dynamics CRM8 benefícios de um CRM para a gestão de relacionamento do cliente

janeiro 19, 20220

Vender para uma multidão sem nome não faz o menor sentido depois da transformação digital. Afinal de contas, ferramentas de tecnologia ajudam a fisgar o público ideal na imensidão da internet. No entanto, não basta encontrar o cliente de ouro: também é preciso fazer uma gestão de relacionamento cativante para mantê-lo interessado.

Em outras palavras, a forma como um negócio lida com seu banco de dados de leads é determinante para o sucesso. Por um lado, a migração para o digital rompeu fronteiras. Por outro, o ambiente on-line desafia as empresas a superar a barreira da superficialidade, ou seja, os laços com os clientes devem ser alimentados para que essa ligação não se esgarce com o tempo.

Nesse contexto, nada melhor do que um software CRM (Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente). Por meio dele, é possível unificar as informações, aperfeiçoando a comunicação. Quer saber mais sobre como encantar clientes? Então, confira neste post 8 benefícios de um CRM na sua gestão de relacionamento!

1. Unificação de dados

Um CRM agrega em uma plataforma todos os dados dos clientes. Assim, basta digitar o nome para acessar automaticamente muitos outros registros sobre essa pessoa, como e-mail, número do WhatsApp, telefone, perfis nas redes sociais etc.

Mas, além dos contatos, a ferramenta guarda e analisa o comportamento do cliente ao longo da relação. Desse modo, o sistema exibe acontecimentos e descrições como as seguintes: qual foi a última compra, quanto o cliente gasta em média, episódios de insatisfações e desgastes, entre outros tipos de informes.

2. Monitoramento do funil de vendas

Seguindo a nossa linha de raciocínio, como a plataforma armazena todos os fatos, as interações com o público podem ser consultadas a qualquer momento. Isso inclui mensagens de chat ao vivo, conversas via e-mails e atendimentos no site/e-commerce.

Assim, a empresa acompanha bem de perto em que etapa do funil de vendas está cada lead/consumidor, isto é, o sistema aponta quais são as pessoas com interesse real em suas ofertas e quais são as que sentem dúvidas sobre seu produto ou serviço.

3. Acesso remoto

O trabalho remoto é uma das principais tendências da gestão empresarial após a pandemia. Nesse cenário, a mobilidade de um CRM faz toda a diferença para um atendimento ao público mais rápido e eficiente.

Afinal, é viável acessar a solução de qualquer dispositivo e lugar. Assim, a equipe que estiver em trânsito, em home office ou mesmo em trabalho externo pode tirar pequenas dúvidas do público pelo smartphone.

Conservar um cliente atual é entre 6 e 7 vezes mais econômico do que conquistar novos. É o que afirma o estrategista de negócios Frederick Reichheld em pesquisa feita pela Bain & Company.

Por esse motivo, o CRM agrega valor ao produto ou ao serviço de um modo fantástico. Afinal, não será preciso abrir o PC da empresa para conseguir informações salvas no software.

Assim, o atendente emite faturas, lembra de uma mensalidade devida e lê um breve resumo do histórico do cliente de qualquer hardware ou posição geográfica.

4. Personalização

Uma plataforma de CRM, como já contamos, guarda um verdadeiro dossiê sobre cada cliente. Assim, a empresa pode se debruçar sobre esses dados para conhecer melhor quem é quem. Desse modo, os gestores montam táticas de vendas personalizadas, como separar quem tem filhos para oferecer brinquedos no Dia das Crianças.

Para quem atua no B2B, o sistema mostra aquilo que os consumidores mais importantes geralmente contratam ou compram. Assim, os esforços são concentrados de maneira customizada, fazendo com que o cliente se sinta especial, algo indispensável para uma boa gestão de relacionamento.

5. Otimização de processos

O CRM coloca para rodar a gestão 4.0 de forma muito eficaz, já que foi projetado para isso. Para tanto, ele ajuda a desempenhar as tarefas do dia a dia com mais eficiência. Entre os recursos de simplificação de processos, destacam-se modelos pré-prontos de e-mail. Assim, o CRM tem esboços para cartas, propostas, convites, boletins informativos e muito mais.

Por falar em e-mail, dá para automatizar o envio das mensagens com semanas e até mesmo meses de antecedência. Além disso, o programa emite alertas para o time de vendas dar o retorno ao consumidor no prazo combinado.

Mais um atrativo desse tipo de software é o apoio para escrever mensagens de SMS e de correio eletrônico. No final das contas, os processos aumentam a sua velocidade ao mesmo tempo em que os erros caem. Com essa combinação, a companhia amplia a retenção de clientes.

6. Abordagem de vendas mais inteligente

Com um sistema CRM, as equipes comerciais vendem mais e com maior velocidade. Afinal, a plataforma faz toda a gestão de dados e usa a informação como alavanca para os negócios. Lembra de quando falamos sobre os dossiês? Pois bem: o histórico das interações fica armazenado e disponível nesse tipo de software, ajudando a gestão macro.

Porém, os vendedores lá na ponta também são beneficiados. Isso porque terão em mãos dados como perfis, poder aquisitivo, preferências, últimas compras etc. Assim, eles fazem abordagens mais inteligentes, falando com quem interessa no momento mais propício ao fechamento da compra/contratação de serviços.

7. Proteção de dados

O sistema CRM mantém em sua memória os documentos nos quais os clientes autorizam a utilização de dados pessoais. Isso é importante para evitar futuros processos na justiça ou até mesmo desgaste com reclamações de proveito indevido desse material crítico.

Mais um atributo interessante desse programa são as notificações automáticas para solicitar novos consentimentos de permissão de uso de dados. Essa tarefa é muito volumosa, de modo que fazê-la manualmente exige muito tempo, e o risco de inconformidades é enorme.

Além disso, a ferramenta é elaborada para absorver um elevado número de informação com plena segurança quanto a vazamentos ou ação de hackers.

8. Implementação customizada

Um software CRM faz um giro de 360º na sua gestão de relacionamento e pode ser adaptado às suas necessidades comerciais. Isso inclui controle de vendas, ações de marketing, atendimento e qualquer outro momento de contato do público com a organização.

Com o suporte de uma consultoria especializada, a contratante tem a opção de desenvolver novos módulos para acoplar às principais ferramentas CRM disponíveis no mercado. Isso vai entregar um substancial poder competitivo. No entanto, muitos gestores temem problemas durante a implementação e nos primeiros meses que a seguem.

Para evitar percalços nessa etapa, são fundamentais alguns cuidados. Veja as nossas dicas para uma instalação tranquila de CRM:

  • definição das demandas: o primeiro passo é selecionar quais são as prioridades e as carências do negócio;
  • escolha das metas: a empresa deve saber com exatidão tudo aquilo que quer e precisa com o investimento;
  • desenho e divulgação da estratégia de uso: em seguida, é necessário estabelecer as formas práticas de como a plataforma será utilizada no dia a dia, os colaboradores que vão acessá-la os níveis de ingresso ao sistema. Também é importante iniciar uma campanha de engajamento para sensibilizar os futuros usuários e evitar ruídos de comunicação;
  • transferência de dados: a organização deve planejar com calma e antecedência a migração de seus arquivos. Essa medida é importante para que os processos rodem normalmente para o cliente lá na ponta durante a transição;
  • preparação dos times: é possível selecionar softwares CRM bastante intuitivos, isto é, fáceis de mexer. Porém, mesmo assim, faça um bom treinamento com seus profissionais. Nessa tarefa, uma consultoria especializada em CRM também é de grande ajuda;
  • testes: é bom que haja um período de testes para superar eventuais bugs e evitar panes no atendimento;
  • revisão e regulagem: periodicamente, avalie os resultados do sistema para fazer as devidas acomodações. Para não prejudicar a tática de vendas, as manutenções frequentes também serão necessárias, assim como o que acontece com máquinas e equipamentos.

O CRM é muito mais do que um software: ele é um potencializador da gestão de relacionamento. Com esse sistema, a empresa automatiza tarefas que sugam horas de suas equipes. Assim, sobra mais tempo para se dedicar às vendas. Soma-se a isso a oportunidade de operar com abordagens mais qualificadas, coerentes e compatíveis com o desejo do público.

E você? Gostou de saber quais são os benefícios do CRM? Tem alguma dúvida? Então, deixe seu comentário no post!

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