ERPmanufaturaPor que devo investir em um sistema de gestão de manufatura?

agosto 3, 2021

De acordo com pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), 54% das empresas que investiram em tecnologia no ano passado tiveram faturamento igual ou maior do que antes da pandemia. Na prática, isso significa que as organizações que aportam recursos em inovação estão melhores na crise do que as demais. Nesse contexto, contar com sistemas avançados de informática para aprimorar a gestão de manufatura torna-se fundamental.

Até alguns anos atrás, essa atitude era um diferencial competitivo. No entanto, com a pandemia da Covid-19, a questão passou a ser, mais do que nunca, de sobrevivência. Com um ERP de gestão de manufatura, o diálogo entre funcionários fica mais fluído, os produtos são encontrados em poucos segundos, e os gargalos no fluxo de trabalho ficam evidentes mais cedo.

O resultado de tudo isso são operações mais eficientes: o gestor consegue, com tranquilidade, honrar datas e orçamentos! Quer saber mais sobre os ganhos de um sistema de gestão de manufatura? Então descubra agora mesmo neste post!

Quais são as vantagens de um ERP para esse setor?

Um sistema ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais) de gestão de manufatura oferece um controle mais preciso de todas as atividades. Assim, detecta-se falhas e desperdícios praticamente em tempo real.

Além disso, esses programas apontam um calendário para a manutenção preventiva das máquinas. Mais uma possibilidade é o software monitorar as condições operacionais de cada equipamento ou maquinário. Assim, ao menor sinal de desvios, um alerta é emitido pela plataforma.

Estamos falando de soluções que dão visibilidade, tratamento analítico para os dados, condições seguras de armazenamento, integração e muito mais! Dê só uma olhadinha em algumas das vantagens que separamos para você!

Gerenciamento minucioso do estoque

Um sistema focado em gestão de manufaturas vai ajudar a ter um estoque de peças sempre muito bem equilibrado. Com esse recurso, você programa melhor suas compras e evita alongar seu tempo de resposta diante de panes imprevistas. Afinal, sempre terá suas opções de reposição em dia. Também é possível criar um cronograma mais inteligente para a manutenção preventiva, diminuindo as horas de interrupção programada.

Redução nos custos

Com o monitoramento constante dos equipamentos, eles tendem a quebrar menos. Isso, ao longo de um mês, representa uma economia com aquisição de insumos de manutenção, como novas peças e ferramentas de conserto.

Contudo, a longo prazo, a infraestrutura fabril terá sua vida útil aumentada, o que pode representar milhões poupados. Vale lembrar, ainda, que, com a redução nos erros durante a manutenção preventiva, se obtém uma queda no gasto com energia elétrica. Isso acontece porque os aparelhos, quando ficam em mau estado, tendem a necessitar de mais eletricidade para o seu funcionamento.

Operações mais eficientes

O bom andamento da gestão de manufatura vai impactar positivamente a produção em si. Com isso, os gestores do primeiro departamento ganham mais visibilidade dentro da companhia. Um sistema de ERP controla a quantidade de insumos estocados, acelera o fluxo da informação e aponta erros em tempo real. Assim, os processos seguem mais tranquilos e sem grandes intercorrências.

Evolução na qualidade

Como consequência natural dos itens anteriores, o produto final acaba ficando redondinho lá na ponta. Quando isso acontece, agrega-se valor às mercadorias, elevando a capacidade da empresa de fazer um bom negócio com mais frequência. Assim, isso abre uma brecha para a expansão dos rendimentos. Indiretamente, surge, ainda, a vantagem da satisfação do cliente que, embora subjetiva, é sensível para qualquer segmento.

Ampliação da produtividade

As soluções de TI para a manufatura colocam esse setor da indústria no patamar Gestão 4.0. Toda a agenda de intervenção programada é feita com muita antecedência, de modo que é possível montar roteiros mais inteligentes. Assim, o gestor consegue realizar um número muito maior de procedimentos em determinado intervalo. Dá para aproveitar melhor os insumos, as ferramentas e a mão de obra.

Uso racional dos dados

Com um software de gestão de manufatura, os principais KPIs do setor serão calculados automaticamente. Dessa forma, o líder acessa, em dashboard amigável, as informações sobre máquinas, fenômenos, pessoas, desempenho etc.

Todo esse conteúdo é processado e transformado em relatórios que servirão de bússola em sua tomada de decisão.

Como escolher um bom sistema de gestão de manufatura?

Bom, agora que você já sabe quais são os benefícios do investimento, é hora de partir para o mercado! Porém, já adiantamos: não existe uma receita única para encontrar o fornecedor! No entanto, alguns aspectos da implementação servem para todas as empresas. Por exemplo: é preciso muito autoconhecimento para saber o que a organização espera da ferramenta.

Ou seja, para entender como escolher um ERP de manufatura, primeiro, a companhia precisa compreender as suas falhas, os seus potenciais e as suas urgências Apesar das peculiaridades de cada negócio, alguns requisitos são essenciais a todos eles. Observe!

Integração

A ferramenta escolhida deve oferecer integração com seus atuais bancos de dados e, também, com outros setores da empresa — ainda mais agora, com a necessidade do home office para parte da equipe. O trabalho no pós-pandemia vai depender ainda mais de soluções de TI conectadas. Assim, você pode acessar a demanda que, agora, chega lá na produção. Com isso, você ganha tempo para se programar e atender a cada um dos pedidos com calma e planejamento.

Da mesma forma, pode saber o que acontece nas vendas, nas entregas, no marketing, no transporte etc. Com essas informações, você terá uma redução de erros nos pedidos de materiais e de atrasos nas intervenções. Ou seja, lembre-se de priorizar ferramentas robustas na questão da aderência a outros sistemas. Isso é muito importante para o sucesso do investimento.

Personalização

Na hora de optar por seu software de gestão de manufatura, a customização é prioridade total! Lembra quando falamos, há pouco, sobre a necessidade de autoconhecimento? Depois que os problemas estiverem levantados, as soluções de informática devem ser adaptadas para resolvê-los.

Ou seja, a personalização da plataforma às suas necessidades é um requisito obrigatório. Além disso, se a empresa tem planos de crescimento ambiciosos, será bom preferir um ERP escalável. Assim, você foge de futuras migrações por causa de uma expansão exponencial diante de uma estrutura de TI limitante.

Bom suporte na implementação

O fornecedor deve oferecer um suporte de qualidade para o período de transição e implementação. Nesse sentido, questione sobre treinamento de usuários, tempo de resposta para budgets e disponibilidade de técnicos e consultores.

Rastreabilidade

Hoje em dia, existem modernas tecnologias de rastreabilidade de peças e equipamentos. Não importa qual modelo a ferramenta oferece, desde que seja de qualidade. Pode ser por sensores, QR Code ou outra técnica. Mas você precisa saber o paradeiro de máquinas, equipamentos, peças e insumos em tempo real. Dessa forma, esse é mais um item para colocar na sua lista.

Gestão automática de ordens de serviço

Boas ferramentas de gestão de manufatura gerenciam automaticamente todo o ciclo de vida de uma ordem de serviço. Desse modo, os pedidos gerados, em andamento e concluídos são monitorados instantaneamente, de qualquer lugar ou hardware. Por esse motivo, essa é mais uma funcionalidade interessante para uma plataforma de TI focada nesse setor.

Alimentação do fluxo produtivo

Pesquise também sobre os recursos disponíveis para automatizar a alimentação da produção. A ideia é que haja automação das operações entre o almoxarifado e a planta da fábrica. Assim, tanto o armazenamento como a logística de transporte da matéria-prima até os maquinários serão feitos com mais critério e objetividade.

Portanto, um sistema de gestão de manufatura traz muitos benefícios para a rotina e o desempenho. Assim, é possível ampliar controles e otimizar recursos e mão de obra!

E você? O que procura em um sistema de gestão de manufatura? Queremos muito saber! Deixe seu comentário aqui!

https://xpta.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo.white_.footer.w245x40px.png
Rua Geraldo Flausino Gomes, 42, conjunto 62, São Paulo
+55 11 99458 3547
marketing@xpta.com.br

Follow us:

ENTRE EM CONTATO

A XPTA é uma consultoria brasileira, parceira Microsoft, especializada na implementação de soluções de gestão empresarial.

Copyright © XPTA Consultoria 2021