A automação de marketing é um tipo de tecnologia que permite às empresas organizar, automatizar e medir tarefas do setor para aumentar a eficiência e acelerar o crescimento das receitas. Você já deve ter percebido que a maior parte do tempo dos funcionários de uma empresa é gasto com tarefas repetitivas.
Enviar e-mails, produzir conteúdo para as redes sociais, além das dezenas de cliques necessários para carregar um post em um blog ou site são exemplos disso. Para evitar essa situação, investir em automação de marketing é como contratar uma equipe de robôs para realizar essas tarefas, a fim de poupar tempo e ganhar produtividade.
Quer saber mais? Continue a leitura e confira!
O que é a automação de marketing?
O conceito de automação de marketing está referenciado pelo uso da tecnologia como ferramenta de automatização dos processos da área. O objetivo é substituir o trabalho manual por aplicações automáticas que possibilitem melhorar o desempenho e a efetividade das ações planejadas.
É a ferramenta moderna e essencial às empresas que desejam avançar de maneira consistente nos planos de nutrição, engajamento e conversão de leads. A adoção da automação de marketing é o plus que uma empresa precisa para facilitar a rotina diária, melhorar o gerenciamento da área e prospectar resultados satisfatórios.
Como funciona a automação de marketing?
Idealmente, os programas e táticas de automação de marketing fariam o seu negócio vender tão bem quanto a Amazon, a Netflix e outras empresas reconhecidas no mercado por encantar seus consumidores. Isso porque as ferramentas que essas empresas dispõem permitem oferecer aos clientes aquilo que eles precisam no momento certo.
Assim, geram receita extra com a recuperação dos consumidores que se perderam em algum momento ao longo da jornada do consumidor. Um sistema de automação de marketing requer pelo menos três componentes:
- base de dados central: um lugar para depositar todos os dados de marketing, incluindo informações sobre o consumidor e suas interações com a empresa, para permitir a segmentação das mensagens e melhorar o atendimento;
- plataforma de engajamento: um ambiente para criar, gerenciar e automatizar as tarefas de marketing, ou seja, uma espécie de sala de comando dos robôs;
- painel analítico: uma forma de testar, medir e avaliar as diferentes ações de marketing e seu retorno sobre investimento, para descartar o que dá menos resultado e melhorar o que dá certo.
Para que serve a automação de marketing?
Alguns exemplos práticos do que a automação de marketing pode fazer incluem:
- enviar e-mail para um cliente que adicionou produtos ao carrinho de compras na loja virtual da empresa, mas não terminou a operação;
- redirecionar anúncios para plataformas diferentes, de modo a atrair mais cliques e vendas com o mesmo orçamento;
- publicar automaticamente chamadas nas redes sociais para os posts produzidos em um blog;
- mandar e-mail para o cliente no dia do aniversário dele;
- gerar campanhas segmentadas de acordo com o perfil do cliente, como promoções de volta às aulas, para os que já têm filhos ou são universitários, ou descontos em datas comemorativas;
- enviar cupons de desconto para o cliente que não usa o aplicativo da empresa há mais de 30 dias.
Quais são os principais benefícios da automação de marketing?
É notável que a tecnologia traz benefícios diversos a todas as áreas, considerando a força da transformação digital e as mudanças significativas no comportamento do consumidor em relação ao tempo de conexão na web, seja para compra, seja para entretenimento. Aproveitar e explorar esse contexto ajuda as empresas a alcançarem seus objetivos mais rapidamente.
Para isso, nos bastidores, a automação de marketing deve funcionar de forma que suas aplicações sejam vantajosas e eficientes. Veja alguns dos benefícios produzidos pela ferramenta!
Integração dos canais
Para identificar melhor o potencial lead de conversão, é fundamental que os canais por onde ele entra em contato com a sua marca estejam integrados. Assim, seja pelas redes sociais, seja pelo site, e-commerce ou plataforma, a integração fornecerá dados para serem cruzados e comparados.
As estratégias de marketing terão maior efeito e melhores resultados, se a unificação desses dados puder ser transformada em informações relevantes. Assim, o usuário que preencher um cadastro no site poderá alimentar também a base de contatos do Facebook, criando um elo de propagação das mensagens de divulgação dos produtos.
Ainda aproveitando a ação de cadastro como exemplo, esses dados integrados ao sistema de automação podem originar mensagens personalizadas e enviadas por meio do SMS ou e-mail marketing.
Personalização da comunicação
Sua empresa precisa vender e, para isso, deve encontrar o público certo, ou seja, despertar o interesse de potenciais compradores e futuros clientes. Com a automação, é possível desenvolver a segmentação dos leads de acordo com os critérios específicos.
Dessa forma, a comunicação se tornará mais personalizada, direcionando o caminho e a jornada do lead de acordo com seu perfil. Considerando elementos como cargo, segmento, empresa, momento da compra, entre outros, os diferentes leads vão percorrer uma trajetória diferenciada, cada qual conforme suas expectativas e perspectivas de compra.
Os leads que entrarem em contato com a sua empresa não sentirão que estão apenas sendo apresentados a um produto ou serviço, mas desenvolvendo um relacionamento de valor agregado. Nesse caso, eles se tornam protagonistas da própria caminhada, despertando um interesse cada vez maior pelo que a sua empresa oferece.
O envio de mensagens personalizadas, com o nome do usuário, demonstra a preocupação da empresa em promover e manter uma comunicação mais próxima. Nesse processo, o lead mostra, por meio das suas ações, quais são os pontos de real interesse, fornecendo elementos para serem trabalhados na etapa de conversão.
Agilidade
Uma das mais bem-sucedidas ações de conversão está na abordagem do lead no momento exato do seu interesse. É a oportunidade que a empresa precisa para canalizar os esforços de venda para o instante em que ele sugere estar pronto para efetuar a compra.
A automação proporciona maior agilidade ao time de vendas, que já ciente da possibilidade de o lead fechar negócio, se prepara para uma aproximação estratégica e personalizada, visando a um final feliz para os seus planos de venda.
Como a automação de marketing aumenta as vendas em pequenas empresas?
Empresas pequenas podem se beneficiar muito da automação de marketing por precisarem de resultados urgentes, com equipes e recursos limitados. O retorno é ainda maior quando a equipe de marketing ganha algumas horas por dia porque a automação eliminou tarefas repetitivas.
Além disso, enormes volumes de dados serão analisados com eficiência e clareza pela plataforma, permitindo melhores retornos, pelo mesmo orçamento, em anúncios no Google ou Facebook, por exemplo.
O que faz a ferramenta de automação de marketing da Oracle NetSuite?
Com o software de automação de marketing da NetSuite, você e sua equipe vão conseguir criar e executar campanhas mais eficazes, além de conduzir os leads, possibilitando um aumento do funil de vendas. Essa é a premissa básica que se desdobra na geração de leads altamente qualificados e prontos para o engajamento de vendas.
No módulo do software, você terá toda a estrutura para segmentar, construir, executar e medir o sucesso das campanhas de marketing, a partir da qualificação e conversão de leads. Além disso, a ferramenta possibilita o rastreamento e medição da atividade de um prospect. Você também conseguirá planejar e executar campanhas personalizadas totalmente integradas com e-mail marketing e redes sociais.
Como ter uma automação de marketing de sucesso?
O primeiro passo para que seus processos rotineiros do marketing sejam automatizados corretamente é saber escolher a ferramenta ideal, que disponha de funcionalidades essenciais e práticas. É primordial ter acesso contínuo a todo o fluxo de informações durante o ciclo de vida e jornada do lead ou cliente, para trabalhar melhor o engajamento e a fidelização.
Com o NetSuite CRM, por exemplo, além de guiar o lead por um caminho de oportunidades, é possível automatizar a força de vendas, gerenciar o atendimento ao cliente e toda a automação de marketing.
A solução baseada na nuvem simplifica os processos de missão crítica e reduz custos de TI. Assim, permite que você dimensione e prepare seus negócios com uma plataforma comercial ágil, que evolui de acordo com as suas necessidades, independentemente do tamanho.
Para adotar esse tipo de solução no seu negócio de maneira certeira e eficiente, conte com um parceiro como a Runsmart. Somos uma consultoria de competitividade digital especializada na implantação do Oracle NetSuite, a maior plataforma global em nuvem e integrada de ERP, CRM e e-commerce.
Nossos princípios estão baseados nos objetivos de negócios tanto qualitativos —satisfação do cliente, qualidade da documentação — quanto quantitativos — nível de serviço ao cliente, redução de custos de infraestrutura, velocidade do processamento de pedidos e muito mais.
Com uma experiente equipe, há mais de 14 anos, implantamos projetos em toda América Latina. Dessa forma, potencializamos uma mudança segura e adequação bem-sucedida dos processos das empresas.
Juntos, construímos o sucesso do cliente, mantendo os padrões classe-mundial que se adaptam às realidades locais ou culturais — práticas empresariais — de cada cliente. Acreditamos em projetos que entreguem resultados gradativos e provem seu valor de forma contínua.
Essa é a dinâmica em que apostamos — oferecer soluções comprometidas com suas necessidades para o fortalecimento satisfatório do relacionamento e da parceria ao longo do tempo.
A automação de marketing é uma tendência em crescimento e oferece grande vantagem competitiva para as empresas que a adotam. Assim, é possível reduzir custos e aumentar as vendas.
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