No Brasil não celebramos os feriados americanos, mas muita gente comemora a Black Friday. As vendas cresceram tanto que a data é motivo de polêmica entre varejistas, pois, em tese, ela afeta as compras de Natal. A preparação do e-commerce para a Black Friday não é diferente das grandes lojas físicas: é preciso planejar-se com antecedência para aproveitar a ocasião ao máximo.
A Black Friday se originou devido ao dia de Ação de Graças americano e, por isso, é celebrada na quarta sexta-feira de novembro (dia 23 em 2018). No Brasil, essa data ganha mais adeptos a cada ano, e os consumidores já passaram a esperar grandes promoções nessa época.
No entanto, eles também ficam bem atentos e desconfiados dos descontos: a realização de muitas promoções fajutas desencadearam o surgimento do apelido “Black Fraude” para se referir à prática de aumentar um preço às vésperas do evento para anunciar um “desconto” logo em seguida.
Neste artigo, você vai conhecer algumas dicas em e-commerce para a Black Friday e entender como esse evento pode melhorar — e muito! — os resultados da sua empresa. Venha conferir!
Divulgação com antecedência
A Black Friday já nasceu como antecipação das compras de Natal. Por isso, toda a lógica da data está em antecipar-se aos movimentos tanto do consumidor quanto da concorrência. Especialmente no e-commerce, não é todo mundo que deixa para comprar no dia 23 (por exemplo).
Assim, o primeiro passo é anunciar já em outubro que seu negócio vai participar do evento e, inclusive, é preciso divulgar alguns produtos e descontos o quanto antes. Use chamadas do tipo “compre agora e receba até a Black Friday” para fechar vendas de uma vez.
Marketing digital
Todas as ferramentas do marketing digital podem ser usadas pelo e-commerce para a Black Friday. Uma primeira opção é criar um hotsite especial: o consumidor cadastra o e-mail para ser o primeiro a saber das ofertas. Com isso, sua equipe pode disparar a primeira mala direta para essa lista.
O e-mail marketing também será um aliado poderoso para divulgar as promoções para seus clientes mais fiéis, ou aqueles que compraram a versão antiga de um produto e agora podem querer conhecer uma novidade.
Segurança do site
Um dos investimentos mais importantes do e-commerce é em segurança. Por uma loja virtual trafegam dados sensíveis, como informações pessoais de clientes e o número do cartão de crédito. Durante a Black Friday esse cuidado deve ser redobrado, pois criminosos se aproveitam do aumento do tráfego para tentar faturar.
Além de proteger o site em si, convém verificar se alguém está fazendo, por exemplo, uma falsa cópia do seu e-commerce e redirecionando clientes para a página por meio de phishing.
Suporte de acesso
Preparar o e-commerce para a Black Friday é semelhante a preparar uma loja física para a época do Natal, quando existe grande aumento do movimento. O número de acessos ao site pode dobrar, triplicar ou aumentar mais ainda. Caso a infraestrutura do site não esteja adequada, ele pode ficar lento ou até mesmo cair, resultando em muitas vendas perdidas.
Os provedores normalmente oferecem soluções para o e-commerce ganhar um site mais robusto temporariamente no fim do ano, quando a exigência é maior, e depois voltar ao plano normal em janeiro.
Informação organizada
Comunicação é tudo, e a Black Friday é época de caprichar no design do site. Nessa época, muitos consumidores novos, que não conhecem seu e-commerce, podem visitar a página pela primeira vez em busca de ofertas atraentes.
Dessa forma, a navegação precisa ser simples e descomplicada, além de atraente e funcional também em dispositivos móveis (como smartphones e tablets). O termo “Black Friday” por si só ajuda muito a vender, por esse motivo, os descontos associados a ela devem estar bem destacados.
Logística
Não basta cuidar da parte digital do negócio. Existem mercadorias bem reais que seus clientes estão esperando. Toda a parte de supply chain, estoque e logística do e-commerce deve ser revista em tempos de Black Friday. Além disso, planos de contingência também precisam ser traçados (o que acontece se tal caminhão não chegar no prazo no local X? etc.).
Uma tática que costuma funcionar — a qual é usada pelas companhias aéreas no Brasil — é anunciar prazos largos de entrega aos clientes (underpromise, ou seja, prometer pouco). Assim, quando a mercadoria chegar antes, ninguém vai reclamar.
Atendimento ao consumidor
Está cada vez mais na moda investir na “experiência de compra” do consumidor. Com o grande aumento de movimento na Black Friday, inevitavelmente vai aumentar a comunicação dos clientes com o seu e-commerce, na forma de sugestões, reclamações e pedidos de troca (inclusive de quem recebeu um presente, por exemplo).
Nesse sentido, sua equipe de SAC e o departamento responsável por trocas e devoluções deve estar preparado para um aumento no volume de trabalho nos diferentes canais, não apenas durante a Black Friday, mas também nas semanas seguintes.
Promoções que valham a pena
Não queira cair na lista da “Black Fraude”, nem decepcionar o consumidor com “descontinhos”. A Black Friday é conhecida pelas ofertas agressivas. Muitos varejistas até utilizam a ocasião para limpar o estoque antes da época do Natal, abrindo espaço para produtos novos que os fabricantes deixam para serem lançados em dezembro.
Como quem entra na chuva é para se molhar, mergulhe no espírito do evento oferecendo descontos de 50% ou mais em alguns dos seus principais produtos. Qualidade na mercadoria e no atendimento vão garantir que o cliente que compra pelo desconto vai continuar com você ano que vem.
Preparar o e-commerce para a Black Friday não é difícil, mas exige planejamento e ações antecipadas. A concorrência pela atenção e pelo bolso do consumidor é muito acirrada nessa época. E se o seu negócio conseguir atrair muitos clientes, existe o desafio de ter estoque para dar conta de todas as encomendas e ter logística para entregar tudo no prazo. Além disso, o evento Black Friday começa antes da data em si, com muitos consumidores fazendo compras para que os produtos cheguem antes de dezembro.
Não fique despreparado para a Black Friday. Há uma solução simples para acompanhar melhor as vendas, gerenciar o estoque e aumentar a produtividade. Leia agora em nosso artigo que explica as vantagens de ter ERP integrado com e-commerce!