microsoft azureO que é Microsoft Azure e por que é a melhor opção para armazenamento em nuvem?

abril 18, 20220

Você sabe o que é Microsoft Azure? Esse conjunto de serviços em nuvem é a solução ideal para empresas que desejam passar pela transformação digital e não abrem mão de mobilidade e segurança.

Como muitos gestores e empresários ainda não o conhecem, decidimos produzir este post. A seguir, você conhece melhor o armazenamento em nuvem e essa importante ferramenta da Microsoft. Confira!

O que é armazenamento em nuvem?

Apesar de algumas pessoas terem dificuldade para entender o conceito de armazenamento em nuvem, quase todo mundo já usou algum serviço que opera por meio dessa tecnologia. Em resumo, estamos falando do armazenamento de dados em um hardware localizado em um espaço físico remoto. Ou seja, eles não estão “dentro da empresa”, mas podem ser acessados por meio da internet.

Na prática, o usuário envia seus arquivos para um servidor em nuvem ao invés de guardá-los em seus próprios computadores e discos rígidos. Esses dados são gerenciados, mantidos e armazenados de forma remota, e o usuário paga conforme o uso.

Para que serve o armazenamento em nuvem?

Como vimos, o funcionamento do armazenamento em nuvem é bem simples. As informações ficam guardadas em data centers localizados em qualquer lugar do mundo e estão sempre acessíveis. A tecnologia é inovadora e já está sendo usada em muitas empresas.

Prova disso é que, até 2022, quatro de cada 10 organizações devem migrar para a nuvem. Mas para que ela serve mesmo? Em primeiro lugar, a nuvem não pode ser vista apenas como um gasto. Esse é um verdadeiro investimento, capaz de gerar vantagem competitiva ao seu negócio. Confira!

Traz mobilidade ao cotidiano empresarial

Em um mercado tão dinâmico, as barreiras físicas seriam um problema para o funcionamento das empresas. Por isso, contar com a tecnologia em nuvem é tão importante, entregando aos negócios a mobilidade necessária para gerenciar processos e atividades.

Gestores e funcionários podem acessar dados de qualquer lugar e a qualquer momento. Isso representa mais agilidade na tomada de decisão e melhor aproveitamento das oportunidades de negócio.

Ajuda a reduzir gastos de forma estratégica

A nuvem consegue promover uma redução de gastos estratégica na empresa. Afinal, a contratação dos serviços é feita conforme a necessidade de cada empreendimento — você só paga pelo que usa. Além disso, há uma diminuição considerável de custos com:

  • infraestrutura física;
  • hardwares;
  • licenças;
  • atualizações;
  • treinamentos.

Aumenta a produtividade e lucratividade do negócio

O armazenamento em nuvem é um grande aliado das empresas contemporâneas, ajudando-as a conquistar mais produtividade e lucratividade. Em resumo, o acesso facilitado e rápido aos dados, a simplificação de tarefas e a melhoria da tomada de decisão são fatores que colocam o negócio na rota do crescimento.

O que é Microsoft Azure?

O Microsoft Azure é uma plataforma da Microsoft composta por diversas ferramentas em nuvem. Ou seja, ela reúne toda a infraestrutura de cloud computing da marca, como seus produtos, serviços e aplicativos.

A solução foi lançada, em 2010, como Windows Azure, mas passou a ser chamada Microsoft Azure, no ano de 2014. Atualmente, é um líder de mercado, concentrando recursos que ampliam a produtividade de empresas de todos os segmentos.

Na prática, você só precisa aderir a um plano de assinatura e poderá utilizar os datacenters espalhados pelo mundo — tudo isso, de acordo com as suas demandas e estratégias de crescimento.

Quais são os benefícios do Microsoft Azure?

Investir no Microsoft Azure é um passo importante para a Transformação Digital do seu negócio. E os benefícios não param por aí! Além de proporcionar recursos de custos estratégicos, essa plataforma promove uma verdadeira mudança no cotidiano empresarial e contribui para o alcance dos objetivos traçados. Veja!

Otimiza processos

Sem dúvidas, contar com um sistema de gestão empresarial na nuvem, integrado e centralizado, otimiza processos, tornando-os mais rápidos e seguros. Com isso, todos os setores são impactados positivamente, e os colaboradores ampliam sua produtividade.

Fornece insights valiosos

Trabalhar com base em dados atualizados e completos é uma forma de impulsionar sua tomada de decisão. Afinal, o grande volume de informações é uma fonte importante de insights para expandir sua atuação e conquistar mais clientes.

Aumenta a segurança de dados

O Azure é uma plataforma extremamente segura e confiável. Isso significa que seus dados estarão sempre protegidos, pois a Microsoft está pronta para combater ataques e ameaças que uma equipe interna não seria capaz de enfrentar.

Quais são os serviços que essa solução oferece?

Agora que você já sabe o que é Microsoft Azure e conhece seus benefícios, é hora de entender os serviços que ele entrega à sua empresa.

Como você verá, além de oferecer a infraestrutura necessária para o funcionamento do seu ERP (hardware, espaço e armazenamento, por exemplo), ele disponibiliza todas as ferramentas para alcançar a máxima performance. Confira!

Gestão de rede

Ao centralizar dados e tarefas, o Azure permite que você faça a gestão da rede interna da sua empresa no próprio painel de controle. Com isso, é possível monitorar e avaliar a segurança e eficiência do sistema e garantir seu pleno funcionamento.

Máquinas virtuais

Você sabe o que são máquinas virtuais? São sistemas operacionais que operam como se fossem um verdadeiro computador, porém todos os seus recursos estão hospedados na nuvem. Quem investe no Azure pode adquirir quantas máquinas quiser para gerenciar seu negócio. Existem soluções para diferentes demandas, tudo sem a necessidade de investir em hardwares.

Aplicações em nuvem

Além de simular um computador inteiro, o Azure consegue oferecer plataformas de serviços e softwares virtuais. Essas aplicações em nuvem ampliam a produtividade empresarial e trazem mais mobilidade e flexibilidade para o seu desenvolvimento.

Armazenamento e backup

Nenhuma empresa moderna sobrevive sem backups. Afinal, é preciso garantir que seus dados estejam seguros e prontos para o uso. Com o Azure, o armazenamento e o backup são feitos de forma automática, impedindo que sinistros e indisponibilidades prejudiquem seu funcionamento.

Inteligência Artificial e Machine Learning

Por fim, o Microsoft Azure entrega aos seus usuários recursos de Inteligência Artificial e Machine Learning para a análise de dados. Com isso, os gestores têm muito mais informações para tomar decisões seguras e vantajosas.

Conseguiu entender o que é Microsoft Azure? Não há dúvidas de que ele pode contribuir com o processo de crescimento do seu negócio. Por isso, é importante procurar um parceiro da Microsoft e planejar o quanto antes essa implementação.

Quer saber mais sobre o assunto? Conheça melhor o Azure e dê o primeiro passo rumo à transformação digital!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

https://xpta.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo.white_.footer.w245x40px.png
Rua Geraldo Flausino Gomes, 42, conjunto 62, São Paulo
11 2165 6970

Follow us:

ENTRE EM CONTATO

A XPTA é uma consultoria brasileira, parceira Microsoft, especializada na implementação de soluções de gestão empresarial.

Copyright © XPTA Consultoria 2021