Transformação DigitalO que é Machine Learning e quais as formas de usar na empresa?

abril 18, 20220

A capacidade de transformar dados em informações relevantes e ainda aprender com esses dados é o que chamamos de Machine Learning. Essa poderosa ferramenta já revolucionou o mundo corporativo e o seu uso está presente em diferentes setores empresariais.

Quer saber o que é Machine Learning e como ele é usado nas empresas? Então, basta continuar a leitura, é sobre isso que falaremos neste artigo.

O que é Machine Learning

O Machine Learning (ML) é a capacidade tecnológica de usar algoritmos para coletar dados, aprender com esses dados e gerar informações que podem ser usadas para o benefício das empresas. O ML é responsável pela maioria das ferramentas de inteligência artificial disponíveis no mercado atual.

Sem o Machine Learning seria praticamente impossível absorver informações relevantes entre a imensidão de dados gerados no mundo online e dentro dos processos das companhias. Com ele, é possível identificar padrões, fazer previsões, antecipar potenciais erros e muito mais.

Exemplos de Machine Learning

O Machine Learning já é amplamente usado por empresas e pessoas devido aos benefícios que a inteligência tecnológica proporciona. Para você ter uma ideia melhor, separamos alguns exemplos do uso dessa tecnologia nos negócios.

Confira abaixo!

Análise financeira

É possível fazer análises financeiras baseadas em dados reais, atuais e passados do negócio e de seus clientes. O Machine Learning permite que empresas entendam os padrões de gastos de seus clientes para otimizar a experiência de compra e vender mais, de maneira eficiente.

Reconhecimento de imagem

O reconhecimento de imagem é um tipo de ML já bastante usado no mercado. Ele pode reconhecer um objeto por meio de uma imagem digital. Isso é feito por meio da análise de pixels contidos em cada imagem.

Manutenção preditiva

Com a capacidade de armazenar e interpretar dados, as empresas que investem em Big Data, ou mesmo em pequenas quantidades de dados relevantes, podem fazer previsões para diferentes setores do negócio. Assim, é possível antecipar possíveis erros e fazer ajustes de longo prazo.

Extração de dados

O Machine Learning permite que computadores façam a extração de dados estruturados de uma quantidade enorme de dados ainda sem estruturação. Sem o ML, seria impossível transformar bilhões de dados gerados pela empresa em informações relevantes para o negócio.

Reconhecimento de fala

O reconhecimento de fala permite que os usuários produzam textos por meio da fala em um dispositivo móvel. Um software reconhece as palavras proferidas e transforma essas palavras em um texto. É bastante usado em pesquisa por voz e as empresas podem melhorar a experiência do usuário investindo nessa ML.

Monitoramento

O Machine Learning permite que as organizações façam o monitoramento de todos os setores e de todos os processos internos e externos. Assim, é possível mensurar e monitorar todo o desempenho das equipes e entender o que funciona e o que gera prejuízos para a empresa.

Treinamento

Os treinamentos guiados e monitorados por meio do ML tendem a ser muito mais eficientes. Com o uso inteligente da tecnologia, é possível entender o desempenho, a produtividade e a participação dos usuários com precisão. Assim, fica mais fácil entender qual a melhor maneira de oferecer o treinamento e elevar ao máximo a produtividade de quem está envolvido no treinamento.

O Machine Learning é uma poderosa ferramenta para as empresas de todos os portes. A capacidade de transformar dados em informações relevantes e em ações autônomas de aprendizado fazem com que o ML seja indispensável para o mundo dos negócios. As principais empresas do mercado já usam essa ferramenta para analisar dados, monitorar resultados, fazer treinamentos eficientes, antecipar erros e muito mais.

Então, qual das formas de Machine Learning é primordial para o seu negócio? Deixe nos comentários abaixo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

https://xpta.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo.white_.footer.w245x40px.png
Rua Geraldo Flausino Gomes, 42, conjunto 62, São Paulo
11 2165 6970

Follow us:

ENTRE EM CONTATO

A XPTA é uma consultoria brasileira, parceira Microsoft, especializada na implementação de soluções de gestão empresarial.

Copyright © XPTA Consultoria 2021