fechamento do negócio.

Comparação de dados

O BI armazena e oferece dados relevantes e que podem ser comparados com outros setores, e até mesmo com dados do histórico mais antigo da empresa. Essa informação é fundamental para realizar a análise de desempenho da empresa e entender como está o resultado das ações desempenhadas ao longo dos anos. Sem o uso de uma ferramenta especializada, essa análise levaria meses e, ainda assim, os resultados poderiam ser duvidosos.

Capacitação de funcionários

Com os dados obtidos pelo Business Intelligence, é mais fácil entender o comportamento dos colaboradores e saber exatamente o que precisa ser melhorado, e o que performa bem em cada equipe. Com isso, a capacitação é otimizada, já que será direcionada para as reais necessidades dos colaboradores.

Outro fator determinante é saber ouvir os colaboradores e, com as informações geradas, oferecer estratégias que estejam alinhadas com as competências de cada equipe do empreendimento.

A união do Business Intelligence com a análise de dados é indispensável para que as empresas possam entender o andamento do negócio, fazer as devidas alterações e otimizar os seus processos. As informações geradas por essas ferramentas ajudam os tomadores de decisão a saber exatamente como anda cada setor do negócio. Com uma ferramenta adequada, é possível entender todos os processos da empresa e criar condições para otimizar os resultados do negócio.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, curta nossa página do Facebook e se atualize sobre o assunto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

https://xpta.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo.white_.footer.w245x40px.png
Rua Geraldo Flausino Gomes, 42, conjunto 62, São Paulo
11 2165 6970

Follow us:

ENTRE EM CONTATO

A XPTA é uma consultoria brasileira, parceira Microsoft, especializada na implementação de soluções de gestão empresarial.

Copyright © XPTA Consultoria 2021