TendênciasComo resolver os gargalos no e-commerce em datas comemorativas?

abril 25, 20230

O ano de 2017 registrou a retomada do poder de compra do brasileiro, esse aumento pode gerar gargalos no e-commerce. Segundo o site E-bit foi de 17% de crescimento no faturamento do comércio eletrônico, representando o montante de R$ 41 bilhões em negócios. O estudo também constatou que as datas sazonais do fim de ano — como a Black Friday —, vêm ganhando mais força a cada ano.

Diante desse cenário promissor, nada melhor do que aproveitar períodos de datas comemorativas para impulsionar as vendas do seu negócio.
Se esse é o seu caso, por que deixar seu futuro cliente para o concorrente? Veja agora como lidar com os gargalos no e-commerce típicos dessa época do ano. Acompanhe:

Como o tráfego do site pode ser um dos gargalos no e-commerce?

Em períodos de datas comemorativas, o fluxo de acessos aos sites de compras aumenta em até 10 vezes. Devido à instabilidade que o sistema pode apresentar, deixar seu site fora do ar pode ocasionar em perda de vendas e afastar as pessoas que realmente têm o interesse na compra.

Por esse motivo, a página precisa comportar o aumento da demanda. Quando contratam um serviço de hospedagem de sites, muitas empresas ignoram esse tipo de informação. Por isso, optar por um serviço que suporte o fluxo de acessos pode fazer a diferença.

Como o tamanho da equipe interfere na agilidade da entrega?

tamanho do time responsável pela preparação e despacho dos pedidos também deve ser adequado para suportar o volume de compras.

O cliente pode ficar decepcionado se o seu pedido demorar a ser postado e pode não voltar a fazer negócios com você novamente. Portanto, melhore a experiência do seu público com entregas rápidas, de modo a mantê-lo fiel e sempre disposto a realizar novas compras.

Como o estoque pode atrapalhar as vendas?

Com um bom sistema ERP para e-commerce, é possível identificar quais são os produtos mais vendidos nessa época do ano por meio da previsão de demandas.

Com um controle do estoque, é possível avaliar criteriosamente qual é a melhor estratégia disponível e como implementá-la. Diante disso, a empresa pode se preparar para fornecer a quantidade de produtos necessária e satisfazer a demanda dos clientes.

Como a logística pode ser um diferencial?

O maior impacto nas vendas do comércio eletrônico, sem dúvidas, é a entrega. Assim, as empresas do setor têm investido em sistemas de controle e gerenciamento da área de logística, com o objetivo de se diferenciar da concorrência.

Esse item é determinante para a decisão de compras pelo consumidor. Dessa forma, para conquistar seu público é importante fazer parcerias com serviços de entregas, seja oferecendo descontos no frete ou agilizando as entregas dos pedidos.

Para isso, os custos dos serviços logísticos podem representar cerca de 5% do faturamento. Portanto, antes de decidir conquistar seus clientes com essa facilidade, é necessário analisar o impacto que esse custo representará.

Afinal, com a crescente demanda de negócios no comércio eletrônico, o público tem optado cada vez mais por compras online, já que, além de serem mais práticas, evitam estacionamentos e lojas lotadas, sem falar na comodidade de poder comparar os preços dos produtos pelo celular ou desktop.

Investir no planejamento das áreas críticas da sua empresa pode evitar grandes gargalos no e-commerce e garantir maior sucesso neste fim de ano.

E então, o que achou dessas dicas para vender muito durante as épocas mais estratégicas do ano? Gostaria de acrescentar mais alguma? Deixe seu comentário no post!

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