StartupComo conseguir investimentos para startups: conheça 10 estratégias!

setembro 14, 20210

Nos últimos 5 anos, as startups cresceram 300% no Brasil e, hoje, já somam 13.552 empresas. Esses dados são da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e revelam que as coisas estão fervendo nesse nicho. No entanto, muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre como conseguir investimentos para negócios inovadores e escaláveis.

E você? Está com uma solução de potencial milionário na manga, mas falta grana para decolar? Então, este é o lugar certo. Neste post, daremos dicas interessantes para se destacar no mercado e ser notado pelos investidores.

Quer saber como conseguir investimentos para sua startup? Então, continue a leitura e veja 10 dicas incríveis! 

1. Experimente plataformas de captação de recursos

Nossa primeira dica é sobre as plataformas na Internet que funcionam como ponte entre investidores e startups. Nesses canais, é comum encontrar investidores mais excêntricos, como os chamados anjos. Em geral, são aquelas pessoas que resolvem investir em um negócio e apoiar a sua viabilização como uma iniciativa isolada, quase sempre com capital particular. Em alguns casos, existem organizações que fazem o papel de anjo.

A vantagem de encontrar esse tipo de investidor é que, frequentemente, o apoio vai além da ajuda financeira. Assim, o anjo pode colaborar com seu conhecimento técnico, sua experiência de mercado, sua rede de contatos etc.

Veja alguns exemplos de plataformas com esse perfil:

2. Participe de eventos

Eventos de nicho ainda são essenciais para quem procura investidores. Mesmo depois da pandemia, muitas feiras, congressos e demais encontros de negócios acontecem no ambiente online. Em outros casos, os eventos são retomados de acordo com os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

Confira algumas opções: 

CASE

A Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE) é tida como a mais importante do continente latino-americano. Realizada pela ABStartups, essa feira tem fama de reunir um público muito qualificado.

Circuito Startup

Por sua vez, o Circuito Startup é um grupo no Facebook que agenda reuniões online e presenciais para aproximar os partners com interesse em inovação. Assim, participam do perfil aceleradoras de startups, incubadoras, jornalistas especializados, prestadores de serviço, desenvolvedores e, é claro, investidores. Vira e mexe são promovidos encontros presenciais no formato happy hour nas grandes cidades do Brasil, como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

Startup Weekend

Mais uma alternativa de como conseguir investimentos em startups é participar do Techstars Startup Weekend. Mesmo que você não possa viajar para o exterior nesse momento, vale a pena anotar essa dica para um futuro breve. O evento é uma verdadeira maratona que acontece em um fim de semana, como já diz o próprio nome em inglês. Além disso, as edições do Techstar Startup Weekend são organizadas pela Techstars Foundation, entidade que atua para tornar a inovação mais acessível e inclusiva.

Nessas rodadas de conversa, os participantes podem ficar frente a frente com investidores e receber feedbacks desses profissionais. Não são raros os casos de pessoas que saíram dessa feira com parcerias fechadas. Além disso, todos os anos, a Techstars seleciona 500 startups para um programa de mentoria de 3 meses. 

3. Movimente-se nas redes sociais

As redes sociais são o caminho mais barato para ver e ser visto. Nesse sentido, é preciso usar abordagens ativas e passivas. Desse modo, faça postagens constantes no Instagram, Facebook e até mesmo no WhatsApp, para deixar pelo menos um gostinho da sua ideia. Mescle mensagens orgânicas com anúncios pagos.

Isso desperta a curiosidade do público e amplia a sua visibilidade na Internet. Mais um conselho sobre as redes: vá até os perfis de investidores em potencial. Leia as suas publicações, faça comentários pertinentes e aproveite para esclarecer algumas dúvidas sobre seu projeto.

Embora sejam pessoas ocupadas, não é raro empresários bem-sucedidos que respondem a questionamentos inteligentes e inovadores em comentários sobre suas publicações. Se você ainda não tem uma conta premium no LinkedIn, sugerimos pelo menos experimentar. Essa versão da rede oferece mais recursos para falar com quem importa.

4. Produza um blog

Um blog é importante porque possibilita falar da sua ideia um pouco mais a fundo. Além disso, ele é sempre um pretexto para chamar a atenção nas redes. Afinal, a cada nova publicação no blog, você já tem algo interessante para postar em suas mídias sociais. Procure responder aos comentários e preste atenção em pessoas que, mesmo sem ter capital para injetar, possam contribuir de alguma forma para seu negócio, principalmente em relação ao networking.

5. Confie no bom e velho e-mail

Mesmo com toda a transformação digital desses tempos, certas coisas não se modificaram. Uma delas certamente é o e-mail, que permanece como um forte canal no ambiente corporativo. Ele é uma mensagem direta, logo, é mais fácil conseguir a atenção do seu interlocutor. Além disso, é muito mais usado nos meios profissionais, ou seja, as pessoas têm o hábito de verificá-lo praticamente todos os dias. Para se destacar, crie assuntos de e-mail interessantes e criativos. 

6. Tente apoio das aceleradoras de startups

Tentar o patrocínio de entidades e organizações aceleradoras de startups pode ser mais uma ponte entre você e seus primeiros bilhões de dólares. Esse tipo de parceria oferece patrocínio, orientações de negócios e suporte para captar mais dinheiro.

Em outras palavras, as aceleradoras ajudam a dar um gás nos negócios. Não é à toa que elas ganharam esse apelido. Entretanto, como faz para se candidatar? Bom, cada aceleradora tem suas próprias regras.

Confira a seguir algumas opções:

7. Teste a aceitação do produto ou serviço

Nem sempre será viável, mas tente pôr seu produto ou serviço em uso o mais rápido que der. Para isso, negocie e estabeleça parcerias para testes com influenciadores do nicho ou possíveis parceiros comerciais. Quando você conseguir a atenção dos consumidores e usuários, terá mais chances de obter notoriedade no mundo dos investimentos.

8. Elabore um plano de negócios fundamentado em fatos e números

Elabore um plano de negócios bem fundamentado e consistente. Para isso, preocupe-se menos com o formato e mais com o conteúdo. Nesse sentido, será fundamental uma boa estrutura para rodar uma gestão de dados eficiente.

Sim, investidores adoram ideias “fora da caixa”, expressão tão usada nos dias de hoje. No entanto, você sabe: o mundo dos negócios não é um ambiente para ingênuos. Ou seja, sem fatos e números, será muito difícil obter recursos. Desse modo, comece a monitorar os principais KPIs para startups imediatamente. Afinal, os dados serão o seu principal argumento.

9. Desenvolva um pitch de negócios

Mais uma maneira de como conseguir investimentos é com a produção de um pitch de negócios. Ele é nada mais é que um resumo do seu plano de negócios, geralmente elaborado em formato de PowerPoint. No entanto, é bom ter pitchs em microvídeos e podcasts. Outro ponto importante: em todas as versões, o pitch deve ser um arquivo curto, mas objetivo, atraente e esclarecedor.

10. Contrate um sistema ERP

Por fim, o último conselho de como conseguir investimentos para startups é aderir a um bom sistema ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Integrada). Esse tipo de solução de TI proporciona uma gestão de contas mais organizada. Além disso, sua coleta de dados passa a ter elevada precisão. Assim, você terá mais transparência para montar seu plano de negócios e conseguir a atenção das pessoas certas.

Nesse contexto, o ERP Dynamic 365 Business Central foi especialmente criado para o atendimento de empresas com alto potencial para escalar. Na verdade, ele é um ERP para startups, com vantagens diretamente ligadas às atividades desse tipo de negócio.

Confira algumas de suas funcionalidades:

  • interpretação analítica de KPIs;
  • inteligência artificial para coleta de dados e processamento dos mesmos em relatórios com insights;
  • interface amigável;
  • suporte para seu potencial de crescimento;
  • implementação local ou em cloud;
  • integrações simples e versáteis;
  • gestão automática de Recursos Humanos;
  • gestão de ordem de serviços.

E aí? Gostou das nossas dicas de como conseguir investimentos para sua startup? Não é algo simples nem rápido, mas é possível! Muitas vezes, o que precisamos fazer é sonhar com os pés no chão. Para isso, é necessário arregaçar as mangas e partir para a luta. Nesse contexto, uma ajuda para comprovar a viabilidade do seu negócio pode ser, de fato, bastante bem-vinda.

Quer saber mais? Então, entre em contato com a XPTA agora mesmo!

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