ERPCRM marketing e automação: entenda as diferenças

julho 28, 20230

Não é nenhuma novidade o quanto a internet, principalmente pelo celular, modificou o comportamento dos clientes nos últimos anos. Com a pandemia, a migração das compras para o universo on-line se intensificou ainda mais.

Porém, no mundo virtual, a concorrência é bem maior, e o consumidor é mais exigente. Assim, chamar a atenção do público exige novas estratégias. É justamente nessa lacuna que entra o CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente).

Com uma boa tática de CRM, a empresa amplia seus controles e a velocidade com que responde às interações. Contudo, isso exige investimento tecnológico para atender em larga escala. Para se ter uma ideia, em dezembro do ano passado, uma das principais publicações de marketing, a revista Meio&Mensagem, já trazia artigo para falar sobre a importância de automatizar o contato com o cliente.

Nesse cenário, é chegada a hora de pensar em ferramentas de CRM e automação de marketing. Afinal, não basta estar on-line: é preciso ter visibilidade na rede mundial! Quer saber mais? Então, venha com a gente e descubra várias outras dicas para cativar sua audiência!

O que são as ferramentas de CRM?

Um CRM é uma solução de tecnologia para administrar seu relacionamento com o público. Com um sistema desse, é viável orquestrar todos os contatos entre leads/clientes e um negócio.

Assim, pedidos de informações, compras efetuadas, atendimento para esclarecer dúvidas, entre outros momentos de diálogo, são registrados e armazenados pelo software. Com um banco de dados amplo e consistente, é possível interpretar esses dados até transformá-los em insights de vendas.

Quais as diferenças entre CRM marketing e automação de marketing?

No atual cenário, não basta convencer o cliente de que um produto é bom. Na verdade, ele deve ser informado, educado, encantado e envolvido. Assim, os esforços necessários são bem mais amplos do que fazer ofertas.

Mas o que o CRM marketing e as ferramentas de automatização têm a ver com isso? É simples: o CRM vai mostrar em qual etapa do funil de vendas um prospect se encontra. Desse modo, serão entregues ao time de vendas chances valiosas de abordar do jeito certo e na hora apropriada.

Por sua vez, os instrumentos de automação realizam as funções necessárias para manter o interesse da audiência. Por exemplo, mandar e-mails. Veja um pouquinho mais sobre as diferenças entre esses recursos logo a seguir.

CRM marketing

O software CRM é praticamente um scanner de todo o processo de vendas. Assim, ele captura e armazena dados sobre os momentos de interação do público com a empresa. Esse conteúdo passa por processamento até virar informação valiosa para o vendedor lá na ponta. Dessa forma, a companhia oferece um atendimento muito mais satisfatório e ainda amplia as chances de expandir seu desempenho comercial.

Ferramentas de automação de marketing

Já as soluções de TI para automatizar o marketing digital têm um papel de execução, de colocar as engrenagens para funcionar. Afinal, fascinar o público abrange inúmeras atitudes e incontáveis procedimentos. Veja exemplos de tarefas automatizadas:

  • elaboração de formulários e de páginas para encontrar leads;
  • desenvolvimento e gerenciamento de mídias digitais (site, blog, páginas nas redes sociais etc.);
  • publicação de conteúdo informativo e valioso para o público nos horários mais convenientes em cada caso;
  • envio de e-mail marketing;
  • análise de resultados;
  • emissão de gráficos e relatórios.

Ufa! É muita coisa para fazer, não é mesmo? Por esse motivo, a automação é urgente, ainda mais para as empresas que ambicionam/necessitam viabilizar negócios escaláveis.

Essas ferramentas executam funções complexas que seriam impossíveis de fazer manualmente. Por exemplo: criar e-mails subordinados a comportamentos dos clientes. A ideia é mais ou menos assim: se um cliente solicita um orçamento, recebe um e-mail automático confirmando. Caso curta determinado post, será contemplado com um material gratuito e assim por diante.

Ou seja, estratégias multifacetadas como essas dependem de procedimentos automáticos. Caso contrário, esse tipo de abordagem seria impraticável no dia a dia devido ao seu extenso volume.

Por que trabalhar com os dois recursos ao mesmo tempo?

Muita gente confunde o CRM marketing com ferramentas de automação. No entanto, depois de saber as diferenças entre as soluções, não é difícil chegar à conclusão de que elas se complementam. E de fato é isso que acontece. Assim, são muitas as vantagens de ter um CRMintegrado a mecanismos de automatização do marketing. Veja algumas delas!

Compartilhamento do conteúdo

Uma plataforma alimenta a outra. Desse modo, o CRM trará o perfil do público e de seu comportamento. Por sua vez, os instrumentos de automação vão planejar, executar e avaliar as campanhas publicitárias.

Ampliação das taxas de conversão

As taxas de conversão quase sempre aumentam com essa parceria. Isso porque o vendedor recebe informações quando o cliente demonstra na internet que está pronto para a compra.

Por exemplo: ele já curtiu o produto, chegou a carregar o carrinho on-line ou simplesmente fez um comentário positivo no site. Essas atitudes são percebidas e lidas pelos sistemas, que avisam o time de vendas.

Por isso, quando é feita a abordagem, o consumidor está muito mais propício a fechar o negócio. Isso economiza tempo e esforços da equipe comercial e certamente impulsiona o índice de rentabilidade.

Avaliação de resultados

Cada ação ou campanha de marketing é medida em relação à receita. Assim, descobre-se qual delas tem mais retorno, quais são inócuas ou até mesmo aquelas que não devem ser mais repetidas. Em palavras simples, os números mostram o que dá certo e o que não dá. Ou seja, a organização se torna capaz de mudar os rumos e de se manter em direção ao crescimento de forma constante.

O que procurar em uma solução de CRM marketing?

Não existe uma fórmula para escolher sua solução de CRM. Afinal, a decisão deve levar em conta a realidade de cada negócio, seu tamanho, seus problemas e suas necessidades. Porém, já que você chegou até aqui, que tal conhecer o NetSuite CRM?Essa ferramenta proporciona cotações, gestão de encomendas, cálculo de comissões, estimativas de vendas e muito mais. Há três módulos complementares entre si.

Automação da Força de Vendas

Entrega oportunidades, upsell e supervisionamento de cotações para previsão de vendas. Além disso, ela faz a gestão de pedidos e controla o cumprimento e as comissões das transações realizadas.

Com ela, o time comercial ganha uma visão plena e pormenorizada de tudo que acontece no relacionamento com o cliente. E quando dizemos tudo, é tudo mesmo: desde os casos de suporte até os dados de back-office, como detalhes do inventário e dos contratos firmados. Um painel que se atualiza em tempo real proporciona discernimento para vender mais e fechar mais renovações.

Automação do Marketing

Cria e executa estratégias muito eficazes. Com ela, é muito fácil gerar leads altamente qualificados. Esse módulo segmenta o público, ajudando a desenhar suas ações de publicidade. Mas ela também rastreia o comportamento do prospect. Assim, você interage de maneira customizada em redes sociais e e-mail marketing.

Como resultado, a empresa obtém uma expressiva redução de custos com as estratégias de persuasão. Afinal, a companhia não vai mais desperdiçar esforços e tempo do time de vendas com quem não se interessa pelo negócio.

Gerenciamento do Serviço ao Cliente

Nossas soluções propiciam a informatização de toda a gestão de relacionamento com o cliente, ajudando a aumentar o grau de contentamento do público com sua empresa.

Assim, damos um completo apoio para gerar up selling e cross selling. Mas tem mais: oferecemos atendimento inteligente 24 horas e conexão com sistemas de telefonia. Neste último caso, dá para identificar automaticamente as chamadas mais relevantes para o faturamento. Ou seja, o time estabelece prioridade nos retornos em poucos cliques.

Portanto, o CRM e a tecnologia são fundamentais para manter a competitividade no atual contexto econômico. Porém, a união de sistemas de CRM com ferramentas de automação de marketing conduz a empresa a alcançar um modelo muito diferenciado de tratamento da audiência.

Na prática, isso significa mais chances de oportunidades e de alavancar o faturamento. Agora que você já sabe o que é o CRM, que tal ir um pouco além no assunto? Então, leia também nosso artigo que aborda a integração de ERP com CRM!

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