microsoft azurenuvemFique de olho nas tendências de gestão empresarial no pós-pandemia

agosto 10, 20210

De acordo com declarações recentes do presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Robson Braga de Andrade, o investimento na Indústria 4.0 é o principal trunfo para a recuperação e retomada das atividades após a crise do coronavírus. Nesse contexto, a gestão empresarial no pós-pandemia será cada vez mais tecnológica.

Na realidade, a Covid-19 somente intensificou essa tendência, já em andamento bem antes de fevereiro de 2020, quando a doença começou a se espalhar pelo mundo. Assim, houve muitos impactos para a indústria: quedas nas receitas, desemprego, escassez de insumos, dificuldades de transporte etc.

No entanto, praticamente todas as reações a essas adversidades, de uma forma ou de outra, esbarram em soluções de informática e inovação. A começar pelo home office, que passou a exigir plataformas mais robustas de trabalho e comunicação, pelo menos para as alas administrativas.

Por isso, o coronavírus não trouxe apenas recessão, mas uma profunda mudança na rotina corporativa, exigindo alterações de comportamento bruscas e imediatas. Nesse sentido, é preciso levar o máximo que der para o meio online. Desde reuniões, passando por assinatura de contratos, até o controle de horas trabalhadas e o cotidiano comum de cada cargo. Mas o que fazer para adaptar a sua gestão empresarial no pós-pandemia? Venha com a gente e descubra aqui!

Trabalho remoto

Uma forte tendência do trabalho no pós-pandemia é a adoção permanente do home office para alguns departamentos. Nesse contexto, os gestores precisam trabalhar para manter áreas como os recursos humanos, gestão financeira, atendimento ao cliente, compras e similares no modelo a distância.

Esse padrão reduz o risco de contágios pela Covid-19, uma vez que favorece o isolamento social. No entanto, não é só isso: a empresa gasta menos com transporte, energia elétrica, água, locação de imóveis, mobília, transporte de funcionários, entre outros itens.

Agora, para companhias com um perfil conservador, com a gestão mais centralizada, também é importante fazer um trabalho de engajamento dos líderes a uma nova cultura e forma de pensar. Nesse novo modelo, os colaboradores têm de ser mais independentes.

 Reforço na automação dos processos

Se a tendência é manter boa parte da empresa trabalhando de casa, muitos processos e operações terão de ser automatizados. Ou seja, será preciso ferramentas para fazer a folha de pagamento, para monitorar entradas e saídas, para registrar os pedidos dos clientes, para supervisionar os principais KPIs e assim por diante.

Por esse motivo, os líderes terão de cobrar performance, isto é, entregas de qualidade. Afinal de contas, de nada vai adiantar apenas controlar o cumprimento ou não de 8 horas diárias. Em outras palavras, é preciso colocar a tecnologia dentro do dia a dia de trabalho, para um cotidiano mais produtivo e veloz.

Refinamento da comunicação

Com as pessoas não estão se dirigindo mais todos os dias para um mesmo espaço físico, serão fundamentais sistemas online de comunicação muito confiáveis, eficientes e rápidos. Diante disso, uma das tendências na gestão empresarial no pós-pandemia é o aumento da qualidade dos canais que conectam os vários times de uma organização.

Longe dos subordinados, os gestores devem se lembrar de reservar um tempinho para dar feedbacks e fazer realinhamentos. Ou seja, a comunicação corporativa presencial vai muito além de somente dar ordens. Assim, todas as orientações que aconteciam no ambiente físico precisarão ganhar espaço no meio digital. Isso é importante para estimular a cultura de melhoria contínua.

Expansão do uso da nuvem e escalabilidade

Mais um fenômeno que tende ampliar é a opção por soluções em nuvem. Afinal, com a descentralização do trabalho, será urgente contar com plataformas robustas, que assimilem volumosos bancos de dados e os mantenham em segurança.

Isso é fundamental para a Gestão 4.0, já que ela deve ser construída por meio de atitudes baseadas em dados. Quando a recessão econômica passar, a aceleração da digitalização será uma realidade sem volta. Uma consequência disso será o fim do limite geográfico no processo de captação de novos clientes.

Ou seja, qualquer lugar do mundo pode ser um potencial novo mercado. Por esse motivo, muitas companhias estarão sujeitas a expansões exponenciais. Para se preparar para tal momento, o modelo de ERP escalável se torna muito pertinente, sendo, dessa forma, outra forte tendência para o futuro próximo.

Inteligência Artificial

Na hora de escolher um ERP, as soluções que se articulam com programas de Inteligência Artificial também são uma forte tendência. Desse modo, será cada vez mais comum encontrar softwares operando robôs na linha produtiva. Também farão parte do cotidiano recursos como rastreabilidade em tempo real das entregas e recebimentos, bem como o atendimento ao cliente por chatbots.

A Inteligência Artificial está invadindo quase todos os setores e etapas industriais. Assim, ela é necessária para fazer um bom negócio constantemente e manter a posição de mercado.

O que fazer para atualizar a gestão empresarial no pós-pandemia?

A gestão empresarial no pós-pandemia deverá, principalmente, fazer um rearranjo na infraestrutura tecnológica. Afinal, será necessário ter uma comunicação segura, transmissões em vídeo sem interrupções, banco de dados em tempo real, supervisão da produção digital e muito mais. A seguir, trouxemos algumas dicas para você se preparar para o futuro próximo ou novo normal, como muitos estão chamando estes dias que vivemos. Vamos lá? Observe!

Aposte em cibersegurança

Com a recente aprovação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), as companhias estão com mais responsabilidades no quesito “informação sensível de clientes”. Por essa razão, será fundamental que haja sistemas eficientes de proteção ao conteúdo para evitar perdas e ação de hackers.

Assim, invista constantemente na segurança de seus sistemas para evitar multas, processos judiciais e perda de espaço para a concorrência.

Reforce a visibilidade na internet

A gestão empresarial no pós-pandemia deve se preocupar em obter bastante visibilidade na internet. Nesse sentido, não basta criar os canais: fazer um site ou só ter um e-commerce.

É crucial criar estratégias que atraiam os potenciais clientes para suas páginas. Isso pode ser feito por meio de webinars, lives com seus melhores especialistas, lançamento de e-books etc.

Contrate consultorias tecnológicas

Como já dissemos, o ponto central dos negócios no pós-pandemia é o avanço tecnológico. Nesse sentido, uma boa alternativa é a contratação de consultorias especializadas em implementação de sistemas com reconhecimento no mercado.

Nesse contexto, a XPTA é uma consultoria brasileira parceira da Microsoft em soluções de gestão empresarial. Nós fazemos uma aderência calma e precisa dos recursos disponíveis no mercado às suas demandas. Assim, podemos ser sua grande aliada na busca pelas metas. Observe algumas de nossas vantagens para o período de recuperação econômica que se aproxima:

  • suporte pleno para implementação: nosso processo de transição respeita sua rotina operacional. Assim, produzimos estudos para avaliar as integrações necessárias, oferecemos orçamentos sobre aquisição e manutenção de ferramentas tecnológicas, e listamos toda a estrutura de hardware que será utilizada nos próximos anos. Com esse importante apoio, reduzimos as ameaças durante a implementação dos novos sistemas;
  • apoio técnico dedicado: mantemos um time de especialistas para dar respostas rápidas para todos os seus problemas e objetivos;
  • desenvolvimento de sistemas: contamos com uma rede de talentos para o desenvolvimento e customização de ferramentas de TI. Assim, podemos dizer que contamos com uma verdadeira fábrica de softwares. Com ela, automatizamos os processos mais específicos do seu workflow;
  • orientação técnica especializada: fornecemos alocação de recursos especializados. Por exemplo: podemos atender às suas demandas de IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas). Além disso, nossos consultores são certificados e contam com ampla experiência na área.

Portanto, a palavra de ordem para a gestão empresarial no pós-pandemia é transformação. Dessa forma, modelos administrativos conservadores e centralizadores perderão espaço em questão de meses.

Por esse motivo, é indispensável focar esforços em uma rotina mais colaborativa, digital e desburocratizada. Quer saber mais? Então entre em contato com a XPTA!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

https://xpta.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo.white_.footer.w245x40px.png
Rua Geraldo Flausino Gomes, 42, conjunto 62, São Paulo
11 2165 6970

Follow us:

ENTRE EM CONTATO

A XPTA é uma consultoria brasileira, parceira Microsoft, especializada na implementação de soluções de gestão empresarial.

Copyright © XPTA Consultoria 2021