TendênciasComunicação integrada empresarial: entenda sua importância e benefícios

julho 14, 20230

O desenvolvimento dos meios tecnológicos propiciou a criação de várias ferramentas comunicativas e aumentou significativamente os pontos de contato entre cliente e a empresa. Com uma concorrência de mercado cada vez maior, as companhias que sabem utilizar esses novos recursos estão se destacando frente a outras empresas.

Dessa forma, a comunicação integrada empresarial surge visando organizar o fluxo de informações, alinhar mensagens e promover a otimização das empresas para que elas sejam capazes de alcançar seu nicho de mercado de modo eficiente, tornando-se uma peça muito importante para o sucesso de estratégias de crescimento.

Sendo assim, preparamos este texto para que você entenda a importância e os benefícios da comunicação integrada empresarial. Continue lendo!

Importância da comunicação integrada empresarial

Essa comunicação se refere a estratégias e ferramentas que um negócio usa para transmitir suas mensagens aos clientes, fornecedores, colaboradores, comunidades, ou seja, qualquer público que esteja relacionado aos negócios de uma companhia. Esse modelo comunicativo pode ser utilizado por pequenas, médias ou grandes empresas e ele pode ser agrupado em atividades diferentes:

  • relações públicas;
  • marketing;
  • assessoria de imprensa;
  • agências de publicidade;
  • comunicação interna.

A organização de todos esses grupos cria a comunicação integrada empresarial. A opção de linguagem utilizada, dos canais, metas e dos formatos deve estar composta para que o negócio se comunique com maior precisão e eficácia.

Por muito tempo, as companhias trabalharam com a separação de setores de publicidade, marketing, vendas, assessorias, relações públicas etc., que lidam com a comunicação. Esse modelo provocava danos aos fluxos de processos e, em várias ocasiões, transmitiam mensagens que causavam conflitos entre si.

Esse problema ganhou mais importância com o surgimento da internet e da variedade dos canais e das informações repassadas rotineiramente pelas empresas. Um comunicado errado nas redes sociais, por exemplo, é capaz de viralizar de forma rápida e provocar prejuízos à reputação de um negócio.

Por isso é importante que profissionais de diferentes especialidades atuem em conjunto e de modo convergente para evitar esse tipo de situação.

Benefícios da comunicação integrada empresarial

Essa metodologia oferece diversos benefícios para o setor empresarial. Confira, agora, alguns deles.

Fortalecimento da marca

Pode-se apontar como uma grande vantagem desse tipo de comunicação o fortalecimento da marca e o reforço da imagem que é repassada ao público. Essa imagem reflete o que os consumidores imaginam da companhia e que impressões eles têm sobre ela.

A integração comunicativa serve, sendo assim, para prevenir desalinhamentos e prováveis confusões tanto na mente do seu público-alvo quanto dos funcionários da empresa.

A consistência das mensagens provoca maior fixação da marca nos clientes e sua empresa fica conhecida como um negócio de maior personalidade, além de sua voz ser reconhecida mesmo em meio a várias situações adversas, o que simplifica a construção de relacionamentos com o público.

Maior eficiência na promoção

Um benefício rapidamente percebido pela comunicação integrada empresarial é a efetividade maior de seus esforços de promoção, uma vez que uma única mensagem pode produzir mais impactos do que várias mensagens que não apresentam conectividade entre si.

Com a utilização desse modelo de comunicação, a companhia alcança uma mesma voz em todo canal e formato usado, fazendo com que a mensagem seja absorvida e entendida de modo mais fácil e objetivo.

Ao criar uma comunicação mais eficiente, se torna possível que mais de uma meta seja alcançada ao mesmo tempo. Além de simplificar a condução do potencial consumidor pelo funil de vendas, você pode conseguir uma maior fidelização.

Redução de custos

Em tempos que crises e incertezas que a nossa economia vivencia atualmente, principalmente por conta da pandemia em 2020, toda empresa se importa em reduzir custos e buscar soluções inteligentes para evitar desperdícios de seus recursos.

Entender as novas viabilidades, ajustar posturas e investir na criatividade pode ser uma excelente saída para as corporações. Mais do que um benefício competitivo e reforço nas ações de posicionamento da marca, a comunicação integrada empresarial também se apresenta como uma vantagem para a redução de gastos no orçamento, como também na diminuição de retrabalhos.

Quando os variados segmentos de um negócio conversam entre si, surge a possibilidade de se pensar e planejar de modo que permita o uso de um mesmo material em diferentes mídias, passando somente por adequações e ajustes.

Integração de equipes

Ao conversar sobre economia, muitas empresas cogitam como uma forma de promover isso realizar o corte de pessoal. Contudo, é preciso dizer que essa ação nem sempre quer dizer redução de gastos, uma vez que o desligamento de colaboradores também traz custos. No setor de comunicação, isso pode ser evitado por meio da integração de equipes.

A segmentação de atividades de comunicação e marketing pode resultar em estratégias e mensagens diversas saindo de cada segmento, o que prejudica a imagem do negócio em várias questões.

Por conta disso, pode-se concluir que as vantagens de integração de equipes não são somente de perfil financeiro, mas também de eficácia das ações de comunicação. Desde o planeamento até a execução final das ideias, a integração incentiva maior celeridade e alinhamento, menos rivalidade entre times de colaboradores e maior ganho de tempo.

Pode-se salientar, ainda, que a integração das ações de marketing offline e marketing online apresentam como vantagem o fato de que uma estratégia que se inicia online pode ter seu desfecho no ponto de venda da companhia e vice-versa.

Diminuição de efeitos de uma crise

Quando uma corporação passa por ocasiões complicadas e resolve mostrar para seu público interno sua real situação e as ações projetadas para otimizar, ela consegue reforçar a união entre seus colaboradores.

Mas é preciso ficar claro que isso somente é viável se todas as vantagens anteriores forem percebidas pelo seu time. Não espere comprometimento de um profissional desalinhado com as metas do negócio, insatisfeito com o local de trabalho ou desprestigiado.

Caso haja um canal que eles possam deixar suas ideias de melhorias e receber um feedback por isso, as possibilidades de as soluções surgirem são maiores.

Enfim, para que a comunicação integrada empresarial seja bem-sucedida, é imprescindível que a empresa conte também com soluções tecnológicas que sejam capazes de otimizar todos seus processos, como o uso de um CRM (Customer Relationship Management) que vai simplificar toda a comunicação interna e externa na companhia.

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