UncategorizedGestão 4.0: como preparar sua empresa para esse modelo?

junho 15, 20230

O conceito de gestão 4.0 é inspirado na quarta revolução industrial, pela qual nossa sociedade está passando. Graças à transformação digital e aos avanços acelerados da tecnologia, essa nova forma de pensar os processos administrativos ganhou força nas empresas — e os resultados são muito interessantes.

Grosso modo, o conceito está relacionado à liderança 4.0 e propõe uma forma mais flexível, aberta e interativa de controle e organização. Com o uso inteligente dos recursos de TI, a gestão 4.0 promove a integração de canais de comunicação (gestão omnichannel) e coloca a experiência do cliente (ou usuário interno) no centro dos processos. Mas, afinal, como se preparar para essa nova forma de atuar?

Criamos este post especial justamente para responder a essa questão. Veja a seguir algumas dicas fundamentais que vão ajudar você a aplicar a gestão 4.0 na sua organização!

1. Defina objetivos específicos

Uma das características fundamentais da gestão 4.0 é sua capacidade de integrar equipamentos, tecnologias e capital intelectual para otimizar os processos da organização. Entretanto, preparar o terreno exige mais do que simplesmente investir aleatoriamente nessas frentes. É preciso ter objetivos específicos, para que cada nova etapa seja gerenciável e os resultados sejam mensuráveis.

Qual é, então, a principal demanda da sua empresa? Quer atender seus clientes com mais eficiência? Quer reduzir custos no oferecimento de um serviço? Quer acelerar o tempo de entrega dos projetos?

Cada objetivo definido traz consigo informações mais específicas que ajudam a guiar a estratégia de gestão.

2. Aposte na automação de processos

Se a definição de um objetivo ajuda a definir estratégias mais adequadas para que a gestão 4.0 seja adotada com eficiência, algumas iniciativas mais amplas impactam positivamente qualquer setor. Um bom exemplo disso é a automação de processos. Não é à toa que ela deve ser responsável por mudanças radicais no mercado nos próximos anos, inclusive substituindo empregos e criando novos, como mostra esse artigo da Forbes.

Uma vez definido em que direção sua empresa quer seguir, a automação ajuda a encurtar caminhos, reduzir a burocracia e dar aos profissionais mais tempo para focar em atividades que realmente exijam sua atenção — como tomadas de decisão, processos criativos etc. A parte mais simples e repetitiva do trabalho deve ser automatizada, mesmo no ambiente digital.

Essa é uma alternativa cada vez mais viável, graças a tecnologias inovadoras como a Inteligência Artificial (IA) e o Machine Learning.

3. Melhore a comunicação

Uma comunicação eficiente é um dos principais elos que unem esse conceito à liderança 4.0. A nova dinâmica das empresas exige que os profissionais tenham mais liberdade e autonomia, sendo responsáveis pelos resultados e interagindo bem com os gestores. Entretanto, esse comportamento deve vir de cima.

O gestor 4.0 deve manter bons relacionamentos com os membros da sua equipe — assim como os de outras. É preciso ser fiel às palavras e, portanto, ter muito cuidado ao passar uma mensagem, para não ser mal interpretado ou fazer promessas vazias.

Outro ponto que merece atenção especial é a importância de trabalhar o desenvolvimento das equipes (em nível coletivo e individual). Em curto e longo prazo, isso ajuda a melhorar os resultados obtidos pela empresa, além de motivar os colaboradores.

4. Integre setores

A flexibilidade deve estar presente no trabalho do gestor, mas também na organização interna da empresa. Nesse sentido, uma tendência que vem ganhando espaço é a integração de setores — se o objetivo é ser ágil e produtivo, não há motivo para manter uma estrutura engessada e mais burocrática.

Com um bom ERP na nuvem, por exemplo, é possível integrar os dados de diferentes departamentos e garantir que todos trabalhem com base nas mesmas informações. A princípio, isso gera um alinhamento maior entre os setores.

Entretanto, o objetivo a médio ou longo prazo deve ser a integração total. O objetivo é permitir uma sinergia maior dentro da empresa, evitando que as atividades ocorram de forma muito independente. Quanto menos fronteiras existirem entre os setores, mais ágil é o trabalho feito por eles.

Vale destacar que isso traz também benefícios importantes pra a comunicação interna da empresa.

5. Invista em tecnologias

A maioria das etapas citadas acima tem grande impacto na rotina da empresa, mas dependem diretamente da adoção de tecnologias inovadoras para serem devidamente implementadas. Uma comunicação omnichannel, por exemplo, só é possível com a adoção de ferramentas que permitam essa integração de canais, centralizando os processos de atendimento em uma única equipe — e em uma única plataforma.

A automação de processos, por sua vez, ocorre basicamente por meio de tecnologia especializada. Já uma solução de CRM promove melhorias na experiência de compra e do próprio relacionamento com o cliente. Basta observar, por exemplo, o fortalecimento das lojas virtuais (e-commerce) nos mais variados setores comerciais.

Uma gestão 4.0 deve ser online para tirar proveito do que a transformação digital oferece de melhor.

6. Monitore as estratégias e os resultados

O monitoramento do desempenho da empresa é parte essencial da gestão 4.0, já que é o principal mecanismo para garantir que os resultados prospectados estão sendo alcançados. Isso também depende de uma boa dose de tecnologia. No oferecimento de serviços, por exemplo, um solução de Business Intelligence e canais digitais de controle de vendas são ferramentas que ajudam a monitorar em tempo real os resultados alcançados.

Com base nesses dados, é possível identificar desvios e tomar providências para solucionar problemas com muito mais rapidez. Contudo, é importante que isso seja posto em prática também focando os objetivos estabelecidos no planejamento.

A gestão 4.0 e as tecnologias que permitem aplicá-la funcionam melhor se há um direcionamento claro daquilo que se espera alcançar. Vale lembrar que essa é uma tendência que pode se tornar a verdadeira regra do mercado — e quem não se adequar pode perder espaço gradativamente, já que métodos obsoletos custam mais e comprometem os resultados alcançados pela organização.

Então, agora que você já tem em mãos as melhores práticas para levar a gestão 4.0 à sua empresa, faça uma análise do cenário atual em que ela se encontra e trace seus planos. Essa mudança de comportamento ajuda a levar a organização para a transformação digital, algo fundamental para quem almeja alcançar o sucesso no mercado em que atua!

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