gestão de estoquePasso a passo: saiba como adotar o conceito de negócios escaláveis

julho 20, 2023

Era bastante comum que, anteriormente, algumas empresas fossem capazes de se expandirem, mantendo a estrutura atual de negócio. Contudo, com um mercado cada vez mais dinâmico, toda empresa precisa se adaptar para crescer de modo mais rápido. Sendo assim, os negócios escaláveis estão se tornando um atributo cada vez mais presente no mundo corporativo.

Essa escalabilidade empresarial é um modelo que eleva o faturamento sem que suas despesas sofram aumento equivalente conforme a empresa cresce. Assim, a rentabilidade do negócio é aumentada com muito mais facilidade. A escala nas organizações permite que elas façam mais com menos, podendo alcançar um número considerável de clientes com investimentos relativamente baixos.

Neste post você conhecerá o passo a passo de como adotar o conceito de negócios escaláveis em sua empresa. Confira agora!

Compreenda o que são negócios escaláveis

Negócios escaláveis são aqueles em que você pode aumentar os ganhos sem ampliar as despesas na mesma medida. Isso inclui os custos de investimentos em expansão, visto que não será preciso adotar uma nova estrutura do zero.

De acordo com o crescimento empresarial, as principais despesas são direcionadas para a otimização de processos, à adoção de soluções tecnológicas, à contratação de pessoal, ao maquinário adquirido e aos demais investimentos fundamentais para suprir toda a demanda.

Para que uma empresa tenha negócios escaláveis, é necessário que ela simplifique e padronize seus processos internos, de forma que consiga aumentar a produção com o uso de muito menos recursos e mais agilidade. Dessa forma, é possível reduzir as despesas e, assim, ampliar o faturamento líquido.

Passo a passo de como garantir a escalabilidade da empresa

Caso o empreendimento contar com as características necessárias para se tornar escalável, é preciso investir em uma série de práticas para aplicar o modelo de negócio. Ao longo do tempo, essas alterações simplificarão os processos e aumentarão a sua rentabilidade. Veja, a seguir, como promover a escalabilidade empresarial.

Mapeie e padronize processos

O mapeamento e a padronização de processo são fases essenciais para toda empresa que deseja ter negócios escaláveis. Esse processo faz com que a companhia adquira maior agilidade para atender às suas demandas com eficácia.

Para isso, é fundamental identificar todos os processos envolvidos nas operações da empresa. Logo depois, se devem simplificar os procedimentos com a desburocratização e algumas alterações no fluxo de trabalho. Esse procedimento não é rápido e pode levar semanas ou meses para ser feito.

O uso de softwares e ferramentas são importantes para garantir o sucesso nessa etapa. Assim, a empresa precisa identificar quais são as necessidades de cada área e investir em recursos customizados para a sua realidade empresarial.

Invista em treinamentos

Uma das funções de negócios escaláveis é poder ser ensinado. Por isso, é essencial que a corporação invista em treinamento correto para novos colaboradores. Isso vai auxiliar na garantia de padrão de qualidade, mesmo com a rotatividade de pessoal.

Dessa forma, a empresa deve identificar o melhor modo de repassar esse conhecimento o treinamento pode ser realizado por colaboradores mais experientes, uma vez que eles entendem melhor os problemas do processo de aprendizado. Além do mais, é interessante disponibilizar materiais para que eles possam consultar em situações de dúvidas.

Investir na capacitação constante dos funcionários é um meio importante para negócios escaláveis. Com isso, os trabalhadores poderão trazer mais inovação para dentro da empresa, o que incentivará um constante desenvolvimento interno.

Procure por um diferencial de mercado

Outra função que deve ter em negócios escaláveis é a capacidade de oferecer um item que seja importante para o consumidor. Para isso, a companhia deve identificar o seu Product Market Fit – que nada mais é do que achar uma mercadoria que se encaixa perfeitamente nas necessidades do cliente.

Esse processo pode levar bastante tempo, como meses, e é criado a partir de diversos testes. Assim, o negócio desenvolve um protótipo do item, lança no mercado e depois analisa a resposta do seu público. A partir disso, são realizadas as adequações necessárias até alcançar o modelo perfeito, o tornando mais competitivo.

Determine metas

É mais simples criar mecanismos e gerar resultados quando você tem uma meta bem concisa na sua cabeça. Sem isso, fica muito mais complicado dar passos consideráveis em direção aos resultados que você procura, além de não ser viável dizer quando se alcança objetivos que deseja.

Antes de iniciar a elaboração de qualquer tipo de planejamento ou fazer qualquer investimento, procure estabelecer quais são as metas de escalabilidade e rentabilidade da sua companhia. A partir disso, você terá muito mais facilidade para definir as estratégias mais eficientes e como elas podem ser colocadas em prática.

Otimize suas despesas

Fazer com que um negócio se torne escalável exige muito investimento inicial, que se compensa no longo prazo. No entanto, para que você consiga realizar tudo isso, é fundamental também reduzir as despesas da sua empresa no cotidiano. Vários pequenos custos tendem a se acumular enquanto você não fizer uma limpeza nos seus processos.

Inicie com coisas comuns, como desperdícios de materiais ou falhas de eficiência do dia a dia, passando para despesas mais abrangentes com o passar do tempo. Assim, você diminuirá suas despesas básicas, criando maior rentabilidade de boa parte dos seus processos.

Mensure seus resultados

Além de ter uma meta, também é preciso ter um modo de acompanhar seu progresso ao longo do caminho. Não basta saber se você conquistou ou não um objetivo, é preciso entender qual foi sua margem de sucesso ou de falha e utilizar essa informação para tomar novas decisões e criar planos otimizados.

Para isso, é primordial contar com indicadores de sucesso, dados que melhor representam os resultados conquistados no decorrer do seu investimento. Eles podem ir desde a rentabilidade global de uma área até a quantidade de horas dedicadas a cada atividade. Tudo depende somente da sua meta específica que você busca para seus investimentos.

Enfim, conquistar negócios escaláveis exige algumas práticas fundamentais e a tecnologia é uma grande aliada nesse processo. Procure por ferramentas de gestão que possam auxiliar no crescimento da sua empresa para conseguir ampliar todas as suas operações.

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