Reduzir custos de uma empresa é uma das preocupações mais comuns de qualquer modelo de negócios, seja empresas físicas ou virtuais. Além da diminuição de despesas, quando feito com um bom planejamento, esse corte de gastos pode garantir à companhia mais recursos para investir em outras áreas.
Porém, por falta de conhecimento, diversas empresas ignoram essa responsabilidade que podem otimizar totalmente a gestão empresarial. Você deve entender que não existe segredo para isso. A gestão de custos gera resultados excelentes ao longo do tempo, otimizando, assim, a saúde financeira empresarial.
Pensando nisso, preparamos para que você conheça algumas dicas de como reduzir custos de uma empresa. Confira agora!
1. Reavalie seu regime tributário
Principalmente no começo de vida de uma pequena ou média empresa, os gestores acreditam que alocar suas despesas no Simples Nacional representa uma economia considerável ao final do mês. O fato é que, diversas vezes, esse regime não é o mais adequado para o negócio. e essa aparente diminuição de custos pode provocar prejuízos e possíveis complicações com o fisco.
Assim, analise se o regime fiscal da sua empresa é o mais indicado para a quantidade do seu negócio. A economia feita no pagamento de impostos é um capital que você pode aplicar em outras áreas e melhorias.
2. Invista em ações de marketing nas redes sociais
Os meios tecnológicos são grandes aliados ao investir na divulgação de mercadorias e promoções do seu negócio. Essas estratégias também auxiliam positivamente em campanhas de marketing. Além disso, ações desse tipo contribuem para o relacionamento com o cliente, o que pode significar maior quantidade de negócios a longo prazo.
Lembre-se de que, mesmo que não existam custos envolvidos, é fundamental determinar um objetivo e monitorar essas estratégias de marketing para acompanhar os resultados e sua efetiva eficiência para reduzir custos de uma empresa.
3. Otimize os processos
Ao criar estratégias para deduzir custos de uma empresa, não se deve deixar de fora o papel da otimização de processos organizacionais. Com uma abordagem voltada para essa melhoria, é possível não apenas diminuir valores dos orçamentos, como promover operações mais eficientes de negócios.
Isso faz com que sua empresa se torne mais eficiente, erradicando custos desnecessários e promovendo, dessa forma, que novas despesas não sejam substituídas pelas anteriores. Então, identifique seus custos principais, que podem ter alguma relação com à produção, compras, vendas, finanças e administração, por exemplo.
Averígue seu demonstrativo de lucratividade e perdas nos últimos meses e analise todas suas despesas – das maiores para as menores – e, em seguida, inicie os trabalhos, identificando setores nos quais você pode economizar.
Embora a lucratividade seja bastante importante para o bom funcionamento de um negócio, a qualidade otimizada e o gerenciamento eficiente de custos são, sem dúvidas, mais importantes.
4. Adote o home office
Uma ideia que em volume e no longo prazo pode significar reduções consideráveis nos custos é a atividade remota. Dessa forma, ao permitir que seus colaboradores trabalhem de casa, é possível economizar com água, luz, despesas de limpezas periódicas, entre outros.
Você pode achar que essa economia é pequena, mas, com o tempo, essa redução será bastante evidente. Além disso, o home office é uma alternativa muito importante em tempos de pandemia. E ainda, a prática é capaz de aumentar a produtividade e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.
Assim, considere esse fator como uma opção e, para realizar o acompanhamento e controle dos trabalhos desenvolvidos remotamente, um sistema de gestão simplifica esse modelo de trabalho e demonstra todas as operações que ocorrem nas atividades desempenhadas pelos seus funcionários. Ou seja, abuse da tecnologia!
5. Otimize a gestão de estoque
Basicamente, o custo do estoque se relaciona aos gastos referentes à manutenção e ao armazenamento de produtos no decorrer de certo período. Sua base de cálculo é feita para estipular o volume de lucro que uma empresa pode conseguir e ajudar na verificação de quanto, mais ou menos, de estoque a companhia necessita para satisfazer a demanda.
Se o gasto de estoque da empresa for maior que deveria ser, ou se você sabe que isso poderia ser menor, é preciso verificar determinadas formas para diminuir. Mesmo as organizações mais eficientes costumam se atrapalhar quando o assunto é gerenciar estoques com produtos em excesso. Ações comuns como descontar ou liquidar mercadorias desvalorizam os itens e prejudicam as vendas.
Para evitar problemas de gerenciamento de estoque e, assim, reduzir custos de uma empresa, alguns métodos devem ser seguidos, como:
- eliminação de estoques obsoletos;
- realização de uma análise constante de diminuição de estoques;
- redução do lead time – prazos de entrega – com os fornecedores;
- otimização do tamanho de pedidos e a frequência de compras;
- centralização do controle de estoque.
6. Use o NetSuite como solução de gestão
É fundamental que as companhias avaliem as ferramentas e soluções disponíveis no mercado para otimizar suas operações e reduzir custos de uma empresa. Assim, vale a pena adquirir um sistema que possa aumentar a produtividade para diminuir os gastos.
Para isso, o NetSuite é uma plataforma oferecida pela Runsmart extremamente eficiente na gestão empresarial. Essa solução é o primeiro ERP em nuvem e conta com diversos diferenciais em relação a outros modelos.
Seu modelo de implementação é bastante ágil. O NetSuite é projetado para ser escalado com as empresas conforme elas crescem. Isso permite que você foque naquilo que realmente é necessário e deixe que a plataforma simplifique seus processos administrativos.
Desde finanças avançadas até o gerenciamento da cadeia de suprimentos, esse sistema disponibiliza para as organizações ferramentas necessárias para acelerar o crescimento e impulsionar a inovação.
Além disso, esse ERP atende a demanda de vários setores de mercado, disponibilizando um conjunto de excelentes ferramentas que reduzem o custo total de propriedade e aumentam o desempenho e satisfação dos usuários.
Enfim, como você pôde perceber, há várias formas de reduzir custos de uma empresa. É preciso apenas analisar quais meios se adaptam ao seu negócio e abusar da tecnologia para otimizar os processos do seu negócio.
E aí, gostou deste texto? Deixe o seu comentário com suas dúvidas e impressões!