O sonho de muitos empreendedores é se tornar uma startup unicórnio. Isso porque essas empresas costumam apresentar inovações que dialogam diretamente com as necessidades dos consumidores e são extremamente bem avaliadas, antes mesmo de atuarem com capital aberto.
Contudo, não é uma tarefa fácil se tornar uma startup unicórnio e alcançar o tão sonhado sucesso no mundo dos negócios. Apesar de não existir uma fórmula pronta para isso, existem características similares e um trajeto que a maioria das empresas de sucesso seguiu para se tornar um unicórnio.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de conferir este artigo. Boa leitura!
O que é startup unicórnio
Uma startup unicórnio é um empreendimento tecnológico privado avaliado em mais de U$1 bilhão, antes mesmo de abrir capital na bolsa de valores. Uma característica indispensável e predominante das startups unicórnios é a grande capacidade de inovação no mercado que atuam.
Geralmente, são empresas que transformam completamente o mercado, como Uber, Ifood e muito mais. São empreendimentos extremamente visados por apresentarem soluções inovadoras, uso constante de tecnologias e por resolverem problemas fundamentais de seus clientes.
Contudo, mesmo que esse seja um modelo de negócios que todos os empreendedores almejam alcançar, se tornar uma startup unicórnio exige bastante trabalho e apenas uma boa ideia não é suficiente. É preciso contar com algumas características predominantes nesses empreendimentos.
Confira a seguir!
Principais características de uma startup unicórnio
Ainda que não exista uma fórmula pronta para alcançar o sucesso nos negócios e fazer com que uma empresa se torne uma startup unicórnio, existem características que a maioria dos negócios avaliados em mais de 1 bilhão de dólares apresentam, antes de fazer o Initial Public Offering (IPO).
Vamos lá!
Inovação
Essas empresas apresentam um diferencial competitivo muito grande em relação aos seus concorrentes. Logo, é preciso contar com processos e produtos inovadores. Ainda, o uso de tecnologias que fazem realmente revolucionar o mercado de atuação dessas empresas. Portanto, para sair da bolha ou dos tradicionais modelos de negócio, é preciso arriscar usando novas ideias, possibilidades e trazer a tecnologia para melhorar toda a experiência de consumo dos clientes.
Investimento em tecnologia
Mesmo que essa não seja uma regra estabelecida, dentre as principais startups unicórnios do mundo, a adesão e o investimento em tecnologias é predominante. O uso de tecnologias diversas para melhorar os processos internos e externos do negócio é fundamental, bem como a automação desses processos.
Modelo escalável
As empresas na categoria unicórnio tendem a fazer um crescimento exponencial sem o aumento significativo dos custos. Ou seja, elas conseguem aumentar o seu faturamento expressivamente em um curto espaço de tempo, de maneira muito mais acelerada que empresas ou startups convencionais.
Foco no cliente
As soluções tecnológicas implementadas e o produto/serviço ofertado é totalmente focado no cliente. Portanto, os softwares usados são pensados e desenvolvidos para solucionar os problemas do cliente e melhorar a sua usabilidade e sua acessibilidade. O objetivo é resolver uma dor do cliente, com atendimento automatizado, humanizado e de excelência.
Qual o trajeto a ser percorrido para se tornar uma startup unicórnio
A maioria das empresas e startups passa por etapas e processos que definem em qual estágio de maturidade se encontram e em qual classificação estão inseridas. Ou seja, contam com um ciclo de crescimento, maturação e finalização. Contudo, esse processo não é linear e variações e ramificações são constantes nesse trajeto.
Para que um negócio saiba em qual estágio está inserido, para tomar decisões estratégicas e identificar o caminho de crescimento que precisa trilhar, é preciso conhecer as etapas de crescimento para que uma startup se torne um unicórnio.
Acompanhe!
Early stage
Esse é o estágio inicial de qualquer empreendimento ou startup. Nesse momento são feitos os principais e iniciais processos de um negócio, como prototipagem e testes, lançamento de produtos e serviços, captação dos primeiros recursos, processo de crowdfunding ou entrada em programas de aceleração.
Scale-up
Após uma aceitação no mercado é feita a early stage, a startup começa a buscar por investimentos de série A e fazer parcerias com empresas que possam alavancar o empreendimento. Startups nesse estágio já estão bem validadas no mercado e contam com uma base de clientes em constante crescimento, bem como o aumento anual no número de colaboradores e consumidores.
Unicórnio
Como já mencionado, uma startup se torna um unicórnio quando é avaliada em 1 bilhão de dólares antes de abrir o seu capital na bolsa de valores. O termo se refere à dificuldade de uma empresa chegar a esse patamar e às poucas que conquistaram essa posição no mundo.
IPO
Uma alternativa que algumas empresas encontram para conquistar valor de mercado é a abertura do capital na bolsa de valores. Ou seja, abrir a empresa para o Initial Public Offering.
Cases de startups unicórnios
Existem alguns cases de sucessos já conhecidos e bastante aceitos no mercado internacional. Muitos desses negócios já são bastante usados e fazem parte do cotidiano de empresas e consumidores, sendo quase impossível pensar nas atividades diárias sem a existência delas. Contudo, talvez você não saiba que elas são startups unicórnio.
Não deixe de conferir!
PagSeguro
Essa é uma das pioneiras na área de pagamentos online no Brasil. A empresa é especializada em receber e fazer pagamentos e alcançou a categoria de unicórnio em 2018.
Nubank
A Nubank é uma startup unicórnio brasileira que inovou o sistema de serviços financeiros no Brasil. Como grade diferencial, a empresa apresenta um cartão de crédito e um banco digital. O pagamento em débito e o investimento em poupança foram inovações posteriores, mas a empresa nunca deixa de inovar.
Ifood
Empresa de entrega de alimentos que revolucionou o mercado das pequenas e médias empresas em todo o mundo. Ela é considerada startup unicórnio e não para de crescer, seus resultados são surpreendentes.
Uma startup unicórnio apresenta características bem semelhantes, mas passam por diferentes estágios até conquistarem essa importante posição. Por mais que seja um desejo de muitos empreendedores, o caminho percorrido é árduo. É preciso apresentar sistemas inovadores, pensar no cliente constantemente, usar tecnologia, ser escalável e passar por etapas e rodadas de investimento para se tornar um unicórnio.
Então, nosso artigo foi útil para resolver as suas dúvidas? Se sim, compartilhe agora mesmo para que outros empreendedores tenham acesso a ele.