Uma das melhores estratégias que uma empresa pode adotar é a retenção de clientes. Essa metodologia é fundamental para manter uma boa lucratividade no setor comercial. Contudo, além de garantir vendas recorrentes e criar uma estrutura de consumidores estáveis, a retenção também deve ser utilizada como meio para que eles sejam grandes defensores da sua marca.
Assim, é necessário reconhecer que essa estratégia nem sempre é praticada pelas empresas, uma vez que muitas delas escolhem inserir atividades que priorizam a atração de novos clientes. Por isso, preparamos este texto para que você saiba como melhorar suas ações de fidelização da sua base. Continue lendo e confira!
O que é retenção de clientes
Para que entenda mais claramente, a retenção de clientes é um conceito empregado para indicar a fidelização dos seus clientes com a empresa. Assim, esse termo quer dizer que o seu negócio será uma escolha preferencial em relação à concorrência, já que os consumidores conquistados voltarão a comprar seus produtos ou serviços, além de compartilharem com terceiros o que a sua marca oferece, tornando-se divulgadores e disseminadores do que você vende.
Dessa maneira, no momento em que você consegue conquistar um consumidor por meio de uma prestação de serviço ou de um produto de qualidade, além de ofertar um bom atendimento, promoções interessantes e soluções de problemas, ele fechará negócio com você outras vezes devido ao diferencial que sua empresa disponibiliza.
Mas para que tudo isso funcione de forma eficiente, é fundamental investir em ações de marketing, como a presença nas redes sociais e o uso de e-mails marketing, como também acompanhar o passo a passo da jornada do cliente. Isso fará com que você consiga ter mais controle sobre as ações dos seus consumidores e vai conseguir informá-los sobre todas as novidades que o seu negócio oferece.
Compreende-se, desse modo, que conquistar um novo cliente sai caro, uma vez que é necessário criar estratégias responsáveis a conduzir a persona à potencial fidelização. Também é constatado que, quando existe retenção de clientes, o gasto total é reduzido, já que você precisa apenas realizar a manutenção periódica de tal relacionamento, a fim de que ele se torne contínuo.
Importância em se atentar à taxa de retenção de clientes
A atração e retenção de clientes são questões essenciais quando o assunto é garantir a sobrevivência de qualquer companhia. Porém, não é difícil ver empreendimentos que acumulam seus esforços em trazer novos consumidores e acabam não se preocupando em manter e fidelizar aqueles que já optaram pelos seus produtos ou serviços.
Tal jeito de pensar, como já dito, deve ser alterado, tendo em vista que atrair novos clientes é mais caro do que o custo da retenção. Além do mais, é preciso considerar a garantia de receita que os consumidores fidelizados representam. Quando a taxa de rotatividade amplia, a companhia perde algumas fontes de capital com as quais ela poderia contar por mais tempo para financiar as operações da empresa.
Os consumidores que você consegue reter e fidelizar serão os advogados da empresa, uma vez que eles propagarão a sua marca por meio do marketing boca a boca. Dessa maneira, se a empresa alcançar uma taxa considerável de atração e retenção de clientes, será possível se manter ativa no mercado e aumentar mais essa taxa. Assim, a empresa consegue se firmar no mercado e elevar o seu grau de participação no seu nicho de atuação.
A taxa de conversão de novos clientes é notadamente importante para salvaguardar o andamento correto das operações da empresa. Contudo, atentar-se à taxa de retenção de clientes é essencial para que o seu negócio garanta uma rentabilidade viável e estável ao longo do tempo.
Estratégias para a retenção de clientes
Agora que você já compreendeu como é importante monitorar a retenção de clientes no planejamento da sua empresa, pode começar a implementar algumas estratégias eficientes a fim de conseguir alcançar bons resultados para o negócio. Veja agora algumas ações que podem otimizar esse processo.
Disponibilize um bom atendimento
Toda comunicação do público com a sua empresa precisa ser pautada na excelência. Esse é o melhor percurso para quem deseja reter mais clientes. Assim, leve em consideração as necessidades dos seus consumidores e treine um time de colaboradores para se tornarem capacitados em lidar com tudo isso.
Otimize a sua pós-venda
As suas possibilidades de ter sucesso na retenção de clientes podem cair bastante se eles passarem por uma experiência desagradável ao interagir com o seu negócio após a compra. Sendo assim, a sua pós-venda deve ser direcionada a oferecer o que há de melhor, priorizando ações que satisfaçam seu público e evitando inserir obstáculos entre o consumidor e aquilo que ele necessita.
Tenha ofertas personalizadas em sua empresa
Uma maneira de motivar bastante o seu nicho e fazer com que as pessoas realizem novas compras em sua empresa é oferecendo ofertas personalizadas. Por exemplo, que tal disponibilizar um cupom de desconto para quem fechou negócio há pouco tempo?
Ou se respaldar nas compras anteriores a fim de orientar promoções em produtos ou serviços semelhantes? Considere entender o que seu público necessita e busque por estratégias que encantem seus clientes levando em conta quais são os reais interesses deles.
Coloque em prática ações para esse público
Você utiliza o marketing da sua empresa somente para a conquista de novos consumidores? Se for assim, é necessário mudar! Uma ação que você pode inserir imediatamente e que é bastante eficiente é a nutrição de público. Ela se baseia em impactar quem já é seu consumidor com conteúdo informativo relevante. Então, examine quais são as reais necessidades dessas pessoas e produza um material que elas desejam conhecer.
Enfim, considere implementar em sua empresa soluções que sejam criativas e invista primeiramente na retenção de clientes. A procura por novos consumidores é importante, mas fidelizar os que você já tem também é fundamental para manter a boa saúde financeira do seu negócio.
E aí, o que achou deste post? Então, que tal conhecer agora a automação da força de vendas e entender como isso ajuda a otimizar esse processo em sua empresa?