No jargão militar e também na área de programação é comum se falar em “ciclo ODA”. São as iniciais de Observar, Decidir e Agir, tarefas fundamentais em qualquer tomada de decisão. Uma das principais ferramentas nesse processo é o relatório gerencial, que você vai conhecer melhor neste artigo.
Relatórios gerenciais são ferramentas de Business Intelligence que ajudam os administradores a tomarem decisões mais acertadas e melhor informadas. Se forem abastecidos com dados de boa qualidade, preparados e apresentados claramente, permitem aumentar a eficiência e a competitividade da empresa.
Vamos conhecer os principais tipos de relatórios e, em seguida, por que são importantes na tomada de decisão.
Tipos de relatório gerencial
O relatório financeiro é o mais conhecido da família de relatórios gerenciais. São também uma obrigação jurídica da empresa. Suas informações podem informar à contabilidade sobre o melhor regime tributário a ser escolhido e dão um panorama sobre a saúde do negócio. O fluxo de caixa, por exemplo, deve receber cuidadosa atenção.
Um relatório de crescimento tem outras funções. Ele precisa ter objetivos bem definidos, com métricas e prazos. Por exemplo: “vender X unidades da mercadoria Y até o fim do ano, um aumento de Z% em relação ao ano passado”. Em vez de unidades vendidas, o KPI pode ser outro, como retorno sobre investimento, lucro líquido, valor das ações ou dívida líquida.
Relatórios de controle são importantes para avaliar a eficiência dentro das quatro paredes da empresa. Seus indicadores medem itens como estoque, desperdício, insumos, consumo de água e luz, compra de materiais de escritório e assim por diante. Eles orientam decisões internas em vez de voltadas ao mercado ou aos clientes.
Existem muitos outros tipos de relatórios gerenciais, e a escolha das categorias mais úteis varia para cada negócio e mercado.
Utilidade do relatório gerencial
Do trader que opera na Bolsa ao técnico de futebol, do headhunter ao pequeno varejista, qualquer profissional busca se informar melhor antes de tomar decisões. Entender melhor o ambiente em que operamos faz parte da letra “O” do nosso ciclo ODA.
Relatórios gerenciais são muito úteis para tomar decisões melhores, que levarão ao crescimento do seu negócio. Isso acontece porque os relatórios:
- apresentam dados consolidados e medidos, de modo a não agir baseando-se em palpites;
- aumentam a transparência nas atividades do negócio ao serem apresentados com clareza e até de forma gráfica;
- servem como ferramenta de controle dos processos, já que os diferentes setores da empresa precisam abastecer os relatórios com dados corretos e atualizados.
O relatório gerencial ganha muita qualidade com o uso de um ERP completo. Esse tipo de sistema garante que dados de todos os setores do negócio abastecerão a tomada de decisão. Além de permitir uma visão mais abrangente da situação da empresa, o ERP também garante que as informações estarão mais atualizadas e permite que sejam visualizadas com mais clareza.
Se o relatório já é útil, aquele feito por meio de um ERP é melhor ainda.
O relatório gerencial é uma ferramenta de grande utilidade para todo tipo de negócio. Compartilhe agora este texto nas suas redes sociais para que mais gente entre nesta conversa!