A previsão de demanda é uma prática que fornece às organizações as informações necessárias a respeito do mercado em que estão inseridas. Trata-se de um instrumento importante para a estratégia, pois permite evidenciar, por exemplo, o padrão de consumo dos clientes e as estimativas para renovação de estoque, entre outros pontos.
Vamos considerar que uma empresa conseguiu definir uma operação perfeitamente ajustada à demanda. Seus colaboradores não têm tempo ocioso elevado, o espaço físico é bem aproveitado, o nível de estoque é controlado e não há gastos desnecessários (que não trazem resultados para o negócio).
É o cenário ideal, porém há uma série de fatores que podem dificultar, como desempenho da economia, juros, acesso ao crédito, diminuição do poder aquisitivo dos clientes etc.
Neste post vamos trazer mais sobre o conceito de previsão de demanda, benefícios e sua importância. Boa leitura!
O que é previsão de demanda?
Consiste na tentativa de prever o futuro de variáveis que impactam de forma direta na área produtiva da empresa. Apesar de ser uma estimativa, ela não é baseada em achismos dos gestores, mas na análise dos indicativos e históricos da companhia.
O objetivo é entender qual será a demanda para que os gestores possam tomar decisões assertivas sobre precificação, posicionamento, potencial de mercado, aquisições e expansão. A partir da previsão, é possível se preparar e criar um plano de ação para suas operações, reduzindo riscos que podem afetar a competitividade.
Basicamente, o empreendimento deve prever o local, o tempo e a quantidade em que seus produtos serão solicitados pelo consumidor, atendendo às suas necessidades com maior eficiência.
Quais os benefícios?
Entre os benefícios de fazer o prognóstico de demanda podemos destacar:
- melhor planejamento orçamentário;
- facilidade de produção;
- auxílio no planejamento se houver necessidade de mão de obra adicional;
- auxílio nas previsões financeiras;
- auxílio no planejamento das ações de marketing;
- impedimento de subprodução ou superprodução;
- redução de custos;
- melhor utilização do espaço e do estoque;
- otimização de processos.
Como fazer a previsão de demanda?
Em linhas gerais, há dois modelos de previsão de demanda.
Quantitativo
Utiliza fatores matemáticos e de estatística para a análise, permitindo a identificação de padrões. Com ele, os gestores podem entender a demanda futura.
Qualitativo
Usa como base análises e avaliações feitas por especialistas. Apesar de ser amplamente empregado, pode apresentar nível de precisão mais baixo, uma vez que não leva em conta a realidade do negócio e a insuficiência de dados históricos.
É válido destacar que cada mercado apresenta suas especificidades, contudo é possível apontar os seguintes passos:
1. Defina objetivos
Objetivos claramente determinados e que podem ser alcançados são o passo inicial para a análise, pois direcionam os esforços de pesquisa. Eles podem ser definidos para curto, médio ou longo prazo, tomando como base a demanda global e segmentada de um produto ou de toda a produção.
2. Defina o horizonte temporal
Partindo dos objetivos estabelecidos, os gestores devem definir o tempo (duração) em que a demanda será prevista.
3. Defina como será feita a coleta de dados
Será com base em questionários ou nas informações de acesso do site ou blog?
4. Faça a interpretação de resultados e estimativa
Uma vez que os dados foram coletados, é o momento de analisá-los e cruzá-los, a fim de estimar a demanda conforme o horizonte temporal. É a etapa em que os gestores definem quais parâmetros serão adotados, bem como as estatísticas mais relevantes.
Qual é a sua importância?
A previsão de demanda é uma variável importante para diversas áreas. A prática busca auxiliar na tomadas de decisão, para que não sobrem nem faltem produtos para os revendedores, estoque ou canais de vendas.
Além disso, favorece a melhoria de práticas operacionais internas e externas, garantindo maior competitividade.
O post foi útil? Aproveite e leia também outro artigo sobre o uso de CRM e como ele pode ser relevante para o aumento das vendas.