ERPERP na nuvem: entenda como funciona e quais são os benefícios

setembro 20, 20210

O ERP na nuvem já é utilizado em muitas empresas, pois oferece maior funcionalidade, otimização dos recursos e segurança. Contar com uma ferramenta que faça uma integração de todos os processos e reúna todas as informações em um único lugar é fundamental para o bom andamento do negócio.

Para melhorar o desempenho, é importante utilizar sistemas que armazenem dados na nuvem para que não haja a necessidade de aquisição de outras soluções, bem como equipamentos e profissionais especializados. Neste artigo, mostraremos o que é ERP e como ele funciona nas empresas. Não deixe de conferir!

Como funciona o ERP na nuvem?

O ERP Cloud funciona de maneira similar ao ERP local e ambas são ferramentas digitais indispensáveis para o bom desenvolvimento de qualquer empreendimento, já que trabalham para otimizar os processos.

Quando se trata do ERP local, ele precisa ser instalado internamente na empresa. Já o ERP na nuvem não necessita de uma infraestrutura básica nem da gestão de uma equipe de TI especializada. Afinal, ele utiliza a tecnologia de Cloud Computing, em que o armazenamento é feito em um servidor on-line.

O ERP na nuvem é baseado em três partes principais, que, quando bem geridas, suprem todas as necessidades para a boa gestão da empresa. A primeira é a aplicação do software, em que as informações utilizadas durante as operações são inseridas.

Depois, é estipulado o banco de dados para que elas fiquem armazenados. A última etapa é a do framework, uma camada personalizável de acordo com a necessidade e a vontade do empreendimento. A maior vantagem do ERP na nuvem é que a grande quantidade de dados estará reunida em um servidor externo, que geralmente tem uma capacidade mais eficiente de armazenamento e de gestão.

Quais são os benefícios?

Esse tipo de armazenamento garante melhores resultados para o negócio, sendo tão funcional como o tradicional. Contudo, aumenta a produtividade por utilizar uma moderna tecnologia de computação na nuvem, o que confere ainda mais resultados. Veja a seguir alguns dos benefícios de utilizar um software de gestão empresarial com armazenamento na nuvem.

Mobilidade

Principalmente nos dias atuais, a mobilidade deve ser destacada como um forte benefício. As empresas que usam o ERP na nuvem contam com mais funcionalidades, disponibilizando diversos acessos de maneira remota e aproveitando o máximo do software, já que as informações e dados gerados são armazenados com muito mais segurança e em servidores mais potentes.

Diminuição de custos

Ao contar com um ERP na nuvem, arcar com custos de hospedagem em datacenters, licença de servidores, backup e segurança já não é tarefa da empresa, mas do provedor. Portanto, as equipes de TI internas não precisam contratar ferramentas específicas e não demandam profissionais com tarefas mais específicas.

Disponibilidade do sistema

A área de tecnologia da informação, essencial para as empresas, tem como grande desafio a garantia de que os sistemas estejam sempre disponíveis, acessíveis e com alta performance. Isso tudo é proporcionado pelo ERP Cloud, já que haverá provedores mais eficientes e com mais recursos.

Caso apareçam problemas, os provedores têm a capacidade de realizar uma replicação automática do sistema para que ele entre no ar. A garantia é ainda maior porque são previstas multas e penalidades caso a situação não seja resolvida.

Segurança e confiabilidade

Quando se trata de armazenamento de dados, a segurança é um fator determinante para os negócios, e a confiabilidade de um provedor de ERP na nuvem é muito maior. A proteção dos dados passa a não ser mais uma tarefa do empreendimento, mas do provedor, que geralmente adquirem ferramentas específicas de vírus e malwares para a preservação dos clientes.

Agilidade e flexibilidade

Com a garantia de maior segurança, as empresas passam a utilizar o ERP de maneira mais otimizada até mesmo fora do ambiente físico, possibilitando o acesso remoto a partir de diversos dispositivos e o modelo de home office.

A inserção o acesso de informações fica mais ágil, já que há um painel de gerenciamento melhor e com ferramentas de controle mais eficientes, o que promove a integração entre os setores e a melhora do fluxo de trabalho.

Implementação rápida

O ambiente técnico será configurado mais rapidamente e, por ser extremamente adaptado, é utilizado por empresas de diversos portes. Por ser mais fácil de implementar, o ERP Cloud faz com que os gestores se concentrem em outras atividades mais estratégicas do negócio.

Atualizações automáticas

Com esse sistema, as inovações tecnológicas, os backups e as atualizações acontecem sem a necessidade de uma intervenção humana. O próprio fornecedor da plataforma vai programar ou atualizar o sistema. Dessa forma, economiza-se tempo e esforços das equipes.

Backup

Como esse sistema oferece um backup automático, todas as informações relevantes estão armazenadas com as devidas garantias de segurança e qualidade, excluindo o risco da perda ou má utilização. Os dados são mantidos em diferentes servidores e, se houver falha em algum deles, o acesso é feito por outro.

Escalabilidade

Com uma ferramenta de gestão empresarial na nuvem, é possível aumentar o número de informações armazenadas e fazer com que mais colaboradores e usuários realizem o acesso de maneira segura e otimizada.

Como escolher um bom ERP?

A escolha do ERP deve ser feita de acordo com a necessidade de cada negócio. A grande vantagem é contar com um sistema de integração de informações e conectar a comunicação dos setores. Para tanto, existem os ERPs internacionais que oferecem sistemas avançados e boa usabilidade.

Há também os nacionais, os que se concentram dentro da empresa e os com armazenamento em nuvem. Para decidir pela melhor opção, busque por aqueles que ofereçam:

  • segurança;
  • usabilidade;
  • atualização;
  • rápida implementação;
  • agilidade;
  • disponibilidade 24h.

Contar com um ERP na nuvem é um importante passo para que empresas melhorem o acesso a informações. Por isso, é importante saber como funcionam e quais benefícios geram. Com uma boa escolha, os gestores terão melhores dados e controle sobre os processos do empreendimento, além de muito mais evolução tecnológica.

Se este artigo foi útil para você, compartilhe agora mesmo para ajudar a disseminar informações relevantes para as empresas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

https://xpta.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo.white_.footer.w245x40px.png
Rua Geraldo Flausino Gomes, 42, conjunto 62, São Paulo
11 2165 6970

Follow us:

ENTRE EM CONTATO

A XPTA é uma consultoria brasileira, parceira Microsoft, especializada na implementação de soluções de gestão empresarial.

Copyright © XPTA Consultoria 2021