Você já deve ter notado como a inovação é um assunto em destaque no mundo corporativo atualmente, não é mesmo? À medida que o comportamento do consumidor muda, novas soluções para os problemas cotidianos nas empresas são desenvolvidas, gerando demandas cada vez mais específicas.
Sendo assim, a gestão da inovação tem um papel fundamental nas organizações modernas, uma vez que agrega valores competitivos, proporciona indicadores para acompanhar o desenvolvimento e garante a sustentabilidade dos negócios.
Mas será que você sabe o que é a gestão da inovação e como ela pode ser implementada na empresa? Então continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!
O que é gestão da inovação?
Também conhecida pelo termo em inglês Innovation Management, a gestão da inovação é o setor responsável pelo acompanhamento de todas as etapas do ciclo de inovação nas empresas. Ou seja, a sequência de ações que englobam desde a elaboração de um novo produto/serviço até a sua oferta no mercado ou aplicação prática no cotidiano da organização.
No contexto da inovação de produtos, essa é a área que se encarrega tanto pela construção de um mercado voltado ao público-alvo quanto pelas pequisas tecnológicas.
Porém, a inovação não é apenas um campo de desenvolvimento de novos produtos. O termo também pode ser usado para se referir à criação de novas metodologias de fabricação ou de formas de se relacionar com o consumidor, por exemplo. Todos esses aspectos fazem parte da gestão da inovação.
Qual é a função da gestão da inovação?
De forma simplificada, sua função é fomentar nas companhias um ambiente favorável ao surgimento de ideias novas, utilizando a capacidade criativa de toda a equipe para possibilitar o crescimento da empresa e ganhar espaço em um mercado cada vez mais acirrado, em que a inovação é a chave para a sobrevivência.
O que é ciclo de inovação?
O conceito de ciclo da inovação é formado pelas seguintes etapas:
- ideia: é a identificação de uma nova oportunidade de negócios;
- recursos: é a organização das finanças, infraestrutura física e recursos humanos para aproveitar a oportunidade identificada;
- pesquisa: é o passo em que ocorre a investigação de novas soluções que atendam às necessidades identificadas;
- patente: é a garantia de proteção da propriedade intelectual desenvolvida;
- design: consiste na etapa em que a inovação sai da fase de planejamento (produto piloto), após passar pelos primeiros testes com clientes em potencial;
- desenvolvimento: é quando a tecnologia é aprimorada para, por exemplo, fazer os ajustes que se apresentaram necessários ao longo da etapa de testes;
- implementação: trata-se do início da produção comercial da nova solução;
- venda: o produto é finalmente colocado no mercado, contando com o auxílio de todo um trabalho de marketing para sua divulgação;
- serviço: é a etapa final, destinada ao relacionamento com o público que adquiriu o novo produto e a recepção de seu feedback.
O que é necessário considerar para a implementação desse tipo de cultura?
Como você pôde conferir até aqui, para implementar uma cultura de gestão da inovação na empresa, é necessário investir nos recursos necessários para que o produto, serviço ou solução seja lançado no mercado.
Ou seja, campanhas de marketing, treinamentos e capacitação de funcionários e mudanças internas são necessárias para que a organização tenha infraestrutura o suficiente para suprir as exigências da nova demanda e possa se basear em dados precisos para dar apoio à tomada de decisões.
Ficou alguma dúvida? Você tem experiências sobre o assunto que deseja compartilhar com a gente? Então deixe o seu comentário!