ERPSaiba interpretar os quadrantes de soluções ERP de Gartner e a sua importância para os negócios

março 4, 20220

O Quadrante de Gartner é um importante indicador de qualidade para empresas do ramo de tecnologia. Com muitas empresas preocupadas com BI e buscando por soluções que sejam relevantes, atualizadas e eficientes, é preciso entender o que está funcionando e o que deve ser melhorado.

Quer saber como tomar decisões baseadas em análises relevantes? Então entenda, agora mesmo, o que é o ERP Gartner e saiba a sua importância para os negócios. Acompanhe!

O que é ERP Gartner?

O Quadrante Mágico do Gartner é um relatório realizado anualmente pelo Grupo Gardner. Esse relatório é direcionado para empresas do tipo BSB e aponta as empresas com maior destaque no mundo da tecnologia, bem como os principais desafiantes, os líderes, os visionários e os competidores do nicho tecnológico mundial. O Quadrante Gartner é uma representação gráfica do mercado tecnológico em determinado período.

O nome se dá pelo fato de ser dividido em quatro partes: líderes, desafiantes, competidores de nicho e visionários. Cada parte do Quadrante tem a sua relevância e os critérios que fazem com que uma empresa pertença a ele. Um dos mais cobiçados é o Quadrante de líderes. Isso porque empresas que ocupam esse lugar apresentam uma visão mais abrangente do mercado, além da alta capacidade de se recuperar e uma forte preocupação com o sucesso do cliente, o que gera muito mais credibilidade para a marca.

Como funciona o ERP Gartner?

A ideia do Quadrante Gartner é definir as principais forças e lideranças dentro de um mercado de negócios, deixando evidente as principais qualidades e os possíveis erros de determinado empreendimento.

O gráfico utilizado para o Quadrante de Gartner é de dispersão, no qual o eixo horizontal (X) apresenta o nível de abrangência da empresa. Esse eixo é analisado a partir de oito critérios, sendo:

  • entendimento de mercado – o quanto a empresa entende os clientes e passa a oferecer soluções práticas para as suas necessidades;
  • estratégia geográfica – a capacidade de a empresa em atender às necessidades de clientes, regiões importantes para o mercado;
  • estratégia de marketing – eficiência dos esforços on e offline da empresa;
  • estratégia de indústria – a capacidade de atender às necessidades de nichos específicos;
  • inovação – investimentos e conhecimento de soluções inovadoras;
  • estratégia de vendas – eficiência em captar e satisfazer consumidores;
  • modelo do negócio – capacidade e estrutura do negócio para conquistar uma parcela significativa do mercado;
  • estratégia de abordagem – estratégias para desenvolver e distribuir os produtos.

Em contrapartida, o eixo vertical (Y) apresenta a capacidade de execução do negócio, dentro do seu nicho de atuação. Para tanto, o Gartner utiliza sete indicadores, sendo:

  • produtos e serviços – qualidade das funcionalidades e dos serviços ofertados;
  • operações – a capacidade do negócio em atingir metas e objetivos estipulados;
  • visibilidade – custos das operações e sustentabilidade financeira do negócio;
  • experiência do cliente – nível de satisfação do cliente;
  • vendas e precificação – estratégias eficientes de vendas e eficácia de precificar;
  • responsabilidade em relação ao mercado – capacidade de adaptação às intempéries mercadológicas.

Qual é a importância do ERP Gartner?

O ERP Gartner é tão importante para o mercado porque ele conduz e contribui muito no momento de tomar as principais decisões, quando falamos em negócios tecnológicos. Ele oferece aos consumidores uma visão mais abrangente dos produtos ofertados e mostra as principais vantagens da aquisição de determinada solução de TI.

Essas informações são muito utilizadas por diversos CEOs e líderes de negócios para definirem a tomada de decisões de maneira mais otimizada. Líderes podem determinar suas ações, melhorias e pontos de mudança, baseados em análises mercadológicas completas, realizando as alterações e garantindo uma competitividade mercadológica muito mais potente. Confira outros fatores que fazem com que o Quadrante de Gartner seja tão importante. Vamos lá!

Análise de mercado

O Quadrante de Gartner oferece uma análise mercadológica completa. A visão que determinado empreendimento tecnológico tem do mercado em que está atuando é indispensável para realizar o entendimento de cenários futuros. Toda a estratégia que engloba as equipes de marketing, vendas, a abordagem da empresa, o modelo de negócios, o nível de inovação e a estratégia geográfica são avaliados e determinam em qual patamar se encontra um negócio.

A análise também mostra um panorama da capacidade de execução de um empreendimento. Logo, a qualidade dos serviços, a viabilidade das operações, a estratégia de vendas e a precificação, bem como a satisfação do cliente, a responsividade ao mercado e a execução de marketing são avaliadas para classificar um negócio.

Definição de metas

O Quadrante é um forte aliado na hora de tomar decisões importantes para qualquer empresa. Com informações valiosas sobre um negócio, é muito mais fácil estipular metas reais que possam ser alcançadas nos prazos estabelecidos. O mercado tecnológico tem como base o alto grau de inovação, e as mudanças que ocorrem são indispensáveis para garantir a saúde de uma empresa.

Logo, as metas que serão estabelecidas são baseadas em dados e tendências comprovadas e atestadas no mundo dos negócios.

Melhora na tomada de decisão

Por apresentar um gráfico de visualização otimizada e com dados reais, todas as decisões tomadas, levando o Quadrante de Gartner como referência, tendem a ser muito mais eficientes e ter as chances de sucesso ampliadas.

Afinal, decidir entendendo a situação atual dos fornecedores tecnológicos, bem como as suas estratégias, considerando os pontos fortes e fracos de cada empresa, deixa as principais decisões muito mais facilitadas.

Qual é a relação do Quadrante Gartner com a Microsoft?

A Microsoft é avaliada como uma empresa de alta capacidade de execução e com uma visão de mercado abrangente. As soluções de integração de BI ao Microsoft Teams fizeram com que a empresa pudesse aumentar o alcance do Power BI para os usuários que se encontravam em home office, ou trabalho remoto. Além disso, a empresa oferece uma variedade de recursos por um preço competitivo, tudo com armazenamento em nuvem.

Empresas que utilizam um modelo de negócios B2B e buscam por soluções tecnológicas devem estar atentas ao Quadrante para entenderem as principais tendências e as concorrentes mais fortes do mercado. ERP Gartner é indispensável para quem deseja conquistar um diferencial competitivo e tomar decisões baseadas em dados relevantes.

Quer acessar mais artigos como este e se manter sempre atualizado? Então curta nossa página do Facebook e fique por dentro das novidades.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

https://xpta.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo.white_.footer.w245x40px.png
Rua Geraldo Flausino Gomes, 42, conjunto 62, São Paulo
11 2165 6970

Follow us:

ENTRE EM CONTATO

A XPTA é uma consultoria brasileira, parceira Microsoft, especializada na implementação de soluções de gestão empresarial.

Copyright © XPTA Consultoria 2021