Transformação DigitalVocê sabe como criar um dashboard de indicadores de desempenho?

abril 18, 20220

O dashboard de indicadores de desempenho é uma ferramenta extremamente importante para empresas de todos os portes. O levantamento e a interpretação de dados são fatores que determinam a saúde de um negócio e garantem a capacidade competitiva. Portanto, contar com um painel de fácil visualização para medir os principais indicadores de desempenho é indispensável.

Quer saber como criar um dashboard de indicadores de desempenho que gere bons resultados para as empresas? Se sim, basta continuar a leitura. É sobre isso que falaremos nas próximas linhas!

A importância do dashboard de indicadores de desempenho

Essa ferramenta tem apelo visual e conta com informações e métricas importantes que auxiliam os gestores e os colaboradores a entender como anda o desempenho da estratégia do negócio para alcançar os principais objetivos estipulados.

A ideia é que, utilizando um único painel visual, seja possível monitorar o andamento e a evolução de todas as demandas que envolvem os processos de um negócio, tudo isso feito em tempo real e de maneira atualizada.

O dashboard de indicadores de desempenho utiliza KPIs (Key Performance Indicators) para que os envolvidos no empreendimento saibam, com números e métricas atualizadas, o que gera resultados positivos e o que precisa ser ajustado. Ao utilizar desse recurso para as empresas, além de estimular o engajamento e a participação, o negócio tende a otimizar tempo e recursos.

Os benefícios que ele apresenta

A principal vantagem de contar com um painel visual de desempenho é visualizar o andamento de pequenas etapas que contribuem com o alcance de objetivos maiores. Ou seja, é possível monitorar como uma área ou setor específico está contribuindo e performando para o resultado do negócio.

Veja a seguir alguns dos principais benefícios de contar com uma ferramenta de armazenamento e análise de dados e de indicadores de desempenho a seguir.

Acompanhamento de tudo em um só lugar

Com uma boa ferramenta visual, os gestores e os colaboradores acompanham as métricas estratégicas em um só lugar. Dessa maneira, fica muito mais fácil compreender como está o andamento de estratégias traçadas para definir quais alterações são necessárias. Algumas ferramentas oferecem a visualização dessas informações de maneira intuitiva e com gráficos atualizados.

Entendimento sobre o andamento das metas

Definir KPIs para avaliar a estratégia do negócio é indispensável para qualquer empresa. Esses indicadores-chave de desempenho são indispensáveis para quem deseja alcançar o sucesso nos negócios. Logo, é preciso saber o que medir para cada objetivo estabelecido, considerando tanto os macros quanto os micros. Com um painel visual, fica muito mais acessível definir o que deve ser medido em cada etapa de uma estratégia.

Maior participação dos envolvidos

Por mais que o acesso a esse painel de desempenho deva ser monitorado para garantir a segurança das informações, é preciso que todos os envolvidos participem e acessem as informações, considerando as permissões adequadas a cada profissional.

Dessa maneira, todos acompanham o andamento das metas e podem fazer as devidas atualizações. Com esse sentimento de participação, o engajamento tende a aumentar dentro da empresa, bem como a produtividade e os bons resultados.

A criação de um dashboard de indicadores de desempenho

Já está claro que contar com um dashboard de indicadores de desempenho está diretamente ligado à conquista de bons resultados, correto? No entanto, é fundamental entender como ele funciona e como criar um que seja funcional e eficiente. Veja como a seguir!

Determine o objetivo

O primeiro passo é estabelecer qual é o objetivo principal do dashboard, o qual pode ser avaliar a performance das vendas, guiar os tomadores de decisão sobre as ações estratégicas do negócio ou acompanhar o desempenho das ações de marketing. Alguns painéis de desempenho podem atender a mais de um objetivo, porém o ideal é definir qual é o principal para a criação.

Defina os indicadores

Para a escolha dos KPIs monitorados, é preciso entender qual é a estratégia mais importante para o momento atual da empresa. Eles devem ser relevantes para ajudar o negócio a atingir um determinado objetivo. Existem dashboards de desempenho para avaliar resultados relacionados à satisfação do cliente, ao faturamento da empresa, à lucratividade e muito mais.

Priorize informações relevantes

Muitas informações podem surgir ao longo do caminho. No entanto, mensurar e armazenar todas elas pode ser um erro. Ao criar um dashboard, foque os dados mais relevantes para acompanhar o objetivo.

Crie um dashboard atrativo

O design utilizado para o painel deve ser atrativo e intuitivo. A ideia central é facilitar a visualização por meio de um painel com fácil visualização para o bom entendimento de todos os envolvidos. Existem diversas ferramentas com excelente layout. Busque por referências e inspirações na hora de criar o seu.

Fique atento às cores

Como essa é uma ferramenta visual, tenha bastante cuidado com as cores que serão utilizadas. As muito fortes ou chamativas podem causar um desconforto na visualização, comprometendo o andamento das metas estabelecidas. O ideal é que o painel seja “limpo” e sem elementos desnecessários.

Inclua alertas no dashboard

A análise dos resultados deve ser feita constantemente e seguir um cronograma previamente definido. Ainda assim, é interessante contar com algum sistema de alerta para que as metas muito distantes sejam sinalizadas e priorizadas sempre que possível.

Disbonibilize o dashboard para fácil visualização

Um dashboard eficiente deve estar disponível para que todos os profissionais acessem em qualquer horário que for necessário. Nos digitais, a visualização individual deve ser possibilitada. No entanto, para reuniões e trabalhos conjuntos, utilize uma tela grande a fim de que toda a equipe tenha uma boa visualização. Lembre-se: a ideia é que os envolvidos tenham acesso ao dashboard em tempo real e com informações atualizadas.

Um bom dashboard de indicadores de desempenho ajuda a empresa a acompanhar todas as métricas relevantes em um só local, fazendo com que os gestores entendam como elas estão performando e estimulem a participação de todos. Para que seja funcional, defina os principais objetivos e os indicadores-chave de performance e crie um painel atrativo e de fácil visualização.

Para não perder conteúdos relevantes como este, assine agora mesmo a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

https://xpta.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo.white_.footer.w245x40px.png
Rua Geraldo Flausino Gomes, 42, conjunto 62, São Paulo
11 2165 6970

Follow us:

ENTRE EM CONTATO

A XPTA é uma consultoria brasileira, parceira Microsoft, especializada na implementação de soluções de gestão empresarial.

Copyright © XPTA Consultoria 2021