dynamics 365Por que migrar do Navision para o Business Central? Saiba

abril 6, 20220

1. Introdução

Sua empresa já usa o Navision e você tem dúvidas se deve migrar para o Business Central? No mercado desde 1988, o Microsoft Dynamics NAV ainda é muito usado em pequenas e médias empresas.

Acontece que a tecnologia mudou muito de lá para cá e seu negócio não pode ficar para trás. Chegou a hora de modernizar sua gestão empresarial e contar com uma ferramenta muito mais completa e eficiente.

Nas páginas seguintes, você conhece melhor o Business Central, entende por que a migração é tão importante e, claro, aprende como fazê-la de forma segura e rápida. Faça uma boa leitura!

2. O que é o Microsoft Dynamics 365 Business Central?

O Microsoft Dynamics 365 Business Central é uma solução completa da Microsoft para gestão de empresas baseada em nuvem. Por meio dele, é possível administrar com eficiência e precisão todas as áreas do negócio, como:

  • finanças;
  • operacional;
  • vendas;
  • marketing;
  • atendimento ao cliente.

Em outras palavras, estamos falando de uma solução única, para gestão de ponta a ponta de todos os processos empresariais. Para isso, o Dynamics 365 conta com inúmeros aplicativos e módulos, além de ser flexível e conseguir atender às necessidades de cada empreendimento.

2.1. Para que serve o Business Central

O Microsoft Business Central é uma evolução do Navision. Ele foi criado para simplificar a gestão empresarial, concentrando todos os dados e processos em uma única plataforma.

Como opera na nuvem, as informações estão sempre disponíveis para os gestores e usuários. Assim, ele contribui para a mobilidade e flexibilidade no ambiente corporativo, gerando um diferencial competitivo importante para empresas em crescimento.

2.2. Funcionalidades do Dynamics 365 Business Central

Afinal, quais são as funcionalidades do Dynamics 365 Business Central? Em que ele se diferencia do seu antecessor NAV? Essas são algumas dúvidas comuns de quem pensa em fazer a migração, por isso, vamos esclarecê-las.

Na prática, o que o BC faz é uma completa revolução na forma com que a empresa é administrada. Isso porque seus pilares são simplificação, unificação, automação e visibilidade.

É importante dizer que a solução é capaz de se integrar aos demais serviços em nuvem da Microsoft, como o Office 365. Mas isso não é tudo. Conheça suas principais funcionalidades!

2.2.1. Gestão financeira

O módulo de gestão financeira do Business Central é um grande aliado do empresário. Com ele, você consegue realizar o fechamento financeiro mais rapidamente e tem visibilidade em tempo real da performance do seu negócio. Além disso:

  • compartilha dados de forma segura com o contador;
  • monitora o fluxo de caixa;
  • realiza a conciliação bancária automaticamente;
  • entrega alertas sobre quando pagar fornecedores para multas;
  • melhora o controle de orçamentos;
  • categoriza as entradas e saídas das contas da empresa.

2.2.2. Relatórios a análises

Gerenciar uma empresa com base no feeling e achismos é uma prática que já mostrou ser ineficaz. Por isso, o Business Central entrega relatórios e análises sobre tudo o que é importante: contabilidade, vendas, compras, estoque e interações com o cliente.

Com uma boa gestão de dados, você consegue tomar decisões mais rápidas e seguras. Afinal, elas serão embasadas em análises preditivas e em informações reais e confiáveis. Além disso, é possível:

  • analisar planilhas importadas do Microsoft Excel;
  • rastrear seus KPIs e indicadores de performance;
  • acessar gráficos de desempenho em tempo real da empresa, por meio da integração do Power BI.

2.2.3. Processamento de pedidos

Tem dificuldades para monitorar e controlar seus pedidos de compras e de vendas? O Dynamics 365 Business Central pode te ajudar com essa tarefa!

Graças à automatização de processos e atualizações constantes e em tempo real das informações, você evita comprar mais do que o necessário e equilibra seu estoque. Esse é um benefício que reflete em seu faturamento e te ajuda a crescer.

Veja mais algumas possibilidades interessantes:

  • alteração e correção de faturas publicadas no sistema de gestão financeira;
  • rastreio de contas a pagar;
  • controle de despesas eficiente;
  • registro de acordos de descontos, prazos e métodos de pagamento com fornecedores.

2.2.4. Vendas e marketing

Vendas e marketing são setores fundamentais para o desenvolvimento empresarial. Com as funcionalidades do Business Central, é possível elevar a qualidade da gestão dessas áreas e conquistar resultados expressivos.

Em primeiro lugar, é válido dizer que a plataforma facilita a integração dos dados de vendas com a contabilidade. Além disso, ele conecta as equipes de vendas e marketing para que aprendam a trabalhar juntas em prol dos mesmos objetivos.

Interessante, não é mesmo? Mas a solução vai além e traz diversas possibilidades para o cotidiano empresarial, como:

  • acesso rápido a endereços de cobrança e faturamento dos clientes;
  • acesso a informações valiosas sobre os clientes para entregar experiências memoráveis e aumentar as vendas;
  • visibilidade sobre as interações e status da negociação com cada cliente;
  • classificação de leads conforme o potencial de receitas.

2.2.5. Gestão de armazém

O Microsoft Dynamics 365 Business Central também conta com recursos para a gestão de armazém. Por meio dele, você automatiza tarefas e tem acesso a dados completos que simplificam a tomada de decisão e trazem mais eficiência aos processos.

Na prática, o inventário passa a ser realizado com base em fatos, o que dá ao gestor uma visão ampla e realista do desempenho do negócio, das margens de lucro e, claro, gargalos e pontos que devem passar por melhorias.

Além disso, a solução é flexível e pode ser adaptada ao longo do tempo, junto do crescimento e desenvolvimento da empresa.

2.2.6. Gestão de projetos e recursos

A gestão de projetos e recursos pode ser uma verdadeira dor de cabeça para os gestores. No entanto, quem migra para o Business Central consegue trabalhar de modo inteligente e executar tarefas de forma automatizada.

O monitoramento dos projetos, máquinas e colaboradores é feito por meio de planilhas e acesso a dados em tempo real. Assim, é possível assegurar resultados mais adequados aos objetivos do negócio. Veja mais algumas possibilidades:

  • geração de relatórios que subsidiam as decisões;
  • gestão dos níveis de uso de recursos;
  • controle de orçamentos a fim de evitar desperdícios.

2.2.7. Manufatura

Por fim, precisamos destacar as soluções do Business Central para a gestão de manufatura. Isso porque, seja qual for a sua necessidade, a plataforma aumenta sua eficiência operacional e ajuda sua equipe a alcançar a máxima performance.

Ficou curioso? Confira alguns dos recursos que estarão disponíveis ao seu negócio:

  • gestão de contratos e SLA;
  • relatórios e histórico de itens e componentes;
  • gestão do despacho de pedidos;
  • gestão de itens.

3. Por que migrar do Navision para o Microsoft Dynamics 365 Business Central?

Agora que você conheceu as diversas funcionalidades do Microsoft Dynamics 365 Business Central, já tem uma ideia de como sua empresa pode ser beneficiada com essa migração.

Ainda assim, como estamos falando de uma mudança importante e que exige esforços e investimentos, é sempre bom destacarmos as vantagens dessa decisão. Desse modo, você ficará seguro de que está fazendo o melhor para a sua empresa.

Antes disso, é preciso deixar claro que a Microsoft já parou de vender e emitir licenças da versão mais recente do Navision, o NAV 2018. Na prática, isso significa o anúncio do seu fim e a necessidade de que os clientes adquiriram o novo produto: o BC.

Em breve, os principais provedores de serviços deixarão de oferecer suporte aos seus usuários, visto que já estão se concentrando no produto principal e mais completo da empresa.

Além de tudo isso, não faltam motivos para modernizar a gestão do seu negócio. Confira!

3.1. Redução de custos

O Business Central opera em um ambiente na nuvem e você só paga pelo que usa. Assim, é possível personalizar à solução conforme as necessidades do seu negócio e reduzir custos de maneira inteligente, pois economizará com:

  • infraest rutura;
  • licenças;
  • suporte e manutenção;
  • implementação;
  • treinamento.

3.2. Simplificação do cotidiano empresarial

Um dos grandes diferenciais do Business Central é a capacidade de simplificar a execução de tarefas do cotidiano empresarial. Isso porque a automatização de processos otimiza o tempo dos colaboradores e facilita o trabalho.

Sua equipe não precisa perder tempo com atividades meramente burocráticas e pode se dedicar a funções mais estratégicas para o seu crescimento. Além disso, os inúmeros recursos da plataforma são indispensáveis ao sucesso do negócio.

3.3. Centralização dos dados

Não há dúvidas de que a migração para o Business Central é uma decisão estratégica. Um dos motivos para isso é a centralização dos dados, o que o torna muito mais útil e eficiente que o NAV.

Além de contar com Power Platform com Power BI, Power App e Flow, por exemplo, ele oferece relatórios e modelos preditivos obtidos por meio da integração com outras ferramentas de automação.

Em resumo, tudo o que você precisa para gerenciar sua empresa estará em um só lugar. Isso representa uma importante vantagem competitiva, redução de erros e melhor aproveitamento de oportunidades.

3.4. Melhoria da tomada de decisão

Tomar decisões com base em dados é muito mais seguro, não é mesmo? Exatamente por isso, é importante destacar que o acesso facilitado e rápido a informações em tempo real do negócio melhora sua capacidade de fazer escolhas vantajosas para a empresa.

Os dados sobre vendas, marketing, logística e finanças, por exemplo, podem ser visualizados sempre que necessário. Lembrando que, por operar em nuvem, isso pode ser feito de forma remota, até mesmo de fora da empresa.

3.5. Atualização contínua

Diferentemente do Navision, o Business Central é um modelo SaaS na nuvem. Por isso, ele está em constante atualização, evoluindo e adquirindo novos recursos.

As atualizações são automáticas, o que reduz o trabalho da sua equipe de TI e não atrapalha o funcionamento do negócio. Elas são feitas duas vezes por ano: em abril e em outubro. Ou seja, você conta sempre com a melhor e mais atual solução do mercado.

3.6. Mais segurança para sua empresa

Segurança é um assunto sério para as empresas contemporâneas e esse é mais um motivo para migrar para o Business Central. Ele é gerenciado pelo Azure, em um ambiente que pode ser configurado de forma fácil e permite a gestão das permissões de acessos dos dados.

Em síntese, seu negócio e suas informações estarão em segurança. Para isso, diversos recursos e tecnologias são empregadas, como:

  • criptografia ponto a ponto;
  • integração de credenciais;
  • backups.

4. Como fazer essa migração?

Depois de tudo o que você leu, ficou claro que migrar para o Business Central é a decisão mais estratégica para o seu negócio. Na verdade, estamos falando de um passo importante e indispensável para o seu crescimento, que será acompanhado por uma ferramenta moderna e mais completa.

A questão é: como e quando investir nessa mudança? Para te ajudar, selecionamos algumas dicas valiosas. Acompanhe!

4.1. A hora certa para migrar

A hora certa para migrar para o Microsoft Dynamics 365 Business Central é agora. Afinal, se você ainda conta com o NAV, tem em mãos um ERP desatualizado. Em pouco tempo, ele não será capaz de atender às suas demandas e pode atrapalhar seu crescimento.

Com a evolução da tecnologia e do próprio mercado, as necessidades dos usuários mudaram bastante. Por isso, há uma lacuna que precisa ser superada com a atualização do recurso.

Lembre-se de que a função do ERP é apoiar seu desenvolvimento. Por esse motivo, é preciso contar com uma solução que melhore a gestão de todos os setores do negócio, se adaptando conforme o seu crescimento e evolução.

4.2. Como migrar para o BC

Chegou a hora de modernizar seu sistema de gestão empresarial! Então, a primeira grande dica é procurar um parceiro da Microsoft para te ajudar a migrar para o Business Central com rapidez e segurança.

Essa empresa te guiará e fornecerá todo o suporte para que a solução seja implementada em menos tempo e sem perder dados importantes para o seu negócio.

A XPTA é a parceira oficial da Microsoft e especialista em soluções de gestão empresarial. Temos a experiência e o conhecimento necessários para superar os desafios e ajudá-lo a conquistar um retorno positivo com esse investimento.

Lembrando que o procedimento pode ser concluído de forma remota, tudo para oferecer o serviço ideal para as suas necessidades. Nesse caso, a implementação será feita com:

  • projeto virtual;
  • conferência virtual;
  • entrega a implementação digital;
  • assistência Go-Live;
  • treinamento dos usuários.

5. Conclusão

Como vimos, o Microsoft Dynamics 365 Business Central é a solução mais moderna e atualizada para o seu negócio. Esse ERP na nuvem tem tudo o que você precisa para crescer e conquistar uma gestão baseada em dados e mais estratégica.

Abandonar o Navision e dar esse passo para o futuro é bem mais que uma simples atualização. Na verdade, estamos falando de uma decisão capaz de impulsionar o desenvolvimento empresarial, entregando ao negócio um verdadeiro diferencial competitivo.

Por isso, não perca mais tempo e comece a desfrutar de todos os benefícios apresentados!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

https://xpta.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo.white_.footer.w245x40px.png
Rua Geraldo Flausino Gomes, 42, conjunto 62, São Paulo
11 2165 6970

Follow us:

ENTRE EM CONTATO

A XPTA é uma consultoria brasileira, parceira Microsoft, especializada na implementação de soluções de gestão empresarial.

Copyright © XPTA Consultoria 2021