O novo normalO trabalho pós-pandemia nos escritórios de tecnologia

dezembro 9, 20200

 

O ano de 2020 está bastante conturbado para toda a nossa sociedade. Com a propagação da Covid-19, muitas empresas fecharam as portas e outras várias passaram a adotar o modelo de atividade remota. No entanto, o contágio começou a desacelerar no segundo semestre e, com isso, o trabalho pós-pandemia passou a ser um ponto de reflexão nas empresas.

Isso não é diferente nos escritórios de tecnologia e, em diversas cidades do Brasil, já há o sinal de flexibilização e retomada gradual das atividades econômicas. Para isso, esses negócios devem se adaptar à nova realidade, a fim de garantir que seus colaboradores fiquem seguros no ambiente de trabalho.

Pensando nisso, preparamos este texto com o objetivo de esclarecer como se deve proceder nessa volta às atividades laborais nos escritórios de tecnologia. Confira agora!

Importância de seguir as normas de segurança para os escritórios

Para que o retorno ao trabalho seja feito de modo eficaz e seguro, as empresas de tecnologia e os profissionais devem redobrar os cuidados. É preciso cumprir regras e orientações rígidas de autoridades sanitárias, além de criar hábitos para lidar com essa nova realidade. Assim, alguns procedimentos devem ser adotados para manter a segurança nas empresas, como:

  • rever os métodos de trabalho, ou seja, a retificação dos fluxos para que fiquem mais coerentes e adequados à nova realidade;
  • promover uma campanha ou jornada de comunicação, com maior usabilidade da comunicação interna virtual, via e-mail, mensagens e redes internas para orientar colaboradores sobre estratégias de prevenção contra a doença;
  • promover capacitação, treinamento e conscientização que leve à modificação de comportamento e segurança para a preservação da saúde de todos;
  • fornecer orientações sobre cuidados na utilização de locais compartilhados e coletivos no trabalho pós-pandemia, como copas, banheiros, salas de reuniões etc.;
  • remodelar as estações de trabalho, alteração de layout em todo o escritório para uso dos colaboradores e clientes, aderindo à distância de segurança necessária para prevenção contra a Covid-19;
  • caso for viável, estabelecer uma flexibilização do regime presencial, intercalando com dias de trabalho em home office e revezamento entre colaboradores na primeira ocasião de retorno ao trabalho;
  • higienizar constantemente o espaço de trabalho e, acima de tudo, de ferramentas pessoais como telefones, computadores, entre outros;
  • disponibilizar equipamentos de proteção à sua equipe, como máscaras, álcool em gel, entre outros;
  • administrar de forma eficaz do espaço físico e do fluxo de pessoas;
  • garantir que os produtos de limpeza e higiene estejam acessíveis a todos de maneira efetiva.

A nova infraestrutura nos escritórios de tecnologia

Com o advento da crise causada pela propagação de Covid-19, muitas empresas acabaram acelerando sua transformação tecnológica, inclusive, negócios que não estão ligados ao setor de tecnologia.

Determinados segmentos de mercado se viram obrigados a promover demissões ou diminuir a carga horária dos colaboradores, a fim de reduzir os custos em uma época de baixa de vendas. Contudo, mesmo antes do fim da crise, as contratações voltaram timidamente a surgir, mas com necessidades bem diferentes de anteriormente.

Ou seja, o trabalho pós-pandemia exige uma alteração na infraestrutura das empresas. Agora, o meio virtual é mais importante do que nunca. A criação de sites, atendentes virtuais, desenvolvedores de aplicativos de comunicação e uma grande variedade de profissionais de TI se faz urgente e fundamental.

Para o trabalho pós-pandemia, dificilmente os hábitos de compra de clientes por meio da internet serão perdidos. Ao contrário, pois, a tendência é manter a quantidade de vendas e buscar por novas tecnologias que auxiliem a expansão virtual do negócio.

A flexibilização das empresas

Empresas e até a lei trabalhista tiveram de ser flexíveis perante os problemas impostos pela pandemia. A tendência é que essas opções ampliem a produtividade dos colaboradores, ao mesmo tempo que atendam aos requisitos de segurança e saúde nos ambientes de trabalho.

Seja como home office integral, seja parcial, com flexibilização de horários ou até diminuição da jornada, o fato é que os escritórios de tecnologia devem se adequar às novas regras, o que proporcionará ganhos para todos os envolvidos.

A expansão da terceirização

O trabalho pós-pandemia gera incertezas e isso fez com que muitos profissionais perdessem seus empregos. Soma-se a isso a inovação tecnológica e as novas soluções de trabalho. Essas alterações moldaram novas gerações de profissionais que, em vez de esperar que o mercado disponibilize uma resposta, procuram o modelo de contratação freelance.

Assim, o que era apenas um trabalho esporádico está se tornando um meio duradouro. A tendência é que a informalidade e a velocidade do serviço autônomo, notadamente nos setores de tecnologia, sejam cada vez mais consideradas por empresas e escritórios.

A inovação nos negócios pós-pandemia

Soluções inovadoras serão fundamentais para otimizar a retomada dos trabalhos e do crescimento da economia no país pós-pandemia, segundo avaliação de executivos entrevistados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Conforme a pesquisa, 83% das companhias dizem que vão precisar de mais inovação para crescer ou mesmo sobreviver depois da estabilização da Covid-19. O setor de produção, por exemplo, é apontado como a área principal para receber inovações por 58% dos entrevistados.

A crise atual tende a acelerar o desenvolvimento de inovações nos negócios. A realidade deixou ainda mais evidente para as empresas a necessidade de se investir em tecnologias inovadoras, notadamente, em aperfeiçoamento das metodologias existentes de gestão.

Para a CNI, esses números apontam que a mudança é imperativa. Entre as companhias consultadas, 68% modificaram de algum modo seu processo de produção, mas apenas 56% delas consideram ter inovado, de fato, depois da alteração entre as alterações realizadas na produção em decorrência da pandemia.

Enfim, as atividades laborais ainda vão sofrer várias mudanças no decorrer dos próximos meses e anos. É preciso que as empresas e escritórios de tecnologia acompanhem as novas questões técnicas e culturais.

O trabalho pós-pandemia terá uma nova realidade e você deve se adaptar a tudo isso. Além disso, a segurança cibernética está se tornando uma prioridade para negócios que, agora, têm menos controle sobre os dispositivos acessados pelos seus funcionários das redes corporativas. O trabalho remoto está se consolidando e você precisa acompanhar essas mudanças para se manter competitivo no mercado.

E aí, o que achou deste texto? Compartilhe o post em suas redes sociais e permita que mais pessoas possam refletir e discutir sobre o assunto!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

https://xpta.com.br/wp-content/uploads/2021/07/logo.white_.footer.w245x40px.png
Rua Geraldo Flausino Gomes, 42, conjunto 62, São Paulo
11 2165 6970

Follow us:

ENTRE EM CONTATO

A XPTA é uma consultoria brasileira, parceira Microsoft, especializada na implementação de soluções de gestão empresarial.

Copyright © XPTA Consultoria 2021