1. Introdução
Toda empresa deseja vender bem, mas esse é um objetivo complexo e com diversas variáveis e etapas. A boa notícia é que a tecnologia pode tornar essa jornada mais simples e eficiente!
Este material foi preparado para ajudá-lo a conhecer melhor o Microsoft Dynamics 365 Sales: uma solução completa e definitiva para aumentar suas vendas.
Nas páginas seguintes, você pode tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e aprender como incorporar esse recurso ao seu cotidiano. Aproveite!
2. O que é Microsoft Dynamics 365 Sales?
O Microsoft Dynamics 365 Sales é o módulo de vendas do software Dynamics 365. Ele foi especialmente desenvolvido para auxiliar os gestores na otimização do processo de vendas, sendo totalmente personalizável.
Com ele, a gestão de vendas se torna muito mais eficiente e segura. Afinal, é possível administrar contas, contatos, clientes e até oportunidades de vendas, dando aos usuários uma imagem de 360 graus de como e por que suas empresas interagem.
É importante dizer que a solução é destinada a empresas de pequeno, médio e grande porte. Milhares de negócios em todo o mundo já fazem uso da plataforma que conta com recursos indispensáveis para a melhoria das vendas.
3. Como funciona o Microsoft Dynamics 365 Sales?
Podemos dizer que essa solução da Microsoft é uma verdadeira ferramenta de gestão do relacionamento com o cliente. Mas, esse CRM vai além e tem o foco em vendas e na transparência das ações desenvolvidas.
A questão é: como ele funciona? Em primeiro lugar, ele permite uma configuração personalizada às demandas da empresa, além de entregar aos gestores inúmeras informações e recursos, como:
- dados dos clientes;
- comunicações e interações com cada cliente;
- tarefas agendadas;
- criação de campanhas de marketing.
Na prática, o módulo otimiza o trabalho da equipe de vendas. Isso porque a transparência proporcionada é fundamental para a construção de um relacionamento forte com o consumidor e para uma tomada de decisão mais acertada.
Em outras palavras, é possível ter acesso a dados e processos que viabilizam a venda por relacionamento. Isso acontece graças às integrações existentes, como a do LinkedIn Sales Navigator — dá uma visão clara da estrutura da organização.
Por meio de organogramas intuitivos, é possível monitorar os contatos e identificar bons leads. Com isso, você concentra esforços nas pessoas certas e eleva suas chances de vendas.
4. Quais as suas principais funcionalidades?
Até aqui, você viu que o Dynamics 365 Sales é uma plataforma criada para auxiliar gestores em um de seus maiores desafios: as vendas. Para isso, ele eleva a produtividade de sua equipe, tornando-a mais estratégica e autônoma.
Sabendo disso, você pode estar se perguntando quais as principais funcionalidades existentes neste módulo, não é mesmo? Para te ajudar a entender todo o seu potencial, preparamos um breve resumo de seus recursos. Confira!
4.1. Busca de clientes
Uma das funções mais relevantes dessa ferramenta é a busca de clientes. Com ela, seus vendedores estarão mais perto dos leads certos, o que reflete no faturamento do negócio.
Nesse ponto, vale a pena destacar o papel da Inteligência Artificial, que é uma aliada e ajuda a otimizar o ciclo de vendas. Além disso, como todas as informações estão concentradas em um só lugar, sua equipe tem em mãos tudo o que precisa para abordar o cliente ideal.
Você também consegue entender e identificar de onde os leads vieram e sua taxa de sucesso.
4.2. Importação de dados
Outra funcionalidade que certamente trará mais agilidade ao cotidiano da empresa é a importação de dados. Ou seja, extrair informações de outras plataformas e relatórios, tornando-as acessíveis para todos os vendedores.
Quem adquire o Dynamics 365 Sales consegue carregar dados em massa e integrar contatos, e-mails, tarefas e registros do relacionamento com o cliente, por exemplo.
4.3. Gestão de oportunidades de vendas
Se você tem dificuldades para gerenciar suas oportunidades de vendas, esse módulo pode te ajudar. Isso porque, ele permite que o gestor crie tarefas e defina metas claras aos seus colaboradores.
Além disso, como o módulo traz mais transparência para as ações executadas, é mais fácil monitorar os resultados e corrigir falhas.
4.4. Relatórios sobre clientes
Como você bem sabe, os relatórios são ferramentas indispensáveis para uma tomada de decisão segura e acertada. Por isso, o módulo de vendas facilita a emissão desses documentos, que podem ser acessados em poucos cliques.
Lembrando que eles podem ser gerados sem a intervenção de uma equipe de TI, já que a plataforma é muito intuitiva. Outro detalhe importante é que é possível personalizar a entrega conforme a demanda ou até agendar.
4.5. Criação de campanhas de marketing
Marketing e Vendas precisam caminhar lado a lado para os bons resultados da empresa. Exatamente por isso, a plataforma conta com funcionalidades que automatiza os principais processos, como a criação de campanhas.
4.6. Insights baseados em Inteligência Artificial
O Dynamics 365 Sales conta com o apoio de uma das tecnologias mais revolucionárias: a Inteligência Artificial. Por meio ele, é possível se comunicar com o cliente com mais eficiência e empatia.
Isso acontece porque você terá acesso a insights de vendas baseados em IA que detectam emoções, sentimentos e as prioridades de cada cliente.
4.7. Integração com o Microsoft Office e SharePoint
A fácil e ágil integração com o Microsoft Office é mais uma funcionalidade, muito útil por sinal, do Dynamics 365 Sales. Afinal, estamos falando de sistemas e ferramentas amplamente utilizadas no dia a dia das empresas. Com isso, é possível buscar dados de:
- arquivos do Word;
- planilhas do Excel;
- dados do SharePoint.
4.8. Rastreamento de correspondências
Algumas equipes têm dificuldades para gerenciar o contato com os clientes. Nesse caso, o uso do módulo de vendas pode ajudar bastante.
Com ele, é possível rastrear respostas de e-mails, telefonemas e compromissos. Isso garante que o vendedor tenha acesso a todas as interações existentes com um determinado cliente e, assim, personalize o atendimento e agilize o fluxo de venda.
4.9. Dados em nuvem
Por fim, não podemos deixar de destacar que o Microsoft Dynamics 365 Sales é uma plataforma em nuvem. Isso quer dizer que você conseguirá administrar todos os processos de onde estiver.
O acesso à plataforma é rápido e simples e pode ser feito por meio de um smartphone, tablet ou computador. Essa comodidade além de gerar produtividade, dá mais segurança para o gestor comandar a sua empresa.
5. Quais são os benefícios desta ferramenta?
Agora que você conheceu as principais funcionalidades do Microsoft Dynamics 365 Sales, é hora de entender como ele pode ajudar sua empresa a vender mais e a crescer. Entender esses benefícios na prática ajuda a tomar uma decisão segura e fundamentada.
Afinal, todo investimento precisa ser justificado e, sem dúvidas, esse não te decepcionará. Veja, a seguir, as vantagens de contar com essa plataforma!
5.1. Rastreamento dos concorrentes
Todo mundo sabe que o aumento das vendas não vem da noite para o dia. Na verdade, o sucesso depende de vários fatores, inclusive do acompanhamento eficaz das ações da concorrência.
Compreender os pontos fortes e fracos de seus adversários no mercado é fundamental para planejar suas ações. No entanto, com uma rotina tão atarefada, é possível que você sinta dificuldade para realizar pesquisas.
A boa notícia é que o Dynamics consegue criar perfis detalhados de seus concorrentes. Como isso acontece? Imagine que um determinado cliente informe que recebeu uma proposta melhor da empresa X. Você consegue inserir essa informação na plataforma e trabalhar para oferecer uma contraproposta mais vantajosa, superando os pontos fracos do concorrente.
5.2. Importação de dados facilitada
Se você já precisou trocar de sistema e teve dificuldades para importar seus dados, sabe como isso é prejudicial para a empresa. Afinal, o consumidor nem sempre aceita aguardar até que você se adapte ao novo recurso.
Em um mercado tão competitivo, isso pode ser decisivo para a perda de clientela. Porém, essa não é uma preocupação para quem conta com o Dynamics 365 Sales.
A ferramenta pode criar categorias de dados externos e fazer uma rápida e eficiente importação — de uma só vez ou em lotes, a depender da sua demanda. Aliás, a plataforma tem uma conexão facilitada com o Excel.
5.3. Integração eficiente
A integração é, sem dúvidas, um dos diferenciais do Dynamics 365 Sales. Por ser desenvolvido pela Microsoft, não há nenhuma dificuldade para integrá-lo ao pacote do Microsoft Office e às pastas do SharePoint.
Esse benefício faz com que o envio de orçamentos e de e-mails, por exemplo, seja muito mais rápido e simples. Afinal, é possível contar com modelos prontos do Office para diferentes cenários.
Além disso, é interessante destacar que a plataforma rastreia os e-mails enviados e recebidos do Microsoft Outlook. Com isso, você tem um histórico confiável de toda a comunicação com o cliente e pode consultá-lo sempre que quiser.
5.4. Integração de mídia social
As redes sociais são uma realidade no cotidiano do brasileiro. Aliás, nossos consumidores são os mais influenciados por conteúdos difundidos nesses canais de comunicação — a penetração de conteúdos alcança 97% dos usuários.
Então, por que não aproveitar todo esse potencial de vendas? Para isso, é importante estar presente nas redes sociais e acompanhar de perto o que os clientes falam de sua empresa.
A integração com o Microsoft Social Listening te ajuda com essa tarefa. Com ele, é possível conferir esses feedbacks e transformar consumidores em oportunidades reais de vendas por meio de um atendimento personalizado.
5.5. Pontuação automática de leads
Quanto mais leads você tem, mais difícil fica pontuá-los, não é mesmo? Fazer isso manualmente é perda de tempo e extremamente prejudicial à sua produtividade. Por isso, é importante contar com o Dynamics 365 Sales.
O recurso ajuda a identificar os leads que já estão prontos para a abordagem de venda, pontuando-os de forma automática. Você define os critérios e a tecnologia faz o trabalho, garantindo que os resultados sejam atingidos.
5.6. Oportunidades de vendas mais inteligentes
Todos os recursos já mencionados, juntamente da tecnologia de Inteligência Artificial contribuem para que esse módulo gere oportunidades de vendas mais inteligentes ao seu negócio.
Em outras palavras, ele te ajuda a não perder tempo com clientes que não estão prontos ou sem real interesse de adquirir um produto ou serviço.
Ser preciso na hora da abordagem é fundamental para os seus resultados, pois evita desperdício de recursos e mantém a equipe motivada. Portanto, esse é mais um ponto positivo que deve ser avaliado.
5.7. Aumento da produtividade
Por fim, como consequência de tudo o que vimos, o Microsoft Dynamics 365 Sales amplia a produtividade empresarial, sendo um importante aliado dos gestores.
Suas inúmeras funcionalidades foram projetadas para auxiliar as empresas a superarem seus principais desafios relacionados às vendas. A tecnologia se mostra eficiente, única e completa, englobando tudo o que é necessário para vender bem.
6. Para quem ele é indicado?
Está pensando em implementar o Dynamics 365 Sales na sua organização, mas ainda está em dúvidas se ele pode realmente ser útil? Então você precisa entender que a plataforma foi desenvolvida para servir diversos tipos de empresas.
Em outras palavras, empresas de pequeno, médio e grande porte podem usufruir de seus benefícios. Afinal, todas trabalham para conquistar um setor de vendas produtivo e eficiente.
Contar com o apoio da tecnologia no dia a dia empresarial é uma das decisões mais estratégicas que um gestor pode tomar. No caso do módulo de vendas do Dynamics 365, ainda é possível optar por duas versões, conforme suas demandas. Confira!
6.1. Hub de Vendas
O aplicativo Hub de Vendas tem uma estrutura da Interface Unificada. Ou seja, ele foi projetado para oferecer uma boa experiência e interação, independentemente do dispositivo que você esteja usando — computador ou smartphone, por exemplo.
6.2. Sales Professional
O Sales Professional é parecido com o Hub de Vendas, mas conta com recursos mais avançados do Sales Enterprise, como:
- relatórios e painéis de exportação para o PowerBI;
- produtos e listas de preços;
- cotações e pedidos;
- engajamento de e-mail e captura automática;
- manuais de vendas.
7. Conclusão
Conseguiu tirar suas dúvidas sobre o Microsoft Dynamics 365 Sales? Ele é um verdadeiro aliado de sua equipe de vendas e pode transformar seus resultados.
Na era dos dados, é fundamental adotar estratégias e ferramentas de gestão que ampliem sua visibilidade e te ajudem a tomar decisões estratégicas e planejadas. Sendo assim, não deixe de estudar essa implementação!
8. Sobre a XPTA
A XPTA é uma consultoria brasileira, parceira da Microsoft e especializada na implementação de soluções de gestão empresarial. Nosso foco é atender e adequar as tecnologias atuais segundo as necessidades das empresas no mercado, fazendo com que elas alcancem os objetivos estabelecidos.
Nossos clientes são nossos parceiros e o comprometimento vai além do projeto. Gostamos de criar uma relação de constante compartilhamento de informações, enriquecendo nosso conhecimento e agregando com nossa experiência.