ERPO que é um ERP escalável e quais as vantagens de optar por ele?

março 23, 20210

Com a ampliação da complexidade dos negócios foi necessário que os sistemas de gestão ficassem mais eficientes e tecnológicos. Logo, ter um ERP escalável é fundamental diante do volume de informações que trafegam dentro de uma empresa e que são valiosas para analisar perfis de clientes e do mercado.

Além disso, proporciona flexibilidade para expandir ou reprimir a capacidade de acordo com a necessidade da organização. Pois, existe um controle centralizado e automatizado para o gerenciamento de dados. Sendo assim, continue a leitura para entender mais sobre o assunto. Vamos lá?

O que é um ERP escalável e quais são as suas características mais marcantes?

Primeiramente, é necessário entender o que é Enterprise Resource Planning (ERP), em português, significa Planejamento de Recursos Empresariais. Desse modo, é um sistema que gerencia uma empresa, seus recursos, suas demandas e processos em um só ambiente, promovendo a produtividade e o incremento de resultados.

Nessa plataforma estão reunidas todas as atividades referentes ao negócio, como: financeiro, logística, Customer Relationship Management (CRM), estoque, marketing, entre outros. Com isso, o usuário terá acesso a quaisquer informações essenciais do estabelecimento por meio do software.

Ao usá-lo, é possível expandir as tarefas, os usuários e auxiliar no crescimento da empresa. Assim, quanto maior ela for, mais oportunidades de expansão terá. Pois, será preciso gerir maiores atividades, volumes de produtos ou serviços e clientes para um trabalho de resultado. No entanto, a escalabilidade só é viável se a organização se prepara para ela. Por isso, oferece características como replicabilidade, automação e distribuição.

Quais são as vantagens de optar por um ERP escalável?

Já é de conhecimento das empresas que os dados são os grandes ativos delas. Com eles, é possível transformar informações gerenciais em produtos ou serviços, corrigir falhas, além de ofertar algo mais barato e rápido. Sendo assim, o usuário tem mais poder nas decisões, pelas razões apresentadas a seguir.

Aumento da produtividade

Vamos pegar como exemplo o setor contábil. Uma vez que, nele, é implementado um sistema de apuração dos tributos que serão recolhidos. Assim, eles são feitos automaticamente ou importados de outros locais programáveis para agilizar o trabalho dos colaboradores. Ainda, é possível fazer atualizações eletrônicas da legislação fiscal por meio de emissão de alerta, informando alguma inconsistência procedimental. Tudo isso, gera economia de tempo e uma melhor rotina aos profissionais.

Adequação às necessidades do negócio

O ERP escalável não se trata somete de uma solução e, sim, de flexibilização em relação às características do negócio. Sua customização permite preencher gaps específicos, ampliando o valor agregado da ferramenta que é usada.

Integração de dados

Quando a gestão é otimizada ela se apoia no volume de dados da empresa para ser apresentada aos diretores e demais gestores. Dessa forma, o ERP, além de facilitar o acesso a essas informações, traz estruturas, segmentos e categorias. Visto que contarão com um banco de dados objetivo e focado na escalabilidade, para propor estratégias que atendam melhor seus usuários.

Diminuição de custos

Com um ERP escalável não há necessidade de ficar reimplantando recursos para aprimorar a tecnologia. Mediante um sistema em nuvem, há flexibilidade para crescer em capacidade e funcionalidade conforme a demanda do negócio. Na verdade, não terá custos com implantações, manutenções, treinamentos etc. Aliás, ele é um sistema para longo prazo, pois, por uma assinatura, você obterá todos os serviços de que precisa para seu negócio.

Eficiência na tomada de decisões

Já que os ERPs transformam os dados em fontes de estratégias de negócio, para serem usados na compreensão dos comportamentos dos consumidores, encontrar gargalos nas operações e potencializar resultados. Também, podem dividir indicadores para alinhar propostas de atração e fazer com que elas se convertam.

Portanto, para saber escolher um bom ERP escalável, você deverá considerar a forma como a empresa trabalha na implementação, na personalização e na configuração do sistema. Ainda, se tem consultoria técnica até a finalização do processo e se o suporte é de qualidade para garantir o serviço contratado. Para ajudar em sua escolha, sugerimos a XPTA, que tem soluções de ERP e CRM Microsoft Dynamics 365 Business Central, Dynamics AX, Dynamics Finance & Operations, além de Microsoft Azure, Microsoft Power BI e soluções de Office.

Deseja saber mais sobre essas plataformas? Entre em contato para obter todas as informações que precisa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

https://xpta.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo.white_.footer.w245x40px.png
Rua Geraldo Flausino Gomes, 42, conjunto 62, São Paulo
11 2165 6970

Follow us:

ENTRE EM CONTATO

A XPTA é uma consultoria brasileira, parceira Microsoft, especializada na implementação de soluções de gestão empresarial.

Copyright © XPTA Consultoria 2021